Matemática com Criatividade - Dia Internacional da Matemática - 14 de março

videopi

Os alunos da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro celebraram o Dia Internacional da Matemática, a 14 de março, de forma criativa e colorida. Os alunos acolheram de forma entusiasta o desafio da decoração do exterior das portas das suas salas de aula.

No vídeo encontram-se registros fotográficos desses trabalhos. Uma das turmas, na sua decoração, convidou todos, através de um QR Code, a assistirem ao vídeo que se encontra neste link.

A todos, parabéns pelo vosso empenho e criatividade!


 

Participação no 18.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

matematicapi

Mais uma vez, os alunos do ensino básico participaram nesta edição do Campeonato de Jogos Matemáticos que decorreu na Universidade de Aveiro, no dia 14 de março, dia Internacional da Matemática e do PI. A organização do evento apresentou um conjunto de atividades paralelas ao campeonato de jogos, proporcionando aos participantes momentos lúdicos, interativos e científicos de enorme relevância: shows (Magia & Ciência, Circo Matemático, Robótica, Cooking) workshops, exposições, palestras e visitas guiadas.

Este ano obtivemos uma excelente classificação, a Leonor Oliveira do 5.ºA ficou no TOP 5, em 5.º lugar numa competição a nível nacional. Foi um resultado muito bom e nunca antes conseguido. Parabéns à Leonor e a todos os alunos da Ferreira de Castro pela dedicação e gosto pela disciplina de Matemática.

noticia

Decorreu no dia 15 de fevereiro, no auditório da escola, para a todas as turmas do sexto ano, a apresentação da “Casa Fiz do Mundo – São Tomé” que tem como missão apoiar escolas e instituições daquele arquipélago africano.

Os dois oradores presentes – o senhor José Augusto e uma colaboradora deste projeto de solidariedade social - começaram por fazer uma breve resenha da sua instituição, tendo de seguida elencado os diversos produtos que pretendem recolher junto das escolas e da comunidade, para depois ser enviados em julho, num contentor, para São Tomé.



“A Casa Fiz do Mundo – São Tomé é um grupo de ação missionária das comunidades católicas de Carregosa, Vila Cova de Perrinho e Chave, da diocese do Porto”, referiu José Augusto durante a palestra.
Ainda segundo aquele dirigente, “trabalhamos em total colaboração com as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição da cidade de Neves em São Tomé e Príncipe”.
Este projeto iniciou-se em 2007com a deslocação ao terreno de cinco voluntários e o envio de um contentor de ajuda humanitária.
“Em 2008, regressámos a São Tomé, desta vez com 14 voluntários e a partir daí temos enviado uma equipa para o terreno de voluntários de dois em dois anos”, sublinhou.
São enviados por via marítima bens de primeira necessidade, material escolar e informático, produtos de higiene e de limpeza, para além de assistência médica e escolar.
As turmas do sexto ano no âmbito do “Domínio de Autonomia Curricular” (DAC) vão desenvolver um conjunto de iniciativas com o objetivo de angariar diversos produtos para a causa da “Casa Fiz do Mundo – São Tomé”.

projetos25