No passado dia 19 de maio, acompanhada pelo professor Marco Ferreira, participei na final nacional das Olimpíadas da Biotecnologia que decorreu na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto. Depois de duas fases de seriação, cerca de 50 alunos de norte a sul do país conseguiram chegar à tão esperada final destas Olimpíadas.
Após a realização da prova, os alunos finalistas foram convidados a visitar os laboratórios presentes nesta instituição (os professores acompanhantes também o fizeram enquanto os estudantes realizavam a prova) e puderam conhecer alguns dos projetos que estão a ser realizados por alunos dos diversos cursos de todos os ciclos de ensino.
O almoço foi o pretexto perfeito para conhecer os outros participantes, tendo sido interessante partilhar experiências e contactar com diversidade cultural; também se conheceu o Campus deste pólo universitário que envolve várias escolas nas mais variadas áreas de conhecimento. Mais tarde, num dos laboratórios, houve a oportunidade de realizar uma atividade prática: a produção de leite para intolerantes à lactose com a explicação detalhada de todos os procedimentos e respetivos efeitos, por uma aluna de mestrado desta escola. No caso dos professores acompanhantes, também estiveram em trabalho laboratorial, na identificação de pigmentos vegetais com a técnica de cromatografia.
Com o aproximar do final desta sessão, chegou um dos momentos mais aguardados: a entrega dos certificados de participação, mas não sem antes assistir à palestra sobre engenharia de tecidos pela Professora Doutora Ana Leite Oliveira. Por último, a habitual foto de grupo e a despedida de um dia que ficará certamente na memória de cada participante.
Depois deste dia extraordinário, resta-me agradecer aos professores da área disciplinar de Biologia que se envolveram nesta atividade, por todo o empenho e dedicação na participação nestas Olimpíadas que certamente são uma mais-valia para todos os que nela participam.
Ana Beatriz Santos, 12ºB