AVISO

Informa-se que houve um problema no email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e foram enviadas mensagens automáticas. 

Solicitamos ignorem mensagens suspeitas encaminhadas por este email no período da manhã de hoje. 

 

Elisabete Tavares

Diretora do Agrupamento


 

Resultados Eleitorais | Associação de Estudantes 2025

eleicaoalunos

Resultados do Desfile de Halloween da Escola

Hallowe’ en Parade

resultadoshall


 

Feirinha do Outono da EB/JI Lações foi um verdadeiro sucesso!

feiraoutono

No dia 22 de outubro, a EB/JI de Lações encheu-se de cores, aromas e alegria com a realização da Feirinha de Outono. O evento contou com a presença da direção do agrupamento, de muitos pais, alunos, familiares e comunidade educativa que se juntaram para celebrar esta época do ano de forma especial.
As bancas estavam repletas de produtos típicos do outono, desde frutos secos, legumes, fruta da época, compotas caseiras, bolos, biscoitos, a trabalhos manuais feitos pelos alunos. A boa disposição foi constante e o espírito de comunidade esteve bem presente ao longo de todo o dia.
Graças ao empenho de toda a comunidade educativa, à colaboração dos pais, associação de pais e à dedicação dos professores e assistentes, a feirinha foi um verdadeiro sucesso. Estes momentos são a prova de que, quando todos colaboram, a escola torna-se um espaço ainda mais vivo, participativo e acolhedor.
A escola agradece a presença e o apoio de todos e já promete novas iniciativas para continuar a fortalecer os laços entre a escola e as famílias.



matematicaimpura

A palestra intitulada "Matemáticas Impuras",  proferida pelo professor José Paulo Viana, no dia 28 de fevereiro de 2024, permitiu aos alunos do 11.º e 12.º anos do Curso de Ciências e Tecnologias, a oportunidade de ficar com uma nova visão sobre a importância da Matemática.

O Professor José Paulo Viana foi autor da secção semanal “Desafios”, no jornal Público durante cerca de vinte e oito anos (até janeiro de 2019). Esta contribuição permitiu-lhe receber o Prémio Ciência Viva nos Média 2014. 

Ao longo da palestra, o professor José Paulo Viana alertou-nos para diferentes “impurezas” e mostrou-nos como as devíamos saber interpretar. Foram diversos os exemplos de “impurezas” apresentados. É o caso das informações sobre um país, numa dada década, que se encontram “escondidas” na sua pirâmide etária; das informações que um gráfico, como o dos resultados de um exame nacional, pode esconder; da forma como a Matemática pode ser utilizada corretamente para apresentar um variado leque de conclusões, com maior ou menor importância.


Com a sua apresentação, o professor José Paulo Viana demonstrou, de uma forma bastante atrativa, a importância de adquirir ferramentas matemáticas capazes de nos permitir analisar criticamente informações que nos chegam por diferentes meios, nomeadamente, pela comunicação social.


Concluindo, o Professor José Paulo Viana despertou-nos a curiosidade para um outro mundo da Matemática, demonstrando como este conhecimento é relevante no nosso quotidiano. Aliás, conseguiu fazer o que lhe é habitual, cativar até aqueles que se sentem menos atraídos por esta Ciência.


Autora do texto: Carolina Gonçalves 11.ºB

parcerias