Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

Por ter atingido uma taxa de execução superior a 90% nas atribuições de kits de computadores portáteis, o Agrupamento de  Escolas Ferreira de Castro vai receber o Selo de Escola Digital, uma forma de reconhecimento pelo empenho e pela implementação de estratégias e procedimentos que têm potenciado a concretização de uma efetiva Escola Digital. 

Selo Escola Digital certifica que o Agrupamento foi considerado uma “Escola Digital”, por ter implementado uma estratégia que permitiu a disponibilização de kits de computadores portáteis e conectividade   a alunos e professores, dotando-os  das ferramentas consideradas necessárias para que se desenvolvam  competências para dar resposta aos desafios digitais do presente e do futuro.

Este selo foi possível graças ao envolvimento da Direção e ao trabalho, coordenado pelas professoras Isabel Louro e Cristina Lomba,  que envolveu assistentes técnicas,  alunos do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e vários docentes.

Aguardamos ainda que entreguem mais Kits de computadores portáteis para distribuir a alunos e professores que ainda não beneficiaram deste   Programa de digitalização para as Escolas, uma das medidas estabelecidas no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020) que prevê o desenvolvimento de um programa para a transformação digital das escolas.

parcerias