Mural Digital | 50 anos do 25 de abril

muraldigital50anos


 

Exposição de Trabalhos de Artes Visuais

exposicao

No passado dia 12 de abril decorreu, na Galeria Municipal Tomás da Costa, a inauguração de uma exposição de trabalhos de artes visuais realizados pelos alunos de todos os níveis de ensino do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, iniciativa que integra as actividades promovidas pelo Projeto Cultural de Escola, no âmbito do Plano Nacional das Artes, alusivas às comemorações do cinquentenário do 25 de Abril.

O evento mereceu casa cheia, com a presença de numerosos elementos da comunidade educativa, como alunos, encarregados de educação, professores e assistentes operacionais, mas também de representantes do poder autárquico e local, bem ainda como do Coordenador Intermunicipal do Plano Nacional das Artes, Professor Luís Monteiro.

Para além da apreciada mostra coletiva de trabalhos, teve ainda particular significado o discurso improvisado da aluna Mariana Cunha, do 11º E, versando valores como a liberdade, a democracia e a cidadania, que mereceu justos aplausos da numerosa assistência.

A exposição estará patente ao público até ao próximo dia 10 de maio.

visitaest

No dia 21 de março de 2024, a turma do curso de Artes, 10.ªE, visitou a cidade do Porto.


De manhã, os alunos visitaram a Sé do Porto, construção iniciada seguindo o estilo românico no séc. XII. Grande parte do edifício original já não existe, sobretudo devido às sucessivas alterações/melhoramentos a que foi sujeito ao longo dos séculos, nomeadamente aquando da reestruturação teológico – doutrinal que justifica o Gótico e quando, na disseminação do Barroco a Igreja nos pretende deslumbrar através dos sentidos. Aqui, os alunos puderam observar a sua arquitetura e as pinturas de Nicolau Nasoni, artista e arquiteto italiano, considerado um dos mais importantes arquitetos representados na cidade, responsável também pela famosa Torre dos Clérigos.


Antes do almoço, os alunos passearam pelas ruas da cidade com o objetivo de registar nos seus diários gráficos momentos do quotidiano e pormenores das paisagens, utilizando diferentes meios atuantes e técnicas estudadas na disciplina de Desenho A. Pararam, por exemplo, para desenhar o monumento dedicado ao Infante D. Henrique, na praça com o mesmo nome, junto aos edifícios do Mercado Ferreira Borges, Palácio da Bolsa e Igreja de S.Francisco. A manhã terminou em beleza com a atuação da Sofia Sousa, aluna da turma, no Cais da Ribeira, num dueto com Izaura, uma cantora de rua.


À tarde, a turma prosseguiu em visita de estudo para a Alfândega do Porto para “imergir” na exposição “Living Van Gogh”. Nesta exposição, alunos e professores conheceram a história de vida do famoso pintor holandês, Vincent Van Gogh. A combinação de imagens relacionadas com o trabalho do autor e músicas, que apresentavam variações entre melodias tensas e calmas, deram a perceber, ao visitante, a vida do artista repleta de sacrifícios e de beleza.


Esta experiência permitiu aos alunos não só aprender mais sobre a vida e obra de Van Gogh e sobre a cultura e história de Portugal, como também alargar
horizontes, ganhar autonomia e cultivar amizades em ambiente extra-escolar.

“Se ouvires uma voz dentro de ti a dizer “Tu não és um pintor”, então pinta sem parar, e aquela voz será silenciada” Vincent van Gogh.

Texto de Raquel Costa 10.ºE