Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

etwiing2

Os jogos tradicionais contribuem para o desenvolvimento físico e mental das crianças, ao mesmo tempo que permitem que elas socializem. Desempenham um papel importante no desenvolvimento de habilidades como cooperação, competição e estratégia.

Assim, o projeto “Old but gold games” (Jogos antigos mas de ouro), desenvolvido pela professora Joana Pereira da EB de Lações, pretende envolver alunos e famílias em atividades que estimulem o jogo e o tempo de qualidade entre pais e filhos, realizando jogos do tempo dos seus pais. Este projeto pretende acentuar a necessidade de incentivarmos as nossas crianças para brincadeiras de antigamente, como alternativa aos jogos tecnológicos.

Os alunos do 2.º ano participaram numa reunião online com alunos dos países parceiros, realizaram um vídeo de apresentação utilizando a APP “ChatterPix Kids” e partilharam os jogos de antigamente do seu país, fomentando assim um intercâmbio de experiências e jogos promovendo aprendizagens significativas.
Este projeto envolve trinta e dois professores da Turquia, Roménia, Grécia, Espanha, Portugal, Tunísia, Itália, Bulgária, Croácia e Polónia.

parcerias