Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

 osmaias

(Exemplos dos trabalhos audiovisuais sobre os capítulos da obra Os Maias de Eça de Queirós)

No mês de dezembro, a turma do 12ºCD foi envolvida numa atmosfera de entusiasmo que elevou o estudo da obra Os Maias de Eça de Queirós.

Ao longo deste 1º semestre, a turma, dividida em pares, fundiu os seus conhecimentos tecnológicos com os literários e criou vários vídeos explicativos sobre os diferentes capítulos da obra queirosiana.

Orientada pela professora de Português, Ana Sofia Rosa, e pelo professor de Aplicações Informáticas B, Edgar Borges, os alunos trouxeram vida à obra através de elementos multimédia e encenações que proporcionaram grande riqueza aos trabalhos.

Este projeto, para além de ser um elemento de avaliação para ambas as disciplinas, foi, simultaneamente, uma oportunidade para os alunos otimizarem as suas competências tecno literárias e aplicarem conhecimentos em trabalhos práticos.

A iniciativa destacou a importância da interdisciplinaridade e evidenciou o potencial criativo e arrojado destes jovens alunos.

 

Texto da aluna Ana Santos, da turma 12.ºD

parcerias