Matemática com Criatividade - Dia Internacional da Matemática - 14 de março

videopi

Os alunos da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro celebraram o Dia Internacional da Matemática, a 14 de março, de forma criativa e colorida. Os alunos acolheram de forma entusiasta o desafio da decoração do exterior das portas das suas salas de aula.

No vídeo encontram-se registros fotográficos desses trabalhos. Uma das turmas, na sua decoração, convidou todos, através de um QR Code, a assistirem ao vídeo que se encontra neste link.

A todos, parabéns pelo vosso empenho e criatividade!


 

Participação no 18.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

matematicapi

Mais uma vez, os alunos do ensino básico participaram nesta edição do Campeonato de Jogos Matemáticos que decorreu na Universidade de Aveiro, no dia 14 de março, dia Internacional da Matemática e do PI. A organização do evento apresentou um conjunto de atividades paralelas ao campeonato de jogos, proporcionando aos participantes momentos lúdicos, interativos e científicos de enorme relevância: shows (Magia & Ciência, Circo Matemático, Robótica, Cooking) workshops, exposições, palestras e visitas guiadas.

Este ano obtivemos uma excelente classificação, a Leonor Oliveira do 5.ºA ficou no TOP 5, em 5.º lugar numa competição a nível nacional. Foi um resultado muito bom e nunca antes conseguido. Parabéns à Leonor e a todos os alunos da Ferreira de Castro pela dedicação e gosto pela disciplina de Matemática.

 osmaias

(Exemplos dos trabalhos audiovisuais sobre os capítulos da obra Os Maias de Eça de Queirós)

No mês de dezembro, a turma do 12ºCD foi envolvida numa atmosfera de entusiasmo que elevou o estudo da obra Os Maias de Eça de Queirós.

Ao longo deste 1º semestre, a turma, dividida em pares, fundiu os seus conhecimentos tecnológicos com os literários e criou vários vídeos explicativos sobre os diferentes capítulos da obra queirosiana.

Orientada pela professora de Português, Ana Sofia Rosa, e pelo professor de Aplicações Informáticas B, Edgar Borges, os alunos trouxeram vida à obra através de elementos multimédia e encenações que proporcionaram grande riqueza aos trabalhos.

Este projeto, para além de ser um elemento de avaliação para ambas as disciplinas, foi, simultaneamente, uma oportunidade para os alunos otimizarem as suas competências tecno literárias e aplicarem conhecimentos em trabalhos práticos.

A iniciativa destacou a importância da interdisciplinaridade e evidenciou o potencial criativo e arrojado destes jovens alunos.

 

Texto da aluna Ana Santos, da turma 12.ºD

projetos25