Greve do Pessoal Docente e Não Docente

Tendo em atenção o pré-aviso de greve do pessoal docente e não docente, informamos que ao longo do dia poderão ocorrer constrangimentos e limitações nos serviços/sectores e Pavilhão Desportivo da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro.

Os encarregados de educação devem manter-se atentos às comunicações da escola no Portal do Agrupamento.

A diretora

Elisabete Tavares


 

ErasmusDays 2025

muraldigitalerasmus


 

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação " Pequeno Almoço Saudável"

 alimentacaosaudavelsec

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, foi organizado um pequeno-almoço saudável para toda a comunidade escolar. Esta atividade, dinamizada pelo projeto “Escola com Saúde” em colaboração com os alunos que frequentam a disciplina de Biologia e Geologia das turmas A, D, E e F do 11.º Ano, teve como como principais objetivos sensibilizar para a importância da escolha adequada e diversa de alimentos e inverter a tendência crescente de perfis de doença associadas a uma deficiente nutrição.
A alimentação saudável pressupõe que esta deve ser completa, diversificada e equilibrada, proporcionando a energia adequada para a obtenção de bem-estar físico, mental e social ao longo do dia, contribuindo assim para melhorar a qualidade das aprendizagens.


A Coordenadora do Projeto de Educação para a Saúde
Teresa Valente

Dia Mundial da Alimentação

 alimentacaosaudavel1

🍊 Dia da Alimentação na Escola! 🥬🍉
No dia 16 de outubro, os alunos da EB de Santo António, Ossela, celebraram o Dia Mundial da Alimentação de forma deliciosa e divertida! Construíram um "Semáforo da Alimentação" e prepararam queques de alfarroba e sumo de laranja natural para o lanche. Estava tudo delicioso! Foi um dia muito divertido, com muitas risadas e aprendizagens verdadeiramente deliciosas...

BeFunky collage 2 Sónia Andrea de Oliveira Gomes

O projeto da “Árvore Amarela” foi desenvolvido na E.B./J.I. de Lações pelas crianças do pré-escolar e do 1º Ciclo, no âmbito do Eco Escolas. Contamos com a colaboração dos encarregados de educação, na recolha de pacotes de sumo da Compal e elaboramos uma estrutura que servisse de suporte à mesma.
Após este processo, foi necessário decidir o modo como iriamos realizar a árvore e aqui as nossas crianças tiveram um importante papel na pesquisa de imagens na internet, para escolherem o que pretendiam fazer.
Começamos então a criar a nossa árvore amarela, usando uma estrutura metálica e papel reutilizado, papel o enchimento central e, de seguida, furamos os pacotes de sumo, enfiamos um fio metálico e depois prendemos os fios à estrutura da árvore para criarmos a forma. Com dois pacotes abertos, desenhamos duas estrelas, que depois sobrepusemos, colamos e pintamos e na parte de cima da árvore, como era mais estreita, usamos pacotes pequeninos.
No fim, montamos toda a estrutura e trouxemos a árvore para o exterior, onde, com tinta amarela de spray, pintamos toda a nossa árvore. E pronto, a nossa árvore reciclada e amarela está pronta.

parcerias