Feira do Livro | Edição 2025

feiralivroprograma



 

Greve do Pessoal Não Docente da função pública | 12 de dezembro

Em virtude da greve do pessoal não docente, a Escola encontra-se a funcionar com algumas limitações pelo que se solicita aos encarregados de educação que se mantenham atentos às comunicações da escola.

A reprografia, o bufete, a papelaria e a biblioteca não têm apoio de assistentes operacionais. 

Elisabete Tavares

A diretora


 

Debate e Votação | Parlamento dos Jovens

PJovens Sessao divulga acoes

Clica na imagem para conhecer as listas candidatas.


 

Estudantes dos cursos profissionais de técnico de gestão e de qualidade realizaram visita de estudo interdisciplinar ao Porto e a Vila Nova de Gaia

visitaintertg

No passado dia 20 de novembro, os alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Gestão e Técnico de Qualidade participaram numa visita de estudo ao Porto e a Vila Nova de Gaia, com o objetivo de articular conhecimentos teóricos com contextos reais e proporcionar experiências de aprendizagem significativas em áreas como gestão, controlo de qualidade, processos produtivos e experiência do cliente.
A atividade teve, ainda, como propósito estimular a capacidade de observação, análise crítica e interpretação de processos industriais, comerciais e sensoriais, promover o contacto direto com setores tradicionais e inovadores da economia nacional e desenvolver competências sociais, relacionais e de trabalho em equipa.
Um dia de aprendizagem fora da sala de aula.

Ler mais...

astronomia
Na rubrica "O Espaço vai à Escola" promovida pelo ESERO Portugal e em representação do NUCLIO, o cientista Álvaro Folhas visitou o nosso Agrupamento.
Convidado por professores da secção especializada de Ciências Físico-Químicas, este cientista realizou, no passado dia 27, três palestras, uma para cada ciclo de ensino, reforçando a importância da Astronomia e das Ciências do Espaço no nosso quotidiano e no conhecimento científico e tecnológico. Passaram pela Sala Polivalente, centenas de alunos, num dia intenso.
As turmas do 5oC e do 5oD tiveram oportunidade de ficar a conhecer um pouco da história da astronomia, realizar uma viagem virtual pelo Sistema Solar, ficar com uma noção das distâncias entre os planetas e verificar através de um espectroscópio, feito de materiais caseiros, que a luz solar se decompõem em diferentes cores. No final ainda houve tempo para o lançamento de um pequeno foguetão.
Na segunda palestra, destinada às turmas do 7o ano, voltou-se a falar da história da Astronomia, nos diferentes tipos de telescópios que existem e das suas principais características. Explorou-se igualmente, através de uma simulação online, o céu que iriamos ter na noite desse dia. Os alunos aproveitaram para ficar a saber mais sobre estrelas e constelações.
Na última palestra estiveram presentes todas as turmas do 11o ano do curso Ciências e Tecnologias. Os alunos destas turmas ficaram a saber que é possível, a partir de casa, controlar remotamente um telescópio ultrassofisticado colocado no cimo de um vulcão inativo, situado no Havai, e recolher imagens de corpos celestes que estão para além da nossa galáxia. O investigador partilhou e comentou com os presentes algumas imagens por si obtidas de nebulosas e de supernovas. Apresentou e descreveu ainda dois telescópios que usa regularmente.
Em todas as palestras, os alunos revelaram interesse e estabeleceram uma boa comunicação com o orador.

parcerias