Repensar o Silêncio: Uma Jornada de Reflexão no Dia Mundial da Filosofia

diafilosofia

O Dia Mundial da Filosofia, celebrado anualmente na terceira quinta-feira de novembro (neste ano a 20 de novembro), ganhou um significado profundo na nossa escola. Sob o tema "Repensar o Silêncio – Perder a Guerra para Ganhar a Paz", a comunidade escolar foi convidada a ir além da superfície, transformando o silêncio, não em ausência de voz, mas sim num espaço ativo para a reflexão crítica sobre os grandes desafios da humanidade.

A nossa Biblioteca Escolar transformou-se no palco central desta comemoração com uma exposição de trabalhos dos alunos. Associados à exposição, foram também criados dois padlets. Nestes trabalhos, os alunos foram desafiados a confrontar visual e textualmente o paradoxo existente entre o "silêncio imposto" e o "silêncio escolhido". O objetivo foi provocar o debate e estimular a consciência de que pensar a guerra — compreendendo as suas causas, mecânicas e consequências — é o primeiro passo para ganhar a paz de forma duradoura.
O ponto alto da celebração foi a emocionante atuação de alunos do 10.º E, no átrio, que trouxeram a sua voz para quebrar o silêncio, não com ruído, mas com a melodia universal da esperança, interpretando a icónica canção de John Lennon "Imagine". A escolha desta música foi um poderoso lembrete de que a paz não é apenas um conceito académico, mas um desejo coletivo que deve ser ativamente imaginado e construído.

Este Dia Mundial da Filosofia provou que a Filosofia está viva e é relevante. Não se trata apenas de estudar o passado, mas sim de equipar os nossos jovens com as ferramentas necessárias para analisar o presente e construir um futuro mais justo.

As docentes de Filosofia agradecem a todos os que tornaram esta iniciativa possível, transformando um dia de celebração num dia de compromisso ativo com o pensamento, a justiça e, acima de tudo, a paz.

Corta Mato 2026 | CLASSIFICAÇÕES

cortamato2025


 

Assembleia Geral da Associação do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro

CONVOCATÓRIA


Assembleia Geral da Associação do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro  (APLJFC), 14 horas, sala 33.  A convocatória está afixada no Placard de acesso à Sala de Trabalhos. 

Caso não exista quórum, a reunião decorrerá com os presentes 30 minutos após o horário marcado para o início. 

 Todos os professores em exercício de funções no Agrupamento são associados da APLJFC.


 

Abertura do processo eleitoral para o Conselho Geral | representantes do pessoal docente e não docente

Abertura do processo eleitoral para os representantes do pessoal docente e não docente ao Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro – 2025/2029

De acordo com o estipulado no Decreto-Lei n.º 75/2008 alterado e republicado pelo Decreto Lei n.º 137/2012 de 2 de julho de 2012, declara-se aberto o processo eleitoral para os representantes dos alunos, do pessoal docente e não docente deste Agrupamento de Escolas.

FICHAS DE CANDIDATURAS:

REPRESENTANTES DO PESSOAL DOCENTE

SUBSCRITORES DE LISTA

 

REPRESENTANTES DOS ALUNOS AO CONSELHO GERAL

SUBSCRITORES DE LISTA

 

REPRESENTANTES DO PESSOAL NÃO DOCENTE

SUBSCRITORES DE LISTA

 

Os interessados deverão consultar o Regulamento Eleitoral e o Regulamento Interno do Agrupamento, em vigor e que se encontra publicado na página do
Agrupamento.

Consultar:


 

   ACD 10 02 IACD10 04 I


No âmbito do projeto Erasmus + , Ensino Escolar, no passado dia 10 de abril, realizou-se uma ação de formação de curta duração que contou com a presença de docentes do pré--escolar, do 1.º ciclo, do grupo de Educação Especial e das técnicas superiores do serviço de Psicologia e Orientação. 

Tendo como mote o curso estruturado " We Are All Special: Inclusion and Support for Students with Special Needs In and Out of the Classroom",  realizado pelas educadoras Lídia Paiva e Teresa Lontro em Barcelona, os participantes refletiram sobre necessidades educativas especiais, medidas seletivas e adicionais de apoio e suporte à aprendizagem e estratégias de integração de alunos com perfis de aprendizagem mais específico, nomeadamete alunos com diagnóstico de autismo ou PHDA. 

A sessão teve início com a apresentação da professora Sílvia Mugeiro que partilhou com os formandos a sua experiência de trabalho numa unidade estruturada de autismo. De seguida, as educadoras Lídia Paiva e Teresa Lontro replicaram algumas das aprendizagens que realizaram, em Barcelona, no curso "We Are All Special: Inclusion and Support for Students with Special Needs In and Out of the Classroom" , tendo partilhado reflexões e práticas, dificuldades e soluções debatidas ao longo dos seis dias de curso, inteiramente financiado pelo programa Erasmus + .

Foi uma manhã intensa e proveitosa pelo salutar e enriquecedor debate, fundamentado cientificamente pelas psicólogas escolares do Agrupamento, sobre uma temática cada vez mais pertinente nas Escolas, em particular  nas fases iniciais de escolarização. A inclusão, desde a mais tenra idade, passa  por um diagnóstico atempado e pela mobilização de estratégias e recursos adequados para que a criança/aluno consiga realizar aprendizagens.

Mural Digital da atividade Erasmus + em Barcelona [AQUI]

Mais informações sobre o Projeto Erasmus + 2023 [AQUI]

parcerias