Em fevereiro um grupo de 20 alunos de várias turmas do 12.º ano iniciou uma aventura no estrangeiro, mais precisamente na cidade de Angers, França, no âmbito do Projeto Erasmus + do Agrupamento.
Foi, sem dúvida, uma viagem enriquecedora, na qual os alunos tiveram a oportunidade de visitar alguns dos sítios mais emblemáticos da região, entre eles o Bioparc de Angers que lhes proporcionou uma perspetiva mais sustentável da cidade, o Castelo local que reúne toda a beleza paisagística de Angers e os cantos e recantos da cidade. Ademais, também conheceram a cidade vizinha, Nantes, tendo ficado fascinados com a história da região e com as vivências dos povos mais antigos.
A acrescentar ao enriquecimento cultural e científico, os alunos experienciaram, no parecer dos mesmos, “uma experiência única onde testamos os nossos limites e ultrapassamos barreiras e conquistas pessoais.”
Assim, esta viagem serviu de mote para todos os alunos se consciencializarem de que as barreiras linguísticas, gastronómicas, culturais e interpessoais podem ser facilmente ultrapassadas, quando existe vontade de superação das mesmas. Serviu, de igual modo, para uma consciencialização ambiental mais sustentável, visto que foram várias as atividades realizadas sobre este tema.
Este projeto veio fortalecer as competências interpessoais dos alunos e a sua fluência tanto na língua francesa, como inglesa, o que se veio a revelar uma mais-valia. A relação que estes alunos criaram com os alunos franceses é também um ponto a destacar, pois criaram-se memórias que certamente perdurarão no tempo.
Estes alunos foram acompanhados pelos professores Mário Matos e Rosário Martins que monitorizaram a qualidade pedagógica e científica da experiência de internacionalização, atestando que as aprendizagens realizadas vão ao encontro do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e da estratégia internacionalização do Agrupamento.
Assim, esta mobilidade reuniu todos os fatores essenciais para proporcionar aos alunos uma experiência única e fora do vulgar, fomentando adultos do futuro mais bem preparados para adversidades e mais conhecedores do mundo e da diversidade cultural. Três certezas ficaram: 1) os alunos regressam a suas casas muito mais ricos, quer culturalmente quer em termos pessoais; 2) esta experiência vai deixar marcar em todos para o resto das suas vidas; 3) voltaremos a nos encontrar em março, na nossa cidade, para a segunda parte desta mobilidade.
Em março aguardamos os nosso anfitriões franceses para lhes dar a conhecer a nossa maneira de viver e aprender.
O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro é uma entidade acreditada no âmbito do projeto Erasmus + Ensino Escolar (2021-2027) o que lhe permite a dinamização de múltiplas atividades de mobilidade para enriquecimento pessoal, cultural e científico de alunos e de formação profissional para docentes e não docentes.
Matilde Martins (12.ºA)