Feira do Livro | Edição 2025

feiralivroprograma



 

Greve do Pessoal Não Docente da função pública | 12 de dezembro

Em virtude da greve do pessoal não docente, a Escola encontra-se a funcionar com algumas limitações pelo que se solicita aos encarregados de educação que se mantenham atentos às comunicações da escola.

A reprografia, o bufete, a papelaria e a biblioteca não têm apoio de assistentes operacionais. 

Elisabete Tavares

A diretora


 

Debate e Votação | Parlamento dos Jovens

PJovens Sessao divulga acoes

Clica na imagem para conhecer as listas candidatas.


 

Estudantes dos cursos profissionais de técnico de gestão e de qualidade realizaram visita de estudo interdisciplinar ao Porto e a Vila Nova de Gaia

visitaintertg

No passado dia 20 de novembro, os alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Gestão e Técnico de Qualidade participaram numa visita de estudo ao Porto e a Vila Nova de Gaia, com o objetivo de articular conhecimentos teóricos com contextos reais e proporcionar experiências de aprendizagem significativas em áreas como gestão, controlo de qualidade, processos produtivos e experiência do cliente.
A atividade teve, ainda, como propósito estimular a capacidade de observação, análise crítica e interpretação de processos industriais, comerciais e sensoriais, promover o contacto direto com setores tradicionais e inovadores da economia nacional e desenvolver competências sociais, relacionais e de trabalho em equipa.
Um dia de aprendizagem fora da sala de aula.

Ler mais...

municipal

A Assembleia Municipal Jovem (AMJ) resultou do projeto “Políticos de Palmo e Meio” e consubstancia-se na realização de uma assembleia temática em que os alunos, enquanto “deputados”, são os principais intervenientes. Tem como destinatários os alunos do 4º, 8º e 11º anos de escolaridade dos estabelecimentos de ensino públicos e privados do território.

No corrente ano, envolveu mais de 700 alunos dos cinco agrupamentos de escolas do concelho, num total de 38 turmas, que elegeram os 76 deputados. Tem por tema “Conhecimento e Valorização de Figuras Ilustres”, que visa dar a conhecer «o maior número de pessoas do concelho que se destacaram nas mais diversas áreas».

O trabalho da AMJ decorreu num registo em que os representantes dos Agrupamentos de Escolas das Terras de La Salette iam apresentando as suas investigações sobre os homenageados, após o que submetiam as propostas com eles relacionadas, que eram votadas no final. O chefe do executivo municipal, Joaquim Jorge, ia, depois, sendo chamado a avaliá-las e a perspetivar a sua concretização.

Tendo dado mostras de que fizeram «o trabalho de casa», os alunos-deputados foram elencando propostas para dar a conhecer os exemplos de cidadania das suas Figuras Ilustres. Trajetos de vida muitas vezes não conhecidos pelos conterrâneos e que merecem ser louvados e replicados.

Amaro Simões, o presidente da Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis, enquadrou este projeto de Assembleia Jovem no esforço de combater o «abstencionismo» que se vai impondo na sociedade.

Em representação do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro estiveram alunos do 4º ano das escolas de Selores, Outeiro, Ponte Santiago de Riba-UL e Oliveira de Azeméis 2 e seis alunos do 8º e 11º ano da Escola Básica e Secundária acompanhados pelos respetivos docentes que homenagearam várias figuras ilustres do município oliveirense, a saber: Armindo Nunes e Severa Nunes, Isabel Maria Calejo, Albino Valente Martins, José Bento Pereira, Maria Helena Ferreira, Adelino Sá e Maria Emília Silva Soares.

Marcaram também presença nesta sessão as professoras Elisabete Tavares e Anabela Soares em representação da Direção do agrupamento.

parcerias