Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

   ACD 10 02 IACD10 04 I


No âmbito do projeto Erasmus + , Ensino Escolar, no passado dia 10 de abril, realizou-se uma ação de formação de curta duração que contou com a presença de docentes do pré--escolar, do 1.º ciclo, do grupo de Educação Especial e das técnicas superiores do serviço de Psicologia e Orientação. 

Tendo como mote o curso estruturado " We Are All Special: Inclusion and Support for Students with Special Needs In and Out of the Classroom",  realizado pelas educadoras Lídia Paiva e Teresa Lontro em Barcelona, os participantes refletiram sobre necessidades educativas especiais, medidas seletivas e adicionais de apoio e suporte à aprendizagem e estratégias de integração de alunos com perfis de aprendizagem mais específico, nomeadamete alunos com diagnóstico de autismo ou PHDA. 

A sessão teve início com a apresentação da professora Sílvia Mugeiro que partilhou com os formandos a sua experiência de trabalho numa unidade estruturada de autismo. De seguida, as educadoras Lídia Paiva e Teresa Lontro replicaram algumas das aprendizagens que realizaram, em Barcelona, no curso "We Are All Special: Inclusion and Support for Students with Special Needs In and Out of the Classroom" , tendo partilhado reflexões e práticas, dificuldades e soluções debatidas ao longo dos seis dias de curso, inteiramente financiado pelo programa Erasmus + .

Foi uma manhã intensa e proveitosa pelo salutar e enriquecedor debate, fundamentado cientificamente pelas psicólogas escolares do Agrupamento, sobre uma temática cada vez mais pertinente nas Escolas, em particular  nas fases iniciais de escolarização. A inclusão, desde a mais tenra idade, passa  por um diagnóstico atempado e pela mobilização de estratégias e recursos adequados para que a criança/aluno consiga realizar aprendizagens.

Mural Digital da atividade Erasmus + em Barcelona [AQUI]

Mais informações sobre o Projeto Erasmus + 2023 [AQUI]

parcerias