Projecto eTwinning “Addiction isn´t fiction”

logo43

A turma C do 11.º ano do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, orientada pelas professoras Alexandra Esteves e Isabel Moutinho, participam no projecto eTwinning “Addiction isn´t fiction”, com escolas de outros 4 países (Polónia, França, Roménia e Grécia).

https://school-education.ec.europa.eu/en/etwinning/projects/addiction-isnt-fiction

 Foram já vários os trabalhos realizados neste projeto:

A boa notícia é que a nossa escola foi a vencedora do concurso dos logótipos.

O logótipo elaborado pela turma pretende passar a mensagem de que é importante a proibição de determinados vícios. Os vícios, sejam eles relacionados a substâncias ou comportamentos, afetam pessoas globalmente, especialmente indivíduos jovens.

Neste projeto eTwinning, os alunos exploram, compreendem e abordam a complexa questão dos vícios no mundo de hoje. Por meio de pesquisas, colaboração e campanhas de consciencialização, os participantes irão aumentar os seus conhecimentos sobre as causas e consequências das várias formas de vício, como abuso de substâncias, jogos, media e muito mais, e aprender estratégias de prevenção.


 

Alunos da Escola Básica do Outeiro premiados no Concurso Literário "Ferreira de Castro na minha máquina do tempo"

anima

Três turmas do 4.º ano de escolaridade da Escola Básica de Outeiro (do ano letivo 2023/2'24) foram premiadas no Concurso Literário "Ferreira de Castro, na minha máquina do tempo", cuja cerimónia de entrega de prémios decorreu  na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, no dia 14 de dezembro.
A turma vencedora, do professor Júlio Pedro Vitória, viu o seu trabalho transformado em filme de animação pelo artista Albano Ruela. O 2.º e 3.º prémios foram entregues aos alunos Matilde Cunha, da professora Carla Terra, e Salvador Bernardes,  da professora Cláudia Lopes. 
Este concurso pretende promover a expressão escrita, a criatividade e assinalar a vida e a obra do escritor Ferreira de Castro. 
Parabéns a todos os participantes e aos professores envolvidos.


 

bebras

O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro participou com 660 alunos do 3.º ao 12.º anos, sendo um dos 10 agrupamentos com mais participantes envolvidos, no Desafio Internacional de Pensamento Computacional - Bebras,

 O nosso Agrupamento apresentou: Castores - 108 alunos, Benjamins - 167 alunos, Cadetes - 223 alunos, Juniores - 44 alunos e Seniores - 118 alunos.


As classificações foram excelentes com um número considerável de alunos  nos TOP’s das suas categorias.

De salientar que a indicação "Top 1%" indica que se ordenássemos todos os participantes no Bebras PT desse escalão, o aluno ficaria situado nos melhores 1%, o Top 10% nos melhores 10% e Top 25% nos melhores 25% dos participantes com melhores resultados:

Assim, dos 660 alunos participantes 176 (27%) conseguiram ficar no TOP dos melhores resultados dos desafios Bebras PT.

Durante o 1.º semestre foram dinamizadas as sessões de treino e provas da iniciativa internacional BEBRAS, tendo esta registado 104 737 participantes, de 683 escolas de Portugal, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

bannerprojetos