O PLANETÁRIO VEIO À ESCOLA

planetario

No início do mês de novembro, os alunos das turmas do 7º ano tiveram a oportunidade de participar numa sessão especial de cinema educativo. Em vez do habitual ecrã plano, a projeção ocorreu numa cúpula, proporcionando efeitos visuais imersivos que fascinaram os presentes. O tema abordado foi a Origem do Universo e da Vida.

Ao longo do filme, exploramos o fundo do mar e descobrimos que a vida pode existir mesmo nas condições mais extremas. Em seguida, presenciamos uma simulação impressionante do Big-Bang; acompanhamos o ciclo de vida de uma estrela, desde o seu nascimento até a fase de supernova; compreendemos como a vida surgiu na Terra e como ela já foi ameaçada, no passado, pelos asteroides que vagueiam pelo Sistema Solar. Foi emocionante assistir à simulação de um meteoro entrando na atmosfera terrestre.

No final, ainda tivemos tempo para uma viagem virtual a Marte, onde exploramos sua superfície com uma sonda robótica. Aprendemos que, em Marte, apenas vida microbiana poderia existir. Para encontrar vida inteligente, é preciso procurar fora do Sistema Solar, em planetas semelhantes à Terra que orbitam outras estrelas — uma tarefa já em andamento, graças a um sistema de satélites interligados.

Quando saímos do planetário, era evidente o entusiasmo dos alunos. A experiência foi, sem dúvida, enriquecedora.

A visita do Planetário foi co-financiada pelo Projeto Ciência Viva e dinamizada pelos professores de Física e Química. 

  • Atividade integradora do curso profissional de Técnico de Gestão
    https://aefcastro.net/_portal/images/2024_2025/integraçãoprofissional.png
    No dia 30 de outubro de 2024, teve lugar junto ao Pavilhão Desportivo do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, uma atividade integradora dos novos alunos do Curso Profissional Técnico de Gestão (TG), envolvendo os alunos dos diferentes anos do curso. Ler mais
  • Diplomas de Mérito Escolar
    https://aefcastro.net/_portal/images/DSC00136.jpg
    Cerimónia da entrega de Diplomas de Mérito e Finalistas do ano letivo 2023/2024
    Momentos da cerimónia da entrega de Diplomas para alunos do 2.º, 3º ciclos e ensino secundário do ano letivo 2023/2024 Ler mais
  • Paiaçu, o Verbo do Pai Grande
    https://aefcastro.net/_portal/images/2024_2025/teatro.png
    Teatro
    Na passada quinta-feira, 7 de novembro, os alunos do 11º ano dos cursos cientifico-humanísticos tiveram a oportunidade de assistir a uma representação baseada no Sermão de Santo António, do Padre António Vieira. A obra constitui uma alegoria, pois o orador dirige-se aos peixes com o propósito de criticar a sociedade da sua época, o séc. XVII, mas, surpreendentemente, mantém-se atual. Ler mais
  • 2º Encontro | Ensino Profissional
    https://aefcastro.net/_portal/images/2024_2025/2encontro.png
    2.º Encontro "Educar no Presente para Profissões do Futuro".
    No passado dia 23 de outubro, realizou-se o 2.º Encontro "Educar no Presente para Profissões do Futuro" que contou com a participação de Lúis Grifo, em representação das Associações locais, Bernando Silva, jovem empresário, Constantino Martins e Luíz Faria , docentes no Instituto Superior de Engenharia do Porto. Ler mais
  • Ensino Profissional
    https://aefcastro.net/_portal/images/2024_2025/literaciafinanceira.jpg
    | Hora da Literacia Financeira Ler mais

Imagem WhatsApp 2024 04 28 às 21.58.18 adc05d86

Imagem WhatsApp 2024 04 28 às 21.58.55 9c5883da

 

Nos dias 17 e 18 de abril, os Ferreirinhas do 12.º ano, dos Cursos Científico-Humanísticos,  vivenciaram uma jornada educativa e inspiradora durante uma visita de estudo à vila de Mafra e à capital, Lisboa, acompanhados pelos professores da disciplina de Português, Ana Sofia Rosa, Elisabete Tavares, Fernanda Marques, Maria João Moreira, História A, Márcia Azevedo, Desenho A, Anabela Pereira, e Educação Física, Mário Matos e Nuno Guerra. 

A viagem incluiu locais emblemáticos que proporcionaram uma experiência enriquecedora e culturalmente significativa.


Na manhã do primeiro dia, os alunos dirigiram-se ao ilustre Palácio Nacional de Mafra, um tesouro arquitetónico que cativou os estudantes com a sua imponência e história. Aí, foram transportados para a atmosfera do século XVIII e tiveram a oportunidade de assistir a uma peça de teatro baseada no romance de José Saramago, “Memorial do Convento”, o que permitiu a consolidação de aprendizagens e um maior conhecimento da obra a nível histórico e social. Ao longo da tarde, os alunos puderam, ainda, usufruir de uma visita guiada pelos corredores e salões do Palácio Real, da Basílica e da magnífica e riquíssima Biblioteca Joanina. A noite foi passada no Parque de Campismo de Monsanto, onde todos foram encorajados a conviver e recarregar energias para o dia seguinte.


O segundo dia de visita começou com uma caminhada pela zona de Belém, onde os estudantes observaram de perto diversos monumentos impactantes para a
prestigiada História de Portugal e espaços culturais, nomeadamente o MAAT (Museude Arte, Arquitetura e Tecnologia), o Museu Nacional dos Coches, o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém, bem como o Memorial aos Combatentes da Guerra do Ultramar.


A visita de estudo culminou com uma experiência única na Assembleia da República, onde todos assistiram a um debate aceso relacionado com a proposta do Bloco de Esquerda “Muito quilómetro para pouco dinheiro: direitos para motoristas e estafetas das plataformas”. Sob a imponente cúpula do edifício histórico (o Palácio de S. Bento foi construído no século XVI e começou por ser um mosteiro beneditino) os alunos testemunharam a “democracia em ação”, absorvendo lições valiosas relativas à responsabilidade e participação cívicas e ao processo legislativo.
Assim, após dois dias de aprendizagem contínua, mas também de muito convívio e lazer, os alunos regressaram à Ferreira de Castro, com mais competências para “atacar” esta reta final do ano letivo, mas também com novas histórias para contar.


Gabriela Baltazar, Margarida Santos e Mafalda Pinheiro, 12.º B


 

projetosparcerias24