Greve do Pessoal Docente e Não Docente

Tendo em atenção o pré-aviso de greve do pessoal docente e não docente, informamos que ao longo do dia poderão ocorrer constrangimentos e limitações nos serviços/sectores e Pavilhão Desportivo da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro.

Os encarregados de educação devem manter-se atentos às comunicações da escola no Portal do Agrupamento.

A diretora

Elisabete Tavares


 

ErasmusDays 2025

muraldigitalerasmus


 

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação " Pequeno Almoço Saudável"

 alimentacaosaudavelsec

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, foi organizado um pequeno-almoço saudável para toda a comunidade escolar. Esta atividade, dinamizada pelo projeto “Escola com Saúde” em colaboração com os alunos que frequentam a disciplina de Biologia e Geologia das turmas A, D, E e F do 11.º Ano, teve como como principais objetivos sensibilizar para a importância da escolha adequada e diversa de alimentos e inverter a tendência crescente de perfis de doença associadas a uma deficiente nutrição.
A alimentação saudável pressupõe que esta deve ser completa, diversificada e equilibrada, proporcionando a energia adequada para a obtenção de bem-estar físico, mental e social ao longo do dia, contribuindo assim para melhorar a qualidade das aprendizagens.


A Coordenadora do Projeto de Educação para a Saúde
Teresa Valente

Dia Mundial da Alimentação

 alimentacaosaudavel1

🍊 Dia da Alimentação na Escola! 🥬🍉
No dia 16 de outubro, os alunos da EB de Santo António, Ossela, celebraram o Dia Mundial da Alimentação de forma deliciosa e divertida! Construíram um "Semáforo da Alimentação" e prepararam queques de alfarroba e sumo de laranja natural para o lanche. Estava tudo delicioso! Foi um dia muito divertido, com muitas risadas e aprendizagens verdadeiramente deliciosas...

No passado dia 13 de janeiro, a turma do 11ºA deslocou-se à cidade do Porto, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia.

Instalada na casa Andresen, no Jardim Botânico do Porto, a Galeria da Biodiversidade foi o primeiro local que visitamos. Um espaço amplo, luminoso e repleto de detalhes relativos à vida familiar dos Andresen, família de uma das mais nobres escritoras portuguesas, Sophia de Mello Breyner, é a melhor forma de descrever este que é o primeiro Centro de Ciência Viva dedicado especificamente à biodiversidade.

Desde as vinhas nas paredes que fazem referência à exportação de vinho do Porto pela família, ao Deus do Vinho, Dionísio ou Baco, presente como elemento decorativo nas bordaduras das quatro paredes, aos vitrais das portas onde as iniciais dos anfitriões da casa estão gravadas, a residência e atual museu é um espaço onde a arte se cruza com a biologia e a história natural e onde é possível usufruir de um vasto leque de experiências sensoriais. Assim, a manhã do dia treze, não podia ter sido passada de melhor forma. Aprofundamos conhecimentos sobre diversas temáticas da biologia, como a evolução biológica, diversidade interespecífica e intraespecífica, e simultaneamente, usufruímos de um bom momento de lazer. 

O almoço, realizado nos jardins da Galeria, foi um momento de partilha e convívio entre os alunos e o professor.

Da parte da tarde, dirigimo-nos ao Laboratório Aberto do IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto), onde executamos técnicas de investigação e diagnóstico do cancro da mama e do ovário, através da análise de diferentes heredogramas, com vista a identificar indivíduos portadores destas mutações,  e também a partir de testes genéticos. 

Por todos os motivos acima mencionados, o espírito de envolvimento e prontidão foi dominante durante todo o dia, o que foi fundamental para a cooperação e realização com sucesso das atividades.

Texto de Afonso, Alexandre, Carlos e Catarina, alunos do 11ºA

parcerias