Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

ubuntu

(clicar na imagem para visualizar o vídeo das atividades)

A Academia de Líderes UBUNTU chegou à Escola Ferreira de Castro na semana de 06 a 10 de fevereiro, com a turma B do 8º ano.
É um programa de educação não-formal, que pretende promover competências pessoais, sociais e cívicas dos participantes, capacitando-os como agentes de mudança ao serviço da comunidade, ajudando a construir uma comunidade mais participativa, justa e solidária.
Assim, inserido nas atividades da Academia, as Técnicas do Agrupamento desenvolveram uma semana intensiva de trabalho com os jovens que objetivou: formar para a liderança servidora;
trabalhar o sentido e o propósito de vida; promover as suas competências socioemocionais; capacitar para a mediação de conflitos, negociação, colaboração e trabalho de equipa e mobilizar para a criação de soluções conjuntas para os problemas da comunidade.
Acreditamos que este projeto de formação tem um potencial de impacto muito grande no percurso pessoal e escolar dos jovens.
Neste programa, participaram 24 alunos, as 5 psicólogas e a educadora social do Agrupamento. A avaliação dos alunos foi muito positiva, quer qualitativa quer quantitativamente sobre as dinâmicas promovidas: de 0 a 10 valores, os alunos classificaram a organização com 9.4; a avaliação global da semana com 9.5 e a utilidade da formação para a vida pessoal com 9.3.
Através desta iniciativa, pretende-se criar o CLUBE UBUNTU com esta turma, com reuniões mensais, de forma a darmos continuidade às temáticas trabalhadas para que, no próximo ano letivo, esta formação e clube se possam estender a outros alunos.

parcerias