Restaurante das Letras

sopaletras

Na Semana das Línguas, a nossa escola proporcionou aos alunos dos segundo e terceiro ciclos uma atividade bastante original: “O Restaurante das Letras”. Era uma ideia simples, porém criativa, uma vez que se servia um Menu Literário no espaço da nossa Biblioteca. 
Deste modo, alguns alunos representaram os clientes, outros os “cozinheiros” e “empregados de mesa”.

Os pedidos, feitos com apelativos títulos culinários, não eram servidos com comida, mas sim com poemas poeticamente gastronómicos para aguçar o paladar poético dos nossos jovens leitores. Do Menu constatavam Entradas, Pratos Principais, Sobremesas e Bebidas. Se alguém pedisse uma água, poderia deleitar-se com um poema com o título “A água da vida”.
Depois de servidos, os alunos degustavam cada texto, através de uma leitura expressiva, o que tornou o momento bastante agradável para todos os participantes.

Esta atividade foi interessante e diferente do habitual, pois deu aos nosso clientes, jovens leitores,  a oportunidade de descobrir poemas de forma divertida e inesperada, quase como se cada poema servido tivesse um sabor próprio.

Outro aspeto bastante positivo foi o envolvimento dos alunos, não só na leitura, como também na interpretação de cada poema.

A dinâmica desta atividade fez-nos sentir que a poesia pode estar em qualquer ocasião do dia-a-dia.

Um evento a repetir...quem sabe com outros elementos da comunidade educativa!

Podemos dizer, assim, que o “Restaurante das Letras” foi uma forma indireta de estudo, pois aproximou-nos da literatura e soube-nos muito bem.

Autora: Márcia Sá, 9.º A (adaptado)

 Sessão sensibilização Vera Mónica Azevedo Dias Sousa

Os alunos do 12° ano dos cursos científico-humanísticos de Ciências Socioeconómicas e Línguas e Humanidades realizaram uma apresentação impactante no auditório Ivone Ferreira.

No âmbito da disciplina de Sociologia, estes alunos realizaram, ao longo do ano letivo, vários trabalhos sobre os perigos do mundo virtual, onde exploraram temas como o assédio, a burla, o bullying, a perseguição, o discurso de ódio e o internet trolling.
Nesta apresentação estiveram presentes as turmas 10º D e 10º F, dos mesmos cursos, que se mostraram bastante interessadas nas apresentações dos seus colegas. Participaram ativamente com questões e prestaram bastante atenção aos perigos que espreitam nas telas dos nossos telemóveis, certos de que agora iriam estar mais despertos para estas adversidades do mundo virtual.
Esta apresentação sobre os perigos virtuais proporcionou benefícios significativos de parte a parte. Para o público, a exposição a informações pertinentes permitiu a consciencialização sobre os riscos associados ao mundo virtual. Por outro lado, para os palestrantes, a experiência de pesquisa e a preparação da apresentação contribuíram significativamente para o aprimoramento das suas competências de comunicação.
Em suma, esta apresentação destacou a importância do debate e da consciencialização sobre questões relacionadas com a segurança online e potenciou o relacionamento interpessoal, partilha de ideias e a reflexão crítica, que são, sem dúvida, essenciais na nossa escola.

Ana Santos 12° D

projetos25