A turma C do 11.º ano do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, orientada pelas professoras Alexandra Esteves e Isabel Moutinho, participam no projecto eTwinning “Addiction isn´t fiction”, com escolas de outros 4 países (Polónia, França, Roménia e Grécia).
https://school-education.ec.europa.eu/en/etwinning/projects/addiction-isnt-fiction
Foram já vários os trabalhos realizados neste projeto:
- outubro – criação de um padlet com a caracterização de cada aluno
- outubro - elaboração das “Golden rules” – as duas mais votadas foram as da Daniela e do Leonardo -> https://www.tricider.com/brainstorming/3RJxbl4fuvB
- novembro – produção do vídeo de apresentação da Escola ->https://youtu.be/Jl0dLYr4w18
- dezembro – criação do logótipo e de uma canção sobre os riscos dos comportamentos aditivos. Música: https://suno.com/song/c7eb6cd5-362e-4021-b147-badd2645bd86
A boa notícia é que a nossa escola foi a vencedora do concurso dos logótipos.
O logótipo elaborado pela turma pretende passar a mensagem de que é importante a proibição de determinados vícios. Os vícios, sejam eles relacionados a substâncias ou comportamentos, afetam pessoas globalmente, especialmente indivíduos jovens.
Neste projeto eTwinning, os alunos exploram, compreendem e abordam a complexa questão dos vícios no mundo de hoje. Por meio de pesquisas, colaboração e campanhas de consciencialização, os participantes irão aumentar os seus conhecimentos sobre as causas e consequências das várias formas de vício, como abuso de substâncias, jogos, media e muito mais, e aprender estratégias de prevenção.