Restaurante das Letras

sopaletras

Na Semana das Línguas, a nossa escola proporcionou aos alunos dos segundo e terceiro ciclos uma atividade bastante original: “O Restaurante das Letras”. Era uma ideia simples, porém criativa, uma vez que se servia um Menu Literário no espaço da nossa Biblioteca. 
Deste modo, alguns alunos representaram os clientes, outros os “cozinheiros” e “empregados de mesa”.

Os pedidos, feitos com apelativos títulos culinários, não eram servidos com comida, mas sim com poemas poeticamente gastronómicos para aguçar o paladar poético dos nossos jovens leitores. Do Menu constatavam Entradas, Pratos Principais, Sobremesas e Bebidas. Se alguém pedisse uma água, poderia deleitar-se com um poema com o título “A água da vida”.
Depois de servidos, os alunos degustavam cada texto, através de uma leitura expressiva, o que tornou o momento bastante agradável para todos os participantes.

Esta atividade foi interessante e diferente do habitual, pois deu aos nosso clientes, jovens leitores,  a oportunidade de descobrir poemas de forma divertida e inesperada, quase como se cada poema servido tivesse um sabor próprio.

Outro aspeto bastante positivo foi o envolvimento dos alunos, não só na leitura, como também na interpretação de cada poema.

A dinâmica desta atividade fez-nos sentir que a poesia pode estar em qualquer ocasião do dia-a-dia.

Um evento a repetir...quem sabe com outros elementos da comunidade educativa!

Podemos dizer, assim, que o “Restaurante das Letras” foi uma forma indireta de estudo, pois aproximou-nos da literatura e soube-nos muito bem.

Autora: Márcia Sá, 9.º A (adaptado)

danca

No dia 20 de fevereiro, a  Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro recebeu os ilustres convidados: o  Grupo Folclórico de Cidacos e a Professora e Jurada Internacional de Dança Marta Roldán.


Este evento, , promovido pelos alunos finalistas do Curso Profissional de Técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, integrou-se  na semana da Felicidade,  e resultou de uma atividade interdisciplinar, no âmbito do Plano de Cidadania e Desenvolvimento da turma,  que envolveu as disciplinas de Educação Física e Área de Integração, ministradas pelos docentes Paula Tavares e Bruno Moreira, respetivamente.


Subjacente ao Domínio Interculturalidade, os nossos convidados puderam fazer um breve enquadramento teórico da modalidade que trabalham e, de seguida, durante cerca de 60min, cada Entidade demonstrou e colocou os alunos presentes no Pavilhão Gimnodesportivo a praticarem as danças folclore e Pasodoble.


Citando Zygmunt Bauman, “o verdadeiro diálogo não é falar com pessoas que acreditam nas mesmas coisas que nós!”.


Foi uma manhã incrível, (re)vivemos Portugal através da música e da dança, com um grupo simpático e assertivo de Oliveira de Azeméis e outro de Espanha, através da Professora Marta que também colocou, de forma singular, alunos e professores a dançar Pasodoble e flamenco com a atitude que lhe é devida.

danca2 foclore foclore2

 

projetos25