Matemática com Criatividade - Dia Internacional da Matemática - 14 de março

videopi

Os alunos da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro celebraram o Dia Internacional da Matemática, a 14 de março, de forma criativa e colorida. Os alunos acolheram de forma entusiasta o desafio da decoração do exterior das portas das suas salas de aula.

No vídeo encontram-se registros fotográficos desses trabalhos. Uma das turmas, na sua decoração, convidou todos, através de um QR Code, a assistirem ao vídeo que se encontra neste link.

A todos, parabéns pelo vosso empenho e criatividade!


 

Participação no 18.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

matematicapi

Mais uma vez, os alunos do ensino básico participaram nesta edição do Campeonato de Jogos Matemáticos que decorreu na Universidade de Aveiro, no dia 14 de março, dia Internacional da Matemática e do PI. A organização do evento apresentou um conjunto de atividades paralelas ao campeonato de jogos, proporcionando aos participantes momentos lúdicos, interativos e científicos de enorme relevância: shows (Magia & Ciência, Circo Matemático, Robótica, Cooking) workshops, exposições, palestras e visitas guiadas.

Este ano obtivemos uma excelente classificação, a Leonor Oliveira do 5.ºA ficou no TOP 5, em 5.º lugar numa competição a nível nacional. Foi um resultado muito bom e nunca antes conseguido. Parabéns à Leonor e a todos os alunos da Ferreira de Castro pela dedicação e gosto pela disciplina de Matemática.

 visitamat

Nos dias 29 e 30 do mês de abril, as turmas do 11º A e B, do curso de Ciências e Tecnologias, deslocaram-se até Lisboa com o intuito de visitar o MAAT( Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia), a Fábrica da Eletricidade (Central Tejo), o Oceanário, o Pavilhão do Conhecimento e o Museu do Aljube- Resistência e Liberdade.
A visita de estudo foi muito interessante e didática, uma vez que foram adquiridos vários conhecimentos de uma forma diferente. Foi também possível aprofundar e esclarecer conceitos que não estavam totalmente esclarecidos a partir de atividades práticas e interativas, sobretudo aquando da visita guiada à Central Tejo, que apreciámos significativamente.


Para além disso, a visita foi bastante agradável e divertida, visto que os alunos puderam partilhar momentos de convívio e diversão o que lhes trouxe um maior bem-estar.


Consideramos, contudo, que a vista ao Pavilhão do Conhecimento ficou aquém das expetativas. Lamentavelmente, o cumprimento do horário de regresso influenciou a qualidade da visita ao Museu do Aljube, para o qual estávamos muito entusiasmados. Mas não deixámos de observar in loco os curros, os jornais censurados…e de participar ativamente dos testemunhos daqueles que viveram a tortura durante a Ditadura até abril de 74.


Para concluir, a visita de estudo foi abundantemente importante e divertida, uma vez que trouxe novos conhecimentos de uma forma dinâmica e fora do local habitual de ensino.

Sofia Neves, 11º B


O MAAT é um museu de Arte Contemporânea, que foi inaugurado em 2016, com a ambição de apresentar exposições nacionais e internacionais com o contributo de artistas, arquitetos e pensadores, permitindo a reflexão sobre temas e tendências atuais.
Primeiramente, o que me cativou e fascinou foi a arquitetura do museu, o modo como foi idealizado é impressionante, pois é de uma leveza e simplicidade apelativas…
Posteriormente, quando entrámos, senti uma mistura de sensações. Entra-se, instala-se a paz e as questões e curiosidade face às exposições vêm ao de cima. No decorrer da visita fui impressionado pela maneira como o fotógrafo francês Nicolas Floc`h observa o mar, a vontade como ele explora o mundo subaquático, a delicadeza, o cuidado e precisão com que tira as fotografias tanto dos recifes artificiais como das paisagens profundas do mar que desconhecemos. O poder que ele tem de conseguir atrair a nossa atenção para imagens insignificantes, no início, mas que ao mesmo tempo são misteriosas e inquietantes, é alvo de questionamento, e um testemunho, mais uma vez, da atenção consciente que dedica aos ecossistemas marinhos.
Em suma, esta visita, para além de nos apresentar uma exposição de uma artista francês, também despertou e sensibilizou para uma arte contemporânea fascinante, a fotografia subaquática.


Dinis Lima, 11º B

projetos25