Matemática com Criatividade - Dia Internacional da Matemática - 14 de março

videopi

Os alunos da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro celebraram o Dia Internacional da Matemática, a 14 de março, de forma criativa e colorida. Os alunos acolheram de forma entusiasta o desafio da decoração do exterior das portas das suas salas de aula.

No vídeo encontram-se registros fotográficos desses trabalhos. Uma das turmas, na sua decoração, convidou todos, através de um QR Code, a assistirem ao vídeo que se encontra neste link.

A todos, parabéns pelo vosso empenho e criatividade!


 

Participação no 18.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

matematicapi

Mais uma vez, os alunos do ensino básico participaram nesta edição do Campeonato de Jogos Matemáticos que decorreu na Universidade de Aveiro, no dia 14 de março, dia Internacional da Matemática e do PI. A organização do evento apresentou um conjunto de atividades paralelas ao campeonato de jogos, proporcionando aos participantes momentos lúdicos, interativos e científicos de enorme relevância: shows (Magia & Ciência, Circo Matemático, Robótica, Cooking) workshops, exposições, palestras e visitas guiadas.

Este ano obtivemos uma excelente classificação, a Leonor Oliveira do 5.ºA ficou no TOP 5, em 5.º lugar numa competição a nível nacional. Foi um resultado muito bom e nunca antes conseguido. Parabéns à Leonor e a todos os alunos da Ferreira de Castro pela dedicação e gosto pela disciplina de Matemática.

etwiing2

Os jogos tradicionais contribuem para o desenvolvimento físico e mental das crianças, ao mesmo tempo que permitem que elas socializem. Desempenham um papel importante no desenvolvimento de habilidades como cooperação, competição e estratégia.

Assim, o projeto “Old but gold games” (Jogos antigos mas de ouro), desenvolvido pela professora Joana Pereira da EB de Lações, pretende envolver alunos e famílias em atividades que estimulem o jogo e o tempo de qualidade entre pais e filhos, realizando jogos do tempo dos seus pais. Este projeto pretende acentuar a necessidade de incentivarmos as nossas crianças para brincadeiras de antigamente, como alternativa aos jogos tecnológicos.

Os alunos do 2.º ano participaram numa reunião online com alunos dos países parceiros, realizaram um vídeo de apresentação utilizando a APP “ChatterPix Kids” e partilharam os jogos de antigamente do seu país, fomentando assim um intercâmbio de experiências e jogos promovendo aprendizagens significativas.
Este projeto envolve trinta e dois professores da Turquia, Roménia, Grécia, Espanha, Portugal, Tunísia, Itália, Bulgária, Croácia e Polónia.

projetos25