Restaurante das Letras

sopaletras

Na Semana das Línguas, a nossa escola proporcionou aos alunos dos segundo e terceiro ciclos uma atividade bastante original: “O Restaurante das Letras”. Era uma ideia simples, porém criativa, uma vez que se servia um Menu Literário no espaço da nossa Biblioteca. 
Deste modo, alguns alunos representaram os clientes, outros os “cozinheiros” e “empregados de mesa”.

Os pedidos, feitos com apelativos títulos culinários, não eram servidos com comida, mas sim com poemas poeticamente gastronómicos para aguçar o paladar poético dos nossos jovens leitores. Do Menu constatavam Entradas, Pratos Principais, Sobremesas e Bebidas. Se alguém pedisse uma água, poderia deleitar-se com um poema com o título “A água da vida”.
Depois de servidos, os alunos degustavam cada texto, através de uma leitura expressiva, o que tornou o momento bastante agradável para todos os participantes.

Esta atividade foi interessante e diferente do habitual, pois deu aos nosso clientes, jovens leitores,  a oportunidade de descobrir poemas de forma divertida e inesperada, quase como se cada poema servido tivesse um sabor próprio.

Outro aspeto bastante positivo foi o envolvimento dos alunos, não só na leitura, como também na interpretação de cada poema.

A dinâmica desta atividade fez-nos sentir que a poesia pode estar em qualquer ocasião do dia-a-dia.

Um evento a repetir...quem sabe com outros elementos da comunidade educativa!

Podemos dizer, assim, que o “Restaurante das Letras” foi uma forma indireta de estudo, pois aproximou-nos da literatura e soube-nos muito bem.

Autora: Márcia Sá, 9.º A (adaptado)

visitaestudojn

A terceira e última semana de trabalho colaborativo, cuja temática é “Da Comunicação à Biodiversidade" das cinco turmas (A,B,C,D e E) do oitavo ano, no presente ano letivo, iniciou-se na última sexta-feira (12 maio) com uma visita de estudo ao Jardim Botânico (“Galeria da Biodiversidade”) e às redações do Jornal de Notícias e da rádio TSF, na cidade do Porto.

O ambiente que se viveu antes da partida para a cidade invicta era de grande animação e entusiasmo por parte dos alunos, num dia que prometia ser de conhecimento e diversão.

A jornada foi dividida em duas partes, atendendo ao elevado número de alunos (mais de uma centena), tendo as turmas A,B e C se deslocado da parte da manhã à rua Gonçalo Cristovão para visitar o histórico Jornal de Notícias e a rádio TSF; enquanto as turmas D e F foram conhecer o Jardim Botânico, situado na rua do Campo Alegre.

O Jardim Botânico e o edifício ali existente pertencem à Universidade do Porto que o adquiriu à família da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, que ali passou grande parte da sua infância e juventude e onde se inspirou para várias das suas obras literárias.

Depois da visita ao exterior, conduzidos por uma guia que ia dando explicações sobre a biodiversidade botânica ali existente, os alunos dirigiram-se ao interior do edifício, “Galeria da Biodiversidade”, onde a visita continuou com uma dinâmica mais interativa.

No Jornal de Notícias, os jovens estudantes vestiram um colete de jornalista do JN e antes de visitar as duas redações, deslocaram-se ao auditório do jornal para um breafing sobre jornalismo e a dinâmica de uma redação. Seguiu-se a visita à redação, onde jornalistas, paginadores, fotógrafos, editores… trabalhavam afincadamente na edição impressa do dia seguintes e os jornalistas da edição online iam fazendo a atualização noticiosa no site.

Na hora do almoço, toda a comitiva se reencontrou no Parque da Cidade do Porto, para degustar o almoço em alegre convívio, findo o qual os grupos trocaram de destino.

A chegada à escola ocorreu ao final da tarde, os encarregados de educação esperavam os seus educandos, e estes, apesar do cansaço notório de uma longa jornada, mantinham ainda uma apreciável energia e boa disposição.

projetos25