No passado dia 24 de março os alunos da turma E do 10º ano, do curso Científico- Humanístico de Artes Visuais, acompanhados pelos professores Ana Correia, Pedro Rocha e Mário Luís Ferreira, participaram na visita de estudo interdisciplinar à cidade de Abrantes.
"O grupo de alunos na Galeria Municipal, com o pintor Pedro Gouveia."
O grupo de trabalho foi inicialmente recebido na Galeria Municipal, onde pôde desfrutar da exposição ”Pedro Gouveia e os outros”, exibindo exemplares artísticos de várias expressões, como pintura, desenho, escultura, cerâmica e arte africana. O artista plástico Pedro Gouveia realizou a visita comentada a algumas das suas obras e de autores aí representados, entre os quais alguns nomes sonantes do panorama artístico nacional e internacional, como Helena Vieira da Silva, Arpad Szenes, Mário Cesariny e Paula Rego, entre outros.
Seguidamente os participantes percorreram o centro histórico em direcção à colina do castelo, tendo aí desfrutado da visita a uma fortaleza que integrou a Linha dos Castelos do Tejo no período da Reconquista, e que voltou a merecer importante protagonismo na Guerra da Restauração, na transição dos séculos XVII para o XVIII, nomeadamente fruto da sua particular localização estratégica no território do reino de Portugal.
"Aspeto da visita ao Panteão dos Almeida"
No recinto do castelo teve lugar ainda a visita à antiga igreja de Santa Maria, hoje designada Panteão dos Almeida, importante família local que ao longo de séculos gravitou em torno da corte. A musealização deste espaço mereceu o recente prémio internacional “People´s Choice Award 2022” e “Interior | Exhibition & Museum”. Aí foi possível visualizar e analisar expressões arquitectónicas, pictóricas, escultóricas e de artes decorativas respeitantes a um arco temporal expressivo, passando pelo gótico, gótico flamejante, manuelino e classicismo, bem como debater o processo de adaptação criteriosa de um exemplar patrimonial a espaço museológico.
"Aspeto da visita guiada ao Museu Ibérico de Arqueologia e Arte."
Finalmente, da parte da tarde decorreu a visita ao Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, recentemente distinguido com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana de Edifício de Equipamento. Aí os alunos puderam desde logo desfrutar da análise comentada à adaptação do antigo convento de S. Domingos, edificado no século XVI junto ao Rossio da Vila, a espaço museológico, através de um interessante projeto concebido pelo renomado arquiteto nacional João Luís Carrilho da Graça.
Para além disso os alunos puderam ainda usufruir da visita comentada a um acervo muito completo e variado, abarcando desde diversos artefactos provenientes das várias etapas da pré-história até obras vanguardistas de arte abstracta e outras expressões produzidas no século XXI.
A visita de estudo saldou-se assim por um dia muito enriquecedor e pedagogicamente relevante, para o qual muito contribui também o empenho inexcedível do município, que tudo fez no sentido de proporcionar o maior proveito possível a todos aqueles que integraram este evento, contribuindo assim igualmente para que todos os objectivos propostos tivessem sido plenamente alcançados.