Horário | Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro

 

Entre os dias 22 de dezembro e 2 de janeiro

GERAL: 8:00 - 17:30
SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS: 9:00 às 16:00

Por despacho de tolerância de ponto, a Escola encontrar-se-á encerrada nos dia 24, 26 e 31 de dezembro.

Elisabete Tavares

A diretora


 

🌲Festa de Natal🌲

natalantoantonio25

No dia 19 de dezembro, os alunos da EB de Santo António, Ossela, realizaram a Festa de Natal, na companhia das respetivas famílias. As crianças deliciaram-se com um lanche partilhado e interpretaram canções de Natal preparadas pela professora Catarina, na AEC de Música. Foi um momento único, repleto de magia e do brilho característico desta altura do ano. Os alunos receberam a visita do Pai Natal que trazia no saco uma prendinha para cada criança. O momento da sua chegada foi de grande euforia, pois vinha num "trenó" especial conduzido por um bombeiro. A Escola agradece à Junta de Freguesia de Ossela, aos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis e à Associação de Pais, por ajudarem a tornar este dia ainda mais especial.🎁✨✨✨


 

Feirinha de Natal na EB/JI de Outeiro: sabores, criatividade e memórias partilhadas

Feirinha de Natal

A EB/JI do Outeiro promoveu a atividade «Feirinha de Natal», uma iniciativa que envolveu alunos, docentes e toda a comunidade educativa num ambiente de partilha, criatividade e convívio.
Esta atividade foi antecedida por várias semanas de preparação, durante as quais os alunos desenvolveram trabalhos no âmbito das Artes Visuais, demonstrando empenho, imaginação e sentido estético. Paralelamente, foi elaborado o cartaz da Feirinha, com a identificação dos produtos a vender e o respetivo preçário, bem como foi preparado o espaço onde o evento decorreu.
O local foi cuidadosamente decorado e incluiu um espaço especial para o registo fotográfico, permitindo que cada turma tivesse a sua fotografia de grupo, criando memórias que perdurarão no tempo.
Todas as turmas passaram pelo espaço, tendo oportunidade de adquirir os produtos disponíveis e de desfrutar do ambiente criado. A atividade esteve igualmente aberta a toda a comunidade educativa.
A Feirinha de Natal contou, ainda, com a presença da Diretora do Agrupamento, Elisabete Tavares, da Subdiretora, Sandra Costa, e das Adjuntas da Diretora, Sandra Andrade e Vera Pinho, que nos honraram com a sua visita.
O principal objetivo desta iniciativa foi abrir a escola à comunidade, promovendo a partilha de sabores e cheiros e fortalecendo laços, num momento de convívio que contribuiu para a criação de memórias significativas para todos os participantes.
Também se associaram a esta iniciativa elementos da Associação de Pais, a quem muito agradecemos a disponibilidade demonstrada e a proximidade à Escola, que em muito contribui para o fortalecimento da relação entre toda a comunidade educativa.


 

Festa de Natal no JI do Cruzeiro

natalcruzeiro

A festa de Natal do JI do Cruzeiro realizou-se no dia 12 de dezembro e contou com a participação das crianças, da Educadora, das Assistentes Operacionais e dos professores Anabela Matos e Ricardo Alves, em diversas atividades de Música, Karaté e Dança. A celebração envolveu ainda a visita do Pai Natal, que distribuiu presentes oferecidos pela Associação de Pais. O evento terminou com um Bolo de Natal partilhado entre todas as crianças, num ambiente de alegria e convívio. A equipa do JI agradece a presença, o apoio e a colaboração das famílias, que contribuíram para o sucesso desta celebração, e aplaude as crianças pelo seu empenho, entusiasmo e excelente participação.”
Feliz Natal 🎄

Concerto de Natal 2025 | Educação Musical - 2.º Ciclo

 concertonatal2ciclo

(Clicar na imagem para visualizar o vídeo)


 

A árvore de natal geométrica - Grupo de Matemática

arvorenatalmatematica

A Ferreira ganhou vida com as cores brilhantes que enfeitam cada canto da Escola. Todos os alunos do segundo e terceiro ciclos foram convidados a construir um sólido geométrico, alusivo ao Natal, para montarmos uma árvore de Natal geométrica na Biblioteca. A criatividade, o empenho, a dedicação e o cuidado tornaram esta atividade um sucesso e um orgulho para todos os envolvidos. A árvore ficou linda, na Biblioteca, com alguns dos sólidos escolhidos pelas turmas; os restantes sólidos estão a decorar as salas e a tornar esta época ainda mais brilhante.
Obrigada a todos os participantes.

 biologia

No dia 2 de maio, logo pela manhã, os alunos dos 10º A, B, C e 5 alunas do 10º F, da Escola Secundária Ferreira de Castro, acompanhados dos seus professores Alexandra Esteves, Ângela Costa, Carla Mariano, Manuel Alberto, Paula Catela e Paulo Gião partiram rumo à exploração de Montalegre e do Parque Nacional Peneda Gerês.


Durante o período da manhã o grupo visitou o Ecomuseu do Barroso e o Castelo de Montalegre. Algumas opiniões dos alunos:
“O museu retrata bem aquilo que Montalegre tem de melhor. Quadros bem pintados, acessórios característicos das pessoas da terra, trajes típicos da região, utensílios, sementes e comidas tradicionais. A palestra com vídeo da região foi agradável e elucidativa.


“Foi muito bom subir percorrer o castelo e subir à Torre de Menagem e à Torre Furada pois ficámos a conhecer mais da história do castelo que foi construído a uma altitude de 980 metros acima do nível do mar no topo de um monte granítico. Além disso, a Torre de Menagem é um miradouro de excelência para a Serra do Gerês, mas também para as vizinhas terras da Galiza.
O castelo, de planta quadrada, datado do séc. XIII, é constituído por quatro torres ligadas entre si por muralhas imponentes e em cujo centro está uma ampla praça de armas. A cisterna existente nesta praça é extremamente profunda, forrada de cantaria, destinada a conter milhões de pipas de águas pluviais. À sede não parece possível que a guarnição viesse a render-se em caso de cerco por mais duradouro que fosse!”

Após a necessária e desejada pausa para o repasto no belíssimo Parque das Merendas, e com as forças já retemperadas, eis-los rumando em direção à Barragem do Alto do Rabagão. Lá um técnico da EDP explicou o funcionamento da barragem, mas pouco se pode observar da mesma no espaço exterior, tanto era o vento que fazia com que os pés se levantassem do chão.
O fim de tarde e início de noite foi passado em grande camaradagem com muitos jogos de Uno.


Na manhã seguinte o tempo continuou a não ajudar, pelo que não foi possível fazer a caminhada pelo Gerês para melhor conhecer a sua geologia, geomorfologia e biodiversidade. Estas ficaram-se a conhecer através de vídeos e de uma palestra, bem como pela visita ao Núcleo Museológico do Campo do Gerês. Os alunos estiveram muito atentos às explicações do guia, e o que mais os impressionou foi a maqueta dinâmica da Serra do Gerês com a falha geológica do Gerês-Lobios (Espanha). Esta falha após a formação do Pangeia levou a uma fraturação tardia que cortou e deslocou os granitos da região. A falha possui uma direção NNE-SSW, sendo responsável pela deslocação dos vales dos rios Cávado e Homem e pelas nascentes termais da Vila do Gerês e do rio Caldo (Espanha). Saber que as águas quentes que hoje emergem infiltraram-se há 900 -1000 anos foi surpreendente!


À tarde visitou-se as Caldas do Gerês onde emergem as águas básicas e sulfurosas, com cerca de 50ªC. A maioria dos alunos não aprovou o sabor das mesmas…
As águas infiltram-se devido à permeabilidade de tipo fissural, conferida pela falha, acrescida devido à presença de numerosos filões de quartzo transversais ao acidente principal. A ascensão é facilitada pela barreira hidrogeológica criada por filões de rocha básica alterada o que confere propriedades importantes a estas águas, que têm indicações terapêuticas para doenças dos sistemas circulatório e digestivo, bem como para doenças metabólico-endócrinas, reumáticas e músculo-esqueléticas.


As condições climatéricas não ajudaram, mas mesmo assim os alunos classificaram a visita de estudo como muito boa a excelente, referindo que foi interessante e permitiu realizar e/ou consolidar aprendizagens.

parcerias