Devolução KIT Escola Digital | Atualizada

escoladigital24

Os alunos do 4.º, 9.º  e 12.º ano e alunos de qualquer ano transferidos de Agrupamento, devem devolver o Kit do Programa Escola Digital do Agrupamento.

 Assim solicita-se a devolução dos bens cedidos a título de empréstimo, de acordo com o seguinte cronograma mediante marcação de dia e hora através do preenchimento do respetivo formulário:

  •   4.º ano  e/ou  transferências de Agrupamento de alunos do 1.º ao 3.º ano, são nos dias  12 e 15 de julho  por agendamento no formulário: https://forms.gle/Uuf4dkGPeYaoHdYN6
  •   9.º ano  e/ou  transferências de Agrupamento de alunos do 5.º ao 8.º ano são nos dias  27 e 28 de junho  por agendamento no formulário: https://forms.gle/te2c4zXwhbzzKT8V9
  • 12.º ano   e/ou  transferências de Agrupamento de alunos do 10.º ao 11.º ano são nos dias  22 e 24 de julho  por agendamento no formulário: https://forms.gle/owdmoSFFgbRp89128

Mais se informa que todos os componentes do Kit têm de ser entregues em bom estado e limpos de sujidade. O auto de entrega deve acompanhar a entrega para agilizar os procedimentos. 

Do kit fazem parte (salvo se no auto de entrega constar outra informação):

  • mochila em bom estado de conservação (caso esteja danificada, devem providenciar outra nova ou em bom estado para entrega);
  • computador com caixa  e respetivo carregador:
  • hotspot e respetivo carregador (4.º e 12.º). No 9.º ano o hotspot é integrado;
  • cartão SIM com o código PIN e PUK. 

Na falta de algum acessório, têm de adquirir um compatível e entregar.

Caso a entrega não esteja em conformidade com o solicitado, a Escola é obrigada a fazer o registo do incumprimento na plataforma do Ministério da Educação/ Escola Digital e o aluno ficará impedido de receber novo KIT no início do ano letivo. 

Solicitamos a compreensão de todos para o cumprimento destas orientação (que não são da responsabilidade da Escola, mas do Ministério da Educação) porque os Kits devolvidos terão de estar em condições para serem emprestados a outros alunos. 

Qualquer dificuldade, contactar Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. com o assunto DEVOLUÇÃO DE KIT DIGITAL

matematica

Este ano realiza-se o 16.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (CNJM), evento que decorre em Portugal desde 2004, envolvendo centenas de escolas e dezenas de milhar de alunos desde o Ensino Básico até ao Ensino Secundário.


A final nacional irá realizar-se no dia 24 de março, em Aveiro e os alunos, que representam cada escola inscrita, irão encontrar-se na Fábrica Centro Ciência Viva (junto ao Campus da Universidade de Aveiro) para a determinação dos campeões nacionais.


Trata-se de um dia de grande festa e excitação, com vários momentos em que centenas de alunos se concentram para pensar e tomar decisões nos seus jogos – sem tecnologia, sem barulho, apenas uma boa proposta de jogos matemáticos, onde os alunos podem pôr à prova as suas estratégias de jogo, despertar ainda mais a sua curiosidade, o seu pensamento crítico e a sua criatividade, a par do desenvolvimento da sua autonomia e dos aspetos cognitivos, tais como o cálculo, a concentração, a antecipação de resultados, a abstração, …
E nós não quisemos ficar de fora.


Assim, foram preparados os tabuleiros, reunidas as tampinhas de várias cores e estudadas as regras de cada jogo.


O nosso treino começou na aula de Matemática do dia 05 de janeiro de 2023 com o trabalho colaborativo entre as turmas do 6.ºC e 11.ºF. Os alunos mais novos puderam assistir à demonstração de jogos matemáticos que fazem parte do 16.º campeonato nacional e que este ano será no nosso distrito. A professora de Matemática Estela Costa, com muita clareza e serenidade, explicou as regras dos três jogos dirigidos ao 2.º ciclo: "Gatos e Cães", "Rastros" e "Produto". Apresentou também o jogo " Semáforo" indicado para os alunos com necessidades educativas e referiu existirem jogos adaptados, porque trata-se de um campeonato inclusivo.


Ao fim da primeira demonstração de um dos jogos, o entusiasmo dos alunos era elevado e afirmavam querer jogar. Eles têm vindo a praticar os jogos, a aperfeiçoar estratégias de jogo, a tornarem-se "especialistas" e é deste modo que se estão a preparar para representar o Agrupamento de Escolas na referida competição.
Esta aula de "Colaborar para aprender" foi relevante na opinião dos alunos e professoras.

A Secção Especializada de Matemática

Entrar na área reservada

projetosparcerias24