Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

naolixes

No dia 26 de novembro realizou-se a atividade com o nome “Joka e o projeto “Não lixes””, destinada aos alunos do 5º ano. Foi apresentada uma palestra de Fernando Paiva, professor de surf e residente na zona de Aveiro. Este professor de surf é também um fervoroso ativista ambiental, dedicando grande parte do seu tempo à limpeza de rios e praias, bem como à consciencialização dos jovens para a necessidade de protegermos o ambiente.

A proteção ambiental é um tema da atualidade e pretendemos ter um papel ativo na consciencialização dos nossos alunos para a necessidade de acautelarem alguns comportamentos para que não coloquemos em risco o nosso planeta, que é de TODOS.

Nesta atividade procurámos sensibilizar os nossos jovens alunos para a necessidade de mantermos limpos os nossos cursos de água, as nossas praias e o oceano que banha a nossa imensa costa. Este cuidado previne acidentes, permite o equilíbrio dos ecossistemas e protege as populações que habitam na orla costeira.

Esta atividade foi dinamizada no âmbito da primeira semana de trabalho colaborativo interdisciplinar de todas as turmas de 5º ano

parcerias