Greve do Pessoal Docente e Não Docente

Tendo em atenção o pré-aviso de greve do pessoal docente e não docente, informamos que ao longo do dia poderão ocorrer constrangimentos e limitações nos serviços/sectores e Pavilhão Desportivo da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro.

Os encarregados de educação devem manter-se atentos às comunicações da escola no Portal do Agrupamento.

A diretora

Elisabete Tavares


 

ErasmusDays 2025

muraldigitalerasmus


 

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação " Pequeno Almoço Saudável"

 alimentacaosaudavelsec

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, foi organizado um pequeno-almoço saudável para toda a comunidade escolar. Esta atividade, dinamizada pelo projeto “Escola com Saúde” em colaboração com os alunos que frequentam a disciplina de Biologia e Geologia das turmas A, D, E e F do 11.º Ano, teve como como principais objetivos sensibilizar para a importância da escolha adequada e diversa de alimentos e inverter a tendência crescente de perfis de doença associadas a uma deficiente nutrição.
A alimentação saudável pressupõe que esta deve ser completa, diversificada e equilibrada, proporcionando a energia adequada para a obtenção de bem-estar físico, mental e social ao longo do dia, contribuindo assim para melhorar a qualidade das aprendizagens.


A Coordenadora do Projeto de Educação para a Saúde
Teresa Valente

Dia Mundial da Alimentação

 alimentacaosaudavel1

🍊 Dia da Alimentação na Escola! 🥬🍉
No dia 16 de outubro, os alunos da EB de Santo António, Ossela, celebraram o Dia Mundial da Alimentação de forma deliciosa e divertida! Construíram um "Semáforo da Alimentação" e prepararam queques de alfarroba e sumo de laranja natural para o lanche. Estava tudo delicioso! Foi um dia muito divertido, com muitas risadas e aprendizagens verdadeiramente deliciosas...

3387d489 14d5 4f19 bba3 8c960965ac5b Martinho Rocha Pereira

O “Auto da Barca do Inferno” é uma peça de teatro escrita por Gil Vicente no século XVI. A ação decorre num cais, onde se apresentam duas barcas, uma que leva as pessoas para o Céu e outra que leva as pessoas para o Inferno.
Como vimos na representação, os personagens começam, na maior parte das vezes, a falar com o Diabo, que lhes faz algumas acusações, mas como não querem irpara o inferno, logo de seguida, vão à barca do Anjo, onde são, igualmente, julgados pelos seus pecados e pelos atos maliciosos que cometeram em vida. O Anjo acaba sempre por lhes negar a entrada para o Céu, pelo que eles acabam sempre por ter de ir para o Inferno, exceto o Parvo, por não ter culpa do que fez de mal, e os Quatro Cavaleiros, que lutaram pela propagação da fé cristã.
Na minha opinião, a representação teatral foi muito boa, os personagens estavam bem caracterizados e gostei da forma como os atores interpretaram cada personagem;
a peça foi bastante engraçada e gostei particularmente dos personagens “Sapateiro” e “Judeu”.
Concluindo, apreciei muito a peça de teatro, foi bastante engraçada e permitiu que eu entendesse um pouco melhor a história.

João Antunes (9º A)

parcerias