Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

TQ

No âmbito do projeto interdisciplinar do 10.ºTQ realizou-se uma visita de estudo à empresa Novarroz, situada em Oliveira de Azeméis. O principal objetivo desta atividade foi proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer in loco o trabalho de um técnico de qualidade, observando diretamente as funções que desempenha, os instrumentos que utiliza e os procedimentos que segue para garantir que o produto final — neste caso, o arroz — cumpra todos os requisitos de segurança e qualidade alimentar. Esta experiência permitiu uma aproximação concreta à realidade profissional e industrial, enriquecendo a compreensão dos conteúdos abordados em sala de aula.

A visita iniciou-se com uma receção e enquadramento, onde foi apresentada a história e a missão da empresa, origens e destinos do arroz, formas de embalamento e gama de produtos comercializados.
De seguida, no Laboratório de Qualidade, os alunos puderam observar como são realizadas as análises ao arroz para garantir que cumpre os padrões de segurança e qualidade alimentar. Foram explicados procedimentos como: determinação do nível humidade do arroz; verificação da existência de impurezas e/ou defeitos, e categorização do arroz; na zona de Produção/Fábrica - percorreram as várias fases do processo industrial: silos com os vários tipos de arroz, descasque e branqueamento, embalamento e armazenamento e preparação para envio ao cliente. Aqui puderam observar o uso de tecnologias automatizadas, uso de EPI´s e gestão de resíduos, na ótica da economia circular.

Esta visita permitiu aos alunos verificar a aplicação prática de conceitos já estudados nas aulas, compreender o funcionamento de uma empresa e as exigências do mercado, refletir sobre a importância da inovação, da qualidade e da sustentabilidade. Por outro lado, desenvolveram-se competências sociais e de comunicação pessoal. Ao longo da visita, os alunos demonstraram interesse e curiosidade, colocando questões pertinentes e valorizando o contacto com o mundo empresarial. Os discentes dispõem, agora, de informações importantes para concluírem o seu projeto interdisciplinar, expondo-o à comunidade educativa no próximo dia 28 de maio, dia do Patrono.

parcerias