Resultados do Desfile de Halloween da Escola

Hallowe’ en Parade

resultadoshall


 

Feirinha do Outono da EB/JI Lações foi um verdadeiro sucesso!

feiraoutono

No dia 22 de outubro, a EB/JI de Lações encheu-se de cores, aromas e alegria com a realização da Feirinha de Outono. O evento contou com a presença da direção do agrupamento, de muitos pais, alunos, familiares e comunidade educativa que se juntaram para celebrar esta época do ano de forma especial.
As bancas estavam repletas de produtos típicos do outono, desde frutos secos, legumes, fruta da época, compotas caseiras, bolos, biscoitos, a trabalhos manuais feitos pelos alunos. A boa disposição foi constante e o espírito de comunidade esteve bem presente ao longo de todo o dia.
Graças ao empenho de toda a comunidade educativa, à colaboração dos pais, associação de pais e à dedicação dos professores e assistentes, a feirinha foi um verdadeiro sucesso. Estes momentos são a prova de que, quando todos colaboram, a escola torna-se um espaço ainda mais vivo, participativo e acolhedor.
A escola agradece a presença e o apoio de todos e já promete novas iniciativas para continuar a fortalecer os laços entre a escola e as famílias.



Projetos eTwinning distinguidos com Selo Nacional de Qualidade

projetos com selo de qualidade nacional Carla Terra

 

Ao longo do ano letivo 2024/2025, professores do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, da Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário, estiveram envolvidos em Projetos eTwinning com escolas parceiras de diferentes países da Europa.
Estes projetos eTwinning, que visam promover a colaboração e inovação educativa europeia, foram distinguidos com o Selo de Qualidade Nacional. 

Na Educação Pré-Escolar - “Spring Through Children’s Eyes” (A Primavera aos olhos das crianças) - Educadoras Joana Ornelas e Susana Pinto.

No 1.º ciclo - “Together we celebrate: a collaborative adventure across Europe” (Juntos celebramos: uma aventura colaborativa pela Europa) - Educadora Sónia Frias, Professores Armindo Oliveira, Márcia Tavares, Anabela Pires, Anabela Almeida, Cláudia Lopes e Sílvia Mugeiro da EB de Outeiro.

“Old, but gold games” (Jogos antigos, mas de ouro) - Joana Pereira da EB de Lações.
Inglês - 1.º ciclo - “Spring/Easter Pictionary” (Dicionário de imagens da Primavera/Páscoa) - Professora Sandra Andrade.

No 2.º ciclo - “ICT: Imagine Coming Together” e “TransMission” - Liliana Amaral.

No Ensino Secundário - “Addition isn’t fiction” (Adição não é ficção) - Alexandra Esteves, Isabel Moutinho e Mário Matos.

Os projetos implementados na Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo tiveram o apoio dos mentores eTwinning do Agrupamento, Mário Matos e Carla Terra, que se orgulham do trabalho desenvolvido por todos os professores envolvidos. Além deste apoio, os mentores já realizaram um workshop sobre o eTwinning com vista a motivar outros professores para desenvolverem projetos eTwinning. Realça-se a importância destes projetos no desenvolvimento de competências-chave essenciais para os alunos do século XXI, em linha com o Quadro Europeu de Competências.

Mais detalhes sobre estes projetos premiados podem ser consultados [AQUI]

ErasmusDays 2025

muraldigitalerasmus


 

TQ

No âmbito do projeto interdisciplinar do 10.ºTQ realizou-se uma visita de estudo à empresa Novarroz, situada em Oliveira de Azeméis. O principal objetivo desta atividade foi proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer in loco o trabalho de um técnico de qualidade, observando diretamente as funções que desempenha, os instrumentos que utiliza e os procedimentos que segue para garantir que o produto final — neste caso, o arroz — cumpra todos os requisitos de segurança e qualidade alimentar. Esta experiência permitiu uma aproximação concreta à realidade profissional e industrial, enriquecendo a compreensão dos conteúdos abordados em sala de aula.

A visita iniciou-se com uma receção e enquadramento, onde foi apresentada a história e a missão da empresa, origens e destinos do arroz, formas de embalamento e gama de produtos comercializados.
De seguida, no Laboratório de Qualidade, os alunos puderam observar como são realizadas as análises ao arroz para garantir que cumpre os padrões de segurança e qualidade alimentar. Foram explicados procedimentos como: determinação do nível humidade do arroz; verificação da existência de impurezas e/ou defeitos, e categorização do arroz; na zona de Produção/Fábrica - percorreram as várias fases do processo industrial: silos com os vários tipos de arroz, descasque e branqueamento, embalamento e armazenamento e preparação para envio ao cliente. Aqui puderam observar o uso de tecnologias automatizadas, uso de EPI´s e gestão de resíduos, na ótica da economia circular.

Esta visita permitiu aos alunos verificar a aplicação prática de conceitos já estudados nas aulas, compreender o funcionamento de uma empresa e as exigências do mercado, refletir sobre a importância da inovação, da qualidade e da sustentabilidade. Por outro lado, desenvolveram-se competências sociais e de comunicação pessoal. Ao longo da visita, os alunos demonstraram interesse e curiosidade, colocando questões pertinentes e valorizando o contacto com o mundo empresarial. Os discentes dispõem, agora, de informações importantes para concluírem o seu projeto interdisciplinar, expondo-o à comunidade educativa no próximo dia 28 de maio, dia do Patrono.

parcerias