Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

debate

No dia seis de janeiro, realizou-se, em contexto de sala de aula, um debate “Role Play” referente ao tema “Agricultura Biológica”, no âmbito da disciplina de Geografia A.
A dinamização deste debate contou com a participação dos alunos das turmas 11.ºD e 11.ºF, tendo alguns deles assumido diferentes papéis, nomeadamente: Ministro da Agricultura, Bruno Sousa (11.ºF), Ministro do Ambiente, Bernardo Gomes (11.ºD), Ministra da Economia, Ana Santos (11.ºD), Representante da Associação de Produtores da Agricultura Biológica, Marta Rodrigues (11.ºD), Representante da Associação de Produtores da Agricultura Convencional, Miriam Valente (11.ºD) e o Moderador, Daniel Guerra (11.ºF).
O debate desenvolveu-se em torno de quatro questões orientadoras que promoveram a reflexão crítica sobre as vantagens e desvantagens da agricultura convencional e biológica e os seus impactos quer na Economia, quer no Ambiente.
A atividade proposta pela professora Susana Matos fomentou a capacidade de comunicação e de argumentação, bem como a consolidação dos conteúdos anteriormente abordados na disciplina.
Em suma, a realização deste debate permitiu aos alunos saírem do normal funcionamento das aulas e desenvolverem um modelo de aprendizagem ativa, sendo diferente do habitual.


Autora: Ana Santos, 11.ºD

parcerias