Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

danca

No dia 20 de fevereiro, a  Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro recebeu os ilustres convidados: o  Grupo Folclórico de Cidacos e a Professora e Jurada Internacional de Dança Marta Roldán.


Este evento, , promovido pelos alunos finalistas do Curso Profissional de Técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, integrou-se  na semana da Felicidade,  e resultou de uma atividade interdisciplinar, no âmbito do Plano de Cidadania e Desenvolvimento da turma,  que envolveu as disciplinas de Educação Física e Área de Integração, ministradas pelos docentes Paula Tavares e Bruno Moreira, respetivamente.


Subjacente ao Domínio Interculturalidade, os nossos convidados puderam fazer um breve enquadramento teórico da modalidade que trabalham e, de seguida, durante cerca de 60min, cada Entidade demonstrou e colocou os alunos presentes no Pavilhão Gimnodesportivo a praticarem as danças folclore e Pasodoble.


Citando Zygmunt Bauman, “o verdadeiro diálogo não é falar com pessoas que acreditam nas mesmas coisas que nós!”.


Foi uma manhã incrível, (re)vivemos Portugal através da música e da dança, com um grupo simpático e assertivo de Oliveira de Azeméis e outro de Espanha, através da Professora Marta que também colocou, de forma singular, alunos e professores a dançar Pasodoble e flamenco com a atitude que lhe é devida.

danca2 foclore foclore2

 

parcerias