Restaurante das Letras

sopaletras

Na Semana das Línguas, a nossa escola proporcionou aos alunos dos segundo e terceiro ciclos uma atividade bastante original: “O Restaurante das Letras”. Era uma ideia simples, porém criativa, uma vez que se servia um Menu Literário no espaço da nossa Biblioteca. 
Deste modo, alguns alunos representaram os clientes, outros os “cozinheiros” e “empregados de mesa”.

Os pedidos, feitos com apelativos títulos culinários, não eram servidos com comida, mas sim com poemas poeticamente gastronómicos para aguçar o paladar poético dos nossos jovens leitores. Do Menu constatavam Entradas, Pratos Principais, Sobremesas e Bebidas. Se alguém pedisse uma água, poderia deleitar-se com um poema com o título “A água da vida”.
Depois de servidos, os alunos degustavam cada texto, através de uma leitura expressiva, o que tornou o momento bastante agradável para todos os participantes.

Esta atividade foi interessante e diferente do habitual, pois deu aos nosso clientes, jovens leitores,  a oportunidade de descobrir poemas de forma divertida e inesperada, quase como se cada poema servido tivesse um sabor próprio.

Outro aspeto bastante positivo foi o envolvimento dos alunos, não só na leitura, como também na interpretação de cada poema.

A dinâmica desta atividade fez-nos sentir que a poesia pode estar em qualquer ocasião do dia-a-dia.

Um evento a repetir...quem sabe com outros elementos da comunidade educativa!

Podemos dizer, assim, que o “Restaurante das Letras” foi uma forma indireta de estudo, pois aproximou-nos da literatura e soube-nos muito bem.

Autora: Márcia Sá, 9.º A (adaptado)

projetoD

No âmbito do projeto interdisciplinar , a turma do 10.ºD organizou um encontro de gerações na escola, no dia 26 de maio.


O projeto iniciou-se com a chegada das crianças e dos idosos ao espaço solidário, onde estabeleceram interação com os jovens em atividades como bingo, damas e cartas. Enquanto isso, num outro espaço escolar, deu-se início ao torneio de futebol, com a participação de cinco equipas previamente inscritas em jogos de 10 minutos.


Durante as diferentes atividades, houve lugar para um convívio em que todos os participantes puderam partilhar experiências, ideias, memórias e momentos. Após muita diversão e conversa, a turma ofereceu um pequeno lanche a todos os participantes. Era um lanche variado, com bolos caseiros e salgados. No final deste momento de convívio, conversámos e realizámos um pequeno inquérito sobre o aproveitamento e o impacto desta tarde tão diferente em cada um dos grupos intervenientes. Entretanto deu-se a despedida das crianças e idosos, mas antes ainda assistiram ao jogo final do torneio.


Foi, sem dúvida, uma tarde diferente e que de certa forma nos tocou, pois criamos uma conexão com pessoas mais velhas, com quem não estamos habituados a lidar, e conseguimos ver a perspetiva deles acerca da vida no lar e do quanto eles precisam de iniciativas como esta para melhorar os seus dias.


Beatriz Martins, Dinis Pinho, Íris Silva, Lara e Mariana Gonçalves (10.ºD)

projetos25