Projecto eTwinning “Addiction isn´t fiction”

logo43

A turma C do 11.º ano do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, orientada pelas professoras Alexandra Esteves e Isabel Moutinho, participam no projecto eTwinning “Addiction isn´t fiction”, com escolas de outros 4 países (Polónia, França, Roménia e Grécia).

https://school-education.ec.europa.eu/en/etwinning/projects/addiction-isnt-fiction

 Foram já vários os trabalhos realizados neste projeto:

A boa notícia é que a nossa escola foi a vencedora do concurso dos logótipos.

O logótipo elaborado pela turma pretende passar a mensagem de que é importante a proibição de determinados vícios. Os vícios, sejam eles relacionados a substâncias ou comportamentos, afetam pessoas globalmente, especialmente indivíduos jovens.

Neste projeto eTwinning, os alunos exploram, compreendem e abordam a complexa questão dos vícios no mundo de hoje. Por meio de pesquisas, colaboração e campanhas de consciencialização, os participantes irão aumentar os seus conhecimentos sobre as causas e consequências das várias formas de vício, como abuso de substâncias, jogos, media e muito mais, e aprender estratégias de prevenção.


 

Alunos da Escola Básica do Outeiro premiados no Concurso Literário "Ferreira de Castro na minha máquina do tempo"

anima

Três turmas do 4.º ano de escolaridade da Escola Básica de Outeiro (do ano letivo 2023/2'24) foram premiadas no Concurso Literário "Ferreira de Castro, na minha máquina do tempo", cuja cerimónia de entrega de prémios decorreu  na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, no dia 14 de dezembro.
A turma vencedora, do professor Júlio Pedro Vitória, viu o seu trabalho transformado em filme de animação pelo artista Albano Ruela. O 2.º e 3.º prémios foram entregues aos alunos Matilde Cunha, da professora Carla Terra, e Salvador Bernardes,  da professora Cláudia Lopes. 
Este concurso pretende promover a expressão escrita, a criatividade e assinalar a vida e a obra do escritor Ferreira de Castro. 
Parabéns a todos os participantes e aos professores envolvidos.


 

inglesprofissional

No dia 21 de novembro, os alunos dos 10º, 11º e 12º anos do ensino profissional tiveram a oportunidade de participar num encontro online com Tomás Bacchus, um jovem britânico a estudar nos Estados Unidos. A iniciativa, promovida pelos professores Isabel Moutinho (grupo 330) e Edgar Borges (grupo 550), em colaboração com os docentes de Informática, visou proporcionar aos alunos ferramentas para aperfeiçoar as suas habilidades de comunicação oral.


Tomás, formado em Direito pela Queen's University Belfast, Irlanda do Norte, e atualmente a frequentar um curso de comunicação na Nebraska Wesleyan University, partilhou com os alunos orientações valiosas sobre como preparar e realizar apresentações orais eficazes e discursos públicos. Além disso, o jovem britânico abordou o tema de como concorrer a programas de estudos internacionais, partilhando a sua própria experiência.


A interação entre os alunos e o Tomás ocorreu inteiramente em inglês, permitindo que os alunos pudessem praticar a compreensão auditiva e a expressão oral em língua Inglesa. Após a apresentação, os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas ao convidado.

 

videoingles
Clique na imagem para aceder ao vídeo completo.

Esta iniciativa foi mais uma oportunidade para os nossos alunos ampliarem os seus horizontes e desenvolverem competências essenciais para o futuro. A interação com um falante nativo e a exposição a diferentes culturas contribuem significativamente para a formação integral dos nossos alunos.
A escola tem demonstrado um forte compromisso em promover a internacionalização e o desenvolvimento de competências linguísticas nos seus alunos. Através de iniciativas como esta, procura-se preparar os jovens para um mundo cada vez mais globalizado e competitivo.

bannerprojetos