Convite para Encarregados de Educação | alunos provenientes do Brasil

SessaoB

Matemática com Criatividade - Dia Internacional da Matemática - 14 de março

videopi

Os alunos da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro celebraram o Dia Internacional da Matemática, a 14 de março, de forma criativa e colorida. Os alunos acolheram de forma entusiasta o desafio da decoração do exterior das portas das suas salas de aula.

No vídeo encontram-se registros fotográficos desses trabalhos. Uma das turmas, na sua decoração, convidou todos, através de um QR Code, a assistirem ao vídeo que se encontra neste link.

A todos, parabéns pelo vosso empenho e criatividade!


 

Participação no 18.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

matematicapi

Mais uma vez, os alunos do ensino básico participaram nesta edição do Campeonato de Jogos Matemáticos que decorreu na Universidade de Aveiro, no dia 14 de março, dia Internacional da Matemática e do PI. A organização do evento apresentou um conjunto de atividades paralelas ao campeonato de jogos, proporcionando aos participantes momentos lúdicos, interativos e científicos de enorme relevância: shows (Magia & Ciência, Circo Matemático, Robótica, Cooking) workshops, exposições, palestras e visitas guiadas.

Este ano obtivemos uma excelente classificação, a Leonor Oliveira do 5.ºA ficou no TOP 5, em 5.º lugar numa competição a nível nacional. Foi um resultado muito bom e nunca antes conseguido. Parabéns à Leonor e a todos os alunos da Ferreira de Castro pela dedicação e gosto pela disciplina de Matemática.

 biologia

No dia 2 de maio, logo pela manhã, os alunos dos 10º A, B, C e 5 alunas do 10º F, da Escola Secundária Ferreira de Castro, acompanhados dos seus professores Alexandra Esteves, Ângela Costa, Carla Mariano, Manuel Alberto, Paula Catela e Paulo Gião partiram rumo à exploração de Montalegre e do Parque Nacional Peneda Gerês.


Durante o período da manhã o grupo visitou o Ecomuseu do Barroso e o Castelo de Montalegre. Algumas opiniões dos alunos:
“O museu retrata bem aquilo que Montalegre tem de melhor. Quadros bem pintados, acessórios característicos das pessoas da terra, trajes típicos da região, utensílios, sementes e comidas tradicionais. A palestra com vídeo da região foi agradável e elucidativa.


“Foi muito bom subir percorrer o castelo e subir à Torre de Menagem e à Torre Furada pois ficámos a conhecer mais da história do castelo que foi construído a uma altitude de 980 metros acima do nível do mar no topo de um monte granítico. Além disso, a Torre de Menagem é um miradouro de excelência para a Serra do Gerês, mas também para as vizinhas terras da Galiza.
O castelo, de planta quadrada, datado do séc. XIII, é constituído por quatro torres ligadas entre si por muralhas imponentes e em cujo centro está uma ampla praça de armas. A cisterna existente nesta praça é extremamente profunda, forrada de cantaria, destinada a conter milhões de pipas de águas pluviais. À sede não parece possível que a guarnição viesse a render-se em caso de cerco por mais duradouro que fosse!”

Após a necessária e desejada pausa para o repasto no belíssimo Parque das Merendas, e com as forças já retemperadas, eis-los rumando em direção à Barragem do Alto do Rabagão. Lá um técnico da EDP explicou o funcionamento da barragem, mas pouco se pode observar da mesma no espaço exterior, tanto era o vento que fazia com que os pés se levantassem do chão.
O fim de tarde e início de noite foi passado em grande camaradagem com muitos jogos de Uno.


Na manhã seguinte o tempo continuou a não ajudar, pelo que não foi possível fazer a caminhada pelo Gerês para melhor conhecer a sua geologia, geomorfologia e biodiversidade. Estas ficaram-se a conhecer através de vídeos e de uma palestra, bem como pela visita ao Núcleo Museológico do Campo do Gerês. Os alunos estiveram muito atentos às explicações do guia, e o que mais os impressionou foi a maqueta dinâmica da Serra do Gerês com a falha geológica do Gerês-Lobios (Espanha). Esta falha após a formação do Pangeia levou a uma fraturação tardia que cortou e deslocou os granitos da região. A falha possui uma direção NNE-SSW, sendo responsável pela deslocação dos vales dos rios Cávado e Homem e pelas nascentes termais da Vila do Gerês e do rio Caldo (Espanha). Saber que as águas quentes que hoje emergem infiltraram-se há 900 -1000 anos foi surpreendente!


À tarde visitou-se as Caldas do Gerês onde emergem as águas básicas e sulfurosas, com cerca de 50ªC. A maioria dos alunos não aprovou o sabor das mesmas…
As águas infiltram-se devido à permeabilidade de tipo fissural, conferida pela falha, acrescida devido à presença de numerosos filões de quartzo transversais ao acidente principal. A ascensão é facilitada pela barreira hidrogeológica criada por filões de rocha básica alterada o que confere propriedades importantes a estas águas, que têm indicações terapêuticas para doenças dos sistemas circulatório e digestivo, bem como para doenças metabólico-endócrinas, reumáticas e músculo-esqueléticas.


As condições climatéricas não ajudaram, mas mesmo assim os alunos classificaram a visita de estudo como muito boa a excelente, referindo que foi interessante e permitiu realizar e/ou consolidar aprendizagens.

projetos25