Carnaval de OAZ | 2026

 carnavaloaz26

(Clicar na imagem para aceder à galeria de fotografias)

O Agrupamento de Escolas Ferreira de Escolas esteve muito bem representado no desfile de Carnaval promovido pelo Município. O extraordinário empenho e a inexcedível dedicação de professores, assistentes operacionais, pais e encarregados de educação e crianças/ alunos ficaram espetacularmente espelhados no desfile no qual participaram todos os estabelecimentos de ensino do pré-escolar e do 1.º ciclo do Agrupamento. A imaginação, a criatividade, a beleza das fantasias e, acima de tudo, a alegria dos participantes são o melhor testemunho do modo como a comunidade educativa do pré-escolar e do 1.º ciclo trabalha em prol da qualidade e do bem-estar dos alunos, indo muito para além das aprendizagens curriculares. Parabéns a todos pelo excelente trabalho!

Obrigada a todos os que tornaram a participação do Agrupamento tão notável e tão sinceramente emocionante!


 

”A CAVERNA DIGITAL – Uma alegoria para o tempo das redes sociais” - Conferência pelo Professor Carlos Costa Gomes

 etica

No passado dia 29 de janeiro, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos das turmas do 12º A, B, D, E e F, acompanhados de vários docentes, tiveram a oportunidade de assistir à conferência com o título ”A CAVERNA DIGITAL – Uma alegoria para o tempo das redes sociais”, dinamizada pelo Prof. Costa Gomes.
Ao longo de 90 minutos, inspirado na Alegoria da Caverna, de Platão, o Professor Carlos Costa Gomes fez uma análise crítica do impacto das redes sociais e dos ambientes digitais na construção contemporânea da perceção da realidade, da verdade e da liberdade humana.
Partindo da analogia entre as sombras da caverna platónica e os conteúdos mediáticos filtrados por algoritmos, que moldam crenças, comportamentos e identidades no espaço digital, estabeleceu uma relação entre a filosofia e ética da Antiguidade e os desafios atuais do mundo digital, levando-nos a refletir acerca da importância de usarmos as redes sociais de forma consciente e assente em valores morais respeitadores da dignidade da pessoa humana, da autonomia moral e da responsabilidade informacional, evitando os seus efeitos negativos a nível da nossa saúde mental.
No final, a maioria dos alunos avaliou globalmente a conferência como muito interessante para o seu desenvolvimento pessoal e muito importante para a aquisição e consolidação de novas aprendizagens.

"Crónicas da Eternidade": Nasce o Jornal Online onde o Presente e a História se Cruzam

jornalpublico

É com grande entusiasmo que anunciamos o nascimento do "Crónicas da Eternidade", um jornal online inovador que surge no coração das disciplinas de História A e B (11.º e 12.º anos) e como projeto interdisciplinar da turma 11.º C para este ano letivo de 2025/26.
A ideia de criar um jornal online foi desenvolvê-lo de raiz, no âmbito das disciplinas de História A e B (ensino secundário), dando corpo a um projeto em que a imprensa é utilizada como recurso pedagógico no ensino da História, e para o qual convidamos toda a comunidade – alunos, professores, funcionários – a contribuir e a registar as suas visões. Quer se trate de uma análise histórica profunda, de um relato da vida escolar ou de um olhar crítico sobre as dinâmicas sociais, cada texto é um fragmento que se soma à grande malha do tempo. Ao escrever, garantimos que as nossas vivências e o nosso legado não sejam esquecidos, lutando contra o esquecimento e a indiferença.
Este será apenas o começo de um projeto que se pretende integrador, valorizando a imprensa nas suas mais diversas vertentes, mas sempre assente no pilar de que a imprensa é, de facto, um valioso recurso pedagógico no ensino da História e na sensibilização, por parte dos alunos, dos desafios que o Mundo Atual atravessa.
Jornalismo de Vanguarda no Ensino da História
Este projeto foi edificado de raiz com uma visão profissionalizante e vanguardista. Ao integrar a plataforma PÚBLICO na Escola, o "Crónicas da Eternidade" eleva a imprensa a um recurso pedagógico de excelência, permitindo aos alunos trabalhar as competências de investigação e escrita num ambiente jornalístico real e rigoroso.
Um Espaço de Todos e para Todos
Embora tenha a sua génese na História, este é um jornal integrador e aberto a todas as áreas disciplinares. Queremos que seja um espaço de diálogo polimórfico onde toda a comunidade educativa — alunos, professores e funcionários — possa registar as suas visões.
O teu contributo é essencial. Estamos à procura de:
Análises históricas fundamentadas;
Reportagens e relatos da vida escolar;
Artigos de opinião e olhar crítico sobre os desafios do Mundo Atual.

"Escrever é garantir que as nossas vivências e o nosso legado não sejam esquecidos, lutando ativamente contra a indiferença."

Construir o Futuro através da Escrita
Cada edição será um fragmento somado à "grande malha do tempo". O "Crónicas da Eternidade" pretende sensibilizar os alunos para a complexidade do mundo contemporâneo, reforçando o pilar de que a partilha de conhecimento e a cidadania ativa são as melhores ferramentas para construir o futuro.

Este é um projeto dinâmico, construído pelos alunos e para a comunidade, ao longo de todo o ano letivo.

Imagem WhatsApp 2024 04 28 às 21.58.18 adc05d86

Imagem WhatsApp 2024 04 28 às 21.58.55 9c5883da

 

Nos dias 17 e 18 de abril, os Ferreirinhas do 12.º ano, dos Cursos Científico-Humanísticos,  vivenciaram uma jornada educativa e inspiradora durante uma visita de estudo à vila de Mafra e à capital, Lisboa, acompanhados pelos professores da disciplina de Português, Ana Sofia Rosa, Elisabete Tavares, Fernanda Marques, Maria João Moreira, História A, Márcia Azevedo, Desenho A, Anabela Pereira, e Educação Física, Mário Matos e Nuno Guerra. 

A viagem incluiu locais emblemáticos que proporcionaram uma experiência enriquecedora e culturalmente significativa.


Na manhã do primeiro dia, os alunos dirigiram-se ao ilustre Palácio Nacional de Mafra, um tesouro arquitetónico que cativou os estudantes com a sua imponência e história. Aí, foram transportados para a atmosfera do século XVIII e tiveram a oportunidade de assistir a uma peça de teatro baseada no romance de José Saramago, “Memorial do Convento”, o que permitiu a consolidação de aprendizagens e um maior conhecimento da obra a nível histórico e social. Ao longo da tarde, os alunos puderam, ainda, usufruir de uma visita guiada pelos corredores e salões do Palácio Real, da Basílica e da magnífica e riquíssima Biblioteca Joanina. A noite foi passada no Parque de Campismo de Monsanto, onde todos foram encorajados a conviver e recarregar energias para o dia seguinte.


O segundo dia de visita começou com uma caminhada pela zona de Belém, onde os estudantes observaram de perto diversos monumentos impactantes para a
prestigiada História de Portugal e espaços culturais, nomeadamente o MAAT (Museude Arte, Arquitetura e Tecnologia), o Museu Nacional dos Coches, o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém, bem como o Memorial aos Combatentes da Guerra do Ultramar.


A visita de estudo culminou com uma experiência única na Assembleia da República, onde todos assistiram a um debate aceso relacionado com a proposta do Bloco de Esquerda “Muito quilómetro para pouco dinheiro: direitos para motoristas e estafetas das plataformas”. Sob a imponente cúpula do edifício histórico (o Palácio de S. Bento foi construído no século XVI e começou por ser um mosteiro beneditino) os alunos testemunharam a “democracia em ação”, absorvendo lições valiosas relativas à responsabilidade e participação cívicas e ao processo legislativo.
Assim, após dois dias de aprendizagem contínua, mas também de muito convívio e lazer, os alunos regressaram à Ferreira de Castro, com mais competências para “atacar” esta reta final do ano letivo, mas também com novas histórias para contar.


Gabriela Baltazar, Margarida Santos e Mafalda Pinheiro, 12.º B


 

parcerias