Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Dentro do tópico do empreendedorismo, visitámos, em Saldus, a KOPTELPA, uma incubadora do Município para jovens empreendedores e dessa forma tomamos conhecimento do cenário empreendedor na cidade. Fizemos uma visita ao Centro Juvenil Saldus, onde participámos num Workshop sobre a existência de bullying entre os jovens e os mecanismos que existem para o prevenir. Para conhecer a história da Letónia visitámos, em Saldus, o Museu Oskars Kalpaks e, em Riga, o Museu da Ocupação: Da Ocupação à Liberdade, dois museus que nos mostraram como foi a vida da população durante a Segunda Guerra Mundial e no tempo da ocupação Russa. Conseguimos ainda testemunhar o receio que existe de que tudo volte a acontecer. Visitámos também a fábrica de cimento com emissões zero "Schwenk", que foi uma interessante sessão sobre sustentabilidade onde nos foi explicitado todo o processo de reciclagem do plástico na produção do cimento usado na construção das nossas casas.

Para além destas visitas, foram organizadas duas mesas redondas. Numa delas os alunos puderam conhecer as regras sobre a utilização de smartphones na escola anfitriã e debater o seu uso, regulamentação e desafios em ambos os países. Na outra, os alunos letões responderam a algumas perguntas formuladas pelos alunos portugueses sobre a realidade histórica, geopolítica e cultual de como é viver na fronteira com a Rússia e quais as preocupações dos jovens face ao futuro, tendo ficado assim com uma perspetiva bastante abrangente sobre a visão da vida quotidiana e do mundo na sociedade letã. Foi, sem dúvida, uma conversa enriquecedora que demonstrou a crescente preocupação no seio dos jovens letões com o rumo que o conflito da guerra na Ucrânia está a tomar e da crescente tensão com a Rússia, sendo visível o receio evidente de um dia voltarem ao domínio russo.
Acreditamos que são experiências como estas, onde alunos e professores saem das suas zonas de conforto, que proporcionam oportunidades únicas de nos tornarmos cidadãos mais capazes e aptos num mundo cada vez mais globalizante e multicultural. Este tipo de intercâmbio é vantajoso para todos os intervenientes quer culturalmente quer em conhecimento, deixando marcas para o resto das suas vidas.
O Programa Erasmus + é efetivamente uma mais-valia na formação proporcionada pelo Agrupamento,  com evidentes benefícios para a formação dos alunos e contribui de forma significativa para  desenvolvimento das competências do Perfil do Aluno e as experiências de aprendizagem e intercâmbio internacional são bastante enriquecedoras e proporcionam um enorme crescimento pessoal e formativo. 

Para acompanhar com mais detalhe esta  a Mobilidade de grupo e conhecer a perspetiva de cada aluno aceda ao seu MURAL DIGITAL.

Procedimento concursal para diretor (M/F) do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro

Torna-se público que foi aberto procedimento concursal para diretor (M/F) do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis, através do Aviso n.º 10511/2025/2 publicado no Diário da República, 2ª Série, n.º 77/0, de 21 de abril de 2025.

 

Modelo para Requerimento de Admissão ao Concurso para Diretor(a) -> [AQUI]


O Presidente do Conselho Geral
António da Costa Pereira dos Santos.


 

O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro leva os alunos a embarcar na Odisseia de "Ulisses"

teatrotroia

No dia 27 de março, os alunos do 6.º ano do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro assistiram à peça de teatro “Ulisses”, numa iniciativa que juntou cultura e educação, promovendo o contacto direto com a literatura de forma dinâmica e envolvente.

Baseada na obra de Maria Alberta Menéres, esta peça apresenta, de forma adaptada e acessível, a famosa odisseia de Ulisses, herói da mitologia grega, que enfrenta perigos, monstros e desafios enquanto tenta regressar a casa, à ilha de Ítaca, após a guerra de Troia. A história cativa pela sua ação e pelas lições de coragem, inteligência e perseverança.

Os alunos mostraram-se bastante entusiasmados com a encenação, destacando o cenário e a forma expressiva como os atores deram vida à aventura de Ulisses. Para muitos, foi uma forma diferente e divertida de compreender a obra estudada nas aulas de Português.

O teatro revelou-se, mais uma vez, uma ferramenta fundamental no processo de ensino-aprendizagem, ajudando os alunos a interpretar melhor os textos literários, a desenvolver o gosto pela leitura e a valorizar a riqueza da língua portuguesa através da arte.


 

 

Imagem WhatsApp 2025 04 14 às 10.26.53 9e8479a7

As professoras do 1.º ciclo da EB de Outeiro, Carla Terra, e da EB de Lações, Joana Pereira, regressaram recentemente de uma enriquecedora experiência de Job Shadowing na Letónia, totalmente financiada pelo Programa Erasmus+ SCH do Agrupamento.

Durante uma semana intensa, as docentes tiveram a oportunidade de observar e colaborar com colegas letões, explorando novas metodologias de ensino e práticas pedagógicas inovadoras. Esta experiência permitiu a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de novas competências. Esta foi uma oportunidade única de ver de perto como outras escolas abordam desafios semelhantes aos nossos, mas com perspetivas e soluções diferentes. De salientar a riqueza cultural e profissional do intercâmbio, que permitiu trazer para Oliveira de Azeméis novas ideias e inspiração para as suas aulas.

Durante a sua estadia na Letónia, as professoras acompanharam o dia a dia da turma do 2.º ano de escolaridade da professora Egita Malecka, a lecionar na Saldus VidussKola, participaram em atividades letivas, reuniram com professores, técnicos, terapeutas e coordenadoras de escola e conheceram o sistema educativo letão. Ambas realçaram o acolhimento caloroso da comunidade escolar letã e a abertura para partilhar as suas experiências e conhecimentos.
As professoras portuguesas estão agora entusiasmadas por partilhar as suas aprendizagens com os colegas e por implementar novas abordagens nas suas salas de aula, contribuindo para um ensino cada vez mais dinâmico e eficaz para os alunos do 1.º ciclo do seu Agrupamento. Esta experiência bem-sucedida reforça o papel do Programa Erasmus+ como um motor de inovação e de crescimento para a educação em toda a Europa.

Poderemos ir acompanhando os detalhes da experiência destas docentes [AQUI].
O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro tem vindo a apostar na participação em projetos Erasmus+ como forma de promover a inovação pedagógica e o desenvolvimento profissional dos seus docentes.

Em breve teremos três docentes estarão em Espanha para conhecer as práticas pedagógicas do IES Alfonso XI -  instituto público de secundaria, bachillerato y FP em Alcalá la Real. 

projetos25