A terceira e última semana de trabalho colaborativo, cuja temática é “Da Comunicação à Biodiversidade" das cinco turmas (A,B,C,D e E) do oitavo ano, no presente ano letivo, iniciou-se na última sexta-feira (12 maio) com uma visita de estudo ao Jardim Botânico (“Galeria da Biodiversidade”) e às redações do Jornal de Notícias e da rádio TSF, na cidade do Porto.
O ambiente que se viveu antes da partida para a cidade invicta era de grande animação e entusiasmo por parte dos alunos, num dia que prometia ser de conhecimento e diversão.
A jornada foi dividida em duas partes, atendendo ao elevado número de alunos (mais de uma centena), tendo as turmas A,B e C se deslocado da parte da manhã à rua Gonçalo Cristovão para visitar o histórico Jornal de Notícias e a rádio TSF; enquanto as turmas D e F foram conhecer o Jardim Botânico, situado na rua do Campo Alegre.
O Jardim Botânico e o edifício ali existente pertencem à Universidade do Porto que o adquiriu à família da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, que ali passou grande parte da sua infância e juventude e onde se inspirou para várias das suas obras literárias.
Depois da visita ao exterior, conduzidos por uma guia que ia dando explicações sobre a biodiversidade botânica ali existente, os alunos dirigiram-se ao interior do edifício, “Galeria da Biodiversidade”, onde a visita continuou com uma dinâmica mais interativa.
No Jornal de Notícias, os jovens estudantes vestiram um colete de jornalista do JN e antes de visitar as duas redações, deslocaram-se ao auditório do jornal para um breafing sobre jornalismo e a dinâmica de uma redação. Seguiu-se a visita à redação, onde jornalistas, paginadores, fotógrafos, editores… trabalhavam afincadamente na edição impressa do dia seguintes e os jornalistas da edição online iam fazendo a atualização noticiosa no site.
Na hora do almoço, toda a comitiva se reencontrou no Parque da Cidade do Porto, para degustar o almoço em alegre convívio, findo o qual os grupos trocaram de destino.
A chegada à escola ocorreu ao final da tarde, os encarregados de educação esperavam os seus educandos, e estes, apesar do cansaço notório de uma longa jornada, mantinham ainda uma apreciável energia e boa disposição.