Restaurante das Letras

sopaletras

Na Semana das Línguas, a nossa escola proporcionou aos alunos dos segundo e terceiro ciclos uma atividade bastante original: “O Restaurante das Letras”. Era uma ideia simples, porém criativa, uma vez que se servia um Menu Literário no espaço da nossa Biblioteca. 
Deste modo, alguns alunos representaram os clientes, outros os “cozinheiros” e “empregados de mesa”.

Os pedidos, feitos com apelativos títulos culinários, não eram servidos com comida, mas sim com poemas poeticamente gastronómicos para aguçar o paladar poético dos nossos jovens leitores. Do Menu constatavam Entradas, Pratos Principais, Sobremesas e Bebidas. Se alguém pedisse uma água, poderia deleitar-se com um poema com o título “A água da vida”.
Depois de servidos, os alunos degustavam cada texto, através de uma leitura expressiva, o que tornou o momento bastante agradável para todos os participantes.

Esta atividade foi interessante e diferente do habitual, pois deu aos nosso clientes, jovens leitores,  a oportunidade de descobrir poemas de forma divertida e inesperada, quase como se cada poema servido tivesse um sabor próprio.

Outro aspeto bastante positivo foi o envolvimento dos alunos, não só na leitura, como também na interpretação de cada poema.

A dinâmica desta atividade fez-nos sentir que a poesia pode estar em qualquer ocasião do dia-a-dia.

Um evento a repetir...quem sabe com outros elementos da comunidade educativa!

Podemos dizer, assim, que o “Restaurante das Letras” foi uma forma indireta de estudo, pois aproximou-nos da literatura e soube-nos muito bem.

Autora: Márcia Sá, 9.º A (adaptado)

premiociencia

No passado dia 19 de maio, acompanhada pelo professor Marco Ferreira, participei na final nacional das Olimpíadas da Biotecnologia que decorreu na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto. Depois de duas fases de seriação, cerca de 50 alunos de norte a sul do país conseguiram chegar à tão esperada final destas Olimpíadas.

Após a realização da prova, os alunos finalistas foram convidados a visitar os laboratórios presentes nesta instituição (os professores acompanhantes também o fizeram enquanto os estudantes realizavam a prova) e puderam conhecer alguns dos projetos que estão a ser realizados por alunos dos diversos cursos de todos os ciclos de ensino.

O almoço foi o pretexto perfeito para conhecer os outros participantes, tendo sido interessante partilhar experiências e contactar com diversidade cultural; também se conheceu o Campus deste pólo universitário que envolve várias escolas nas mais variadas áreas de conhecimento. Mais tarde, num dos laboratórios, houve a oportunidade de realizar uma atividade prática: a produção de leite para intolerantes à lactose com a explicação detalhada de todos os procedimentos e respetivos efeitos, por uma aluna de mestrado desta escola. No caso dos professores acompanhantes, também estiveram em trabalho laboratorial, na identificação de pigmentos vegetais com a técnica de cromatografia.

Com o aproximar do final desta sessão, chegou um dos momentos mais aguardados: a entrega dos certificados de participação, mas não sem antes assistir à palestra sobre engenharia de tecidos pela Professora Doutora Ana Leite Oliveira. Por último, a habitual foto de grupo e a despedida de um dia que ficará certamente na memória de cada participante.

Depois deste dia extraordinário, resta-me agradecer aos professores da área disciplinar de Biologia que se envolveram nesta atividade, por todo o empenho e dedicação na participação nestas Olimpíadas que certamente são uma mais-valia para todos os que nela participam.

Ana Beatriz Santos, 12ºB

projetos25