Fichas ENES disponíveis para levantamento

Informam-se os alunos interessados que as fichas ENES já se encontram disponíveis para levantamento nos Serviços Administrativos (PBX).


 

INFORMAÇÃO - EXAME DE GEOGRAFIA A (719)

Informamos alunos e encarregados de educação da seguinte comunicação do JNE: 

 

Foi identificado um erro de parametrização na matriz de classificação dos itens 1.3 e 4.3 da versão 2 da prova de Exame Nacional de Geografia (719).

Após a deteção da situação, foi efetuada a respetiva análise e correção, tendo sido revista a classificação das provas dos alunos abrangidos, de acordo com a parametrização correta dos referidos itens.

De forma a garantir a equidade entre todos os alunos e o rigor do processo de avaliação, serão enviadas hoje às escolas novas pautas relativas à prova de Geografia (719).

A inscrição para a 2ª fase do exame final nacional de Geografia, que tem lugar no dia 24/07 pode ser realizada até ao final do dia 21/07, terça-feira.

As novas pautas já se encontram afixadas na Escola. 


 

INFORMAÇÃO - EXAMES NACIONAIS COM ERROS DE DIGITALIZAÇÂO

Solicito a atenção dos alunos e dos encarregados de educação para o seguinte esclarecimento:  

Tendo sido detetadas desconformidades em digitalizações de exames nacionais do ensino secundário, foi adotado um procedimento específico para a correção das mesmas, através da plataforma criada para o envio aos alunos e encarregados de educação das provas digitalizadas.

Assim, no caso de um aluno, se maior, ou o encarregado de educação verificar que a digitalização da prova que lhe foi enviada não corresponde à prova de exame realizada, na totalidade ou em parte, deverá requerer, junto dos serviços de administração escolar da escola onde foram afixados os resultados, a correção da informação em falta no ficheiro disponibilizado, nos dois dias úteis seguintes à receção das cópias da prova.

A escola deve aceder à plataforma de disponibilização das provas em formato digital, localizar a prova e clicar no botão "Erro de digitalização", o que permite reportar um problema de digitalização da prova.

O Júri Nacional de Exames (JNE) recebe a informação do erro de digitalização, verifica a sua existência e procede à sua correção. Depois de corrigida, a escola é informada via Agrupamento do JNE.

Após a receção do ficheiro corrigido (prova reconstruída), o aluno, se maior, ou o encarregado de educação dispõe dos dois dias úteis seguintes para, se assim o entender, solicitar a reapreciação da prova.

O Presidente do Júri Nacional de Exames,

Rui Pires


 

Modelos JNE números 10, 12, 12-A, para utilização por parte dos alunos/encarregados de educação | Processo de Reapreciação | Exames Nacionais

Encontram-se disponíveis, em formato digital, para preenchimento em computador, os modelos 10, 12, 12-A do JNE:

Modelo 10 - Requerimento para retificação das cotações

Modelo 12 - Requerimento para reapreciação de prova

Modelo 12A - Alegação justificativa de reapreciação de prova

Os modelos devem ser enviados para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou entregues presencialmente nos serviços administrativos até às 17h00 do dia 22 de julho.

Relembramos que os pedidos de reapreciação têm um custo de 25 euros (por exame), pelo que devem ter este montante no cartão.

20 de julho de 2026

A Diretora

INFORMAÇÃO - EXAME DE FÍSICA E QUÍMICA A (715)

 

Encontra-se afixada nova pauta do Exame de Física e Química A (715). 

Em breve,  todas as classificações serão partilhadas na plataforma INOVAR. 

 

A diretora

 Elisabete Tavares

( informação publicada: 20/07 - 10:48)


 

INFORMAÇÃO- PROVAS FINAIS DO ENSINO BÁSICO

  ATUALIZAÇÃO 20/07 

A partir das 11 horas, encontram-se afixadas as pautas de classificação das Provas Finais de ciclo. 

 

 

a diretora

Elisabete Tavares

( informação publicada: 20/07)


 

Período de inscrição Ensino Secundário, 2.ª Fase: de 17 a 20 de julho de 2026

piepe.png

Clicar na imagem para aceder à plataforma


 Os alunos interessados em realizar Exames da 2.ª fase, devem formalizar a sua inscrição na plataforma o mais brevemente possível. 

Após a inscrição, devem estar atentos à caixa de correio e, caso recebam email para realizar correções,  façam-no  com a maior brevidade possível.

 


 

INFORMAÇÃO ATUALIZADA 18/07 - CONSULTA DE PROVA - EXAMES NACIONAIS | ENSINO SECUNDÁRIO

 

Informa-se os alunos e os encarregados de educação que as pautas atualizadas encontram-se afixadas no átrio da Escola.  

A  partir de segunda-feira, logo que possível, serão enviados, via email, os ficheiros pdf com as Provas para consulta.

Não será necessário solicitar consulta de Prova, exceto para os Exames de Geometria Descritiva A e Desenho A. 

Para solicitar a consulta dos Exames de Geometria Descritiva A e Desenho A, devem utilizar o modelo 09JNE disponível [AQUI].

Podem enviar para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou entregar diretamente na Escola. 

 

 

A diretora

Elisabete Tavares

 

Publicação: 18 de julho, 19:25


 

Período de inscrição Ensino Secundário, 2.ª Fase: de 17 a 20 de julho de 2026

piepe.png

Clicar na imagem para aceder à plataforma


 Os alunos interessados em realizar Exames da 2.ª fase, devem formalizar a sua inscrição na plataforma o mais brevemente possível. 

Após a inscrição, devem estar atentos à caixa de correio e, caso recebam email para realizar correções,  façam-no  com a maior brevidade possível.

 


 

Comunicação EduQA

 

Publica-se a informação enviada pelo EduQA recebida às 19:13h

Informação EduQA

Até ao momento não dispomos de resultados para afixar.

Logo que tenhamos informações acerca deste assunto,  atualizaremos esta publicação. 

A diretora

Elisabete Tavares

Publicação: 17 de julho, 19:52


 

Informam-se os candidatos da nova data da realização da Prova de Conhecimentos, agendada pela AGSE, para o dia 15 de julho de 2026 às 14.30h.

Tendo em consideração que um candidato pode estar convocado para realizar a mesma prova (da responsabilidade da AGSE) em estabelecimentos diferentes e, no sentido de podermos proporcionar as melhores condições de realização da mesma, solicitamos a confirmação da presença dos candidatos no Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, até ao dia 10/07/2026, tal como enviado por e-mail.

Informamos os candidatos elegíveis para Prova de Conhecimentos dos seguintes aspetos:

  • Os candidatos deverão comparecer à sala de realização da prova com 30 minutos de antecedência;
  • A Prova de Conhecimentos será realizada na escola sede do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro em computador disponibilizado para o efeito;
  • Será verificada a identidade de cada candidato/a quando este/a entra na sala, através de documento com fotografia, preferencialmente cartão de cidadão;
  • Não é permitida a utilização de telemóveis ou quaisquer outros dispositivos eletrónicos (por exemplo, relógios ou óculos inteligentes) durante a realização da prova;
  • Ao entrarem na sala de realização da prova, os candidatos devem desligar quaisquer dispositivos eletrónicos que possuam e colocá-los, juntamente com os demais pertences pessoais, em local identificado para o efeito pelos Vigilantes;
  • Apenas lhes é permitido manterem consigo os documentos em suporte físico (papel) autorizados para consulta durante a prova;
  • Cada candidato responderá apenas uma vez à prova. Caso o/a candidato/a entre mais do que uma vez no link e responda mais do que uma vez, a prova será anulada;
  • A prova tem a duração total de 90 minutos para as duas partes que a compõem e este tempo é cronometrado automaticamente pelo sistema. Findos os 90 minutos, o/a candidato/a deixa de ter acesso à prova.

Convocatória para a realização de Prova de Conhecimentos [AQUI]

Classificação através do método de seleção - Avaliação Curricular [AQUI]

Ata n.º 5 [AQUI]


Classificação da Prova de Conhecimentos.  [AQUI]


Ata n.º 8 [AQUI]

Ata n.º 7 [AQUI]

Ata n.º 6 [AQUI]

 

 


INFORMAÇÃO – SUSPENSÃO DA DATA DE REALIZAÇÃO DE PROVA DE CONHECIMENTOS

O Júri informa da suspensão da data da realização da Prova de Conhecimentos, anteriormente agendada pela AGSE para 6 de Julho de 2026.  

Sendo a elaboração da Prova de Conhecimentos da responsabilidade da AGSE e, tendo em consideração que, apesar das inúmeras solicitações de informação, este júri não obteve qualquer resposta até ao momento que nos permita manter ou indicar uma data efetiva para a realização da mesma, decidiu-se pela suspensão da data de realização deste elemento de avaliação, até à indicação objetiva pela AGSE da nova calendarização. 

Assim, tendo em consideração o exposto no n.º 2 do artigo 22.º da Portaria n.º233/2022 de 9 de setembro, convocaremos logo que possível os candidatos para a realização da Prova de Conhecimentos, indicando a nova data prevista. 


Abertura de procedimento concursal comum para ocupação de um posto de trabalho no Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, mediante celebração de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, na categoria/carreira de Técnico Superior - Educador Social.

 

  • Adenda à ata n.º4 [AQUI]
  • Ata n.º 4 [AQUI]
  •  A lista definitiva dos candidatos admitidos/excluídos do procedimento concursal de técnico superior - educador social [AQUI]
  • Convocatória de candidatos admitidos à Prova de Conhecimentos [AQUI]
  • Data da prova de conhecimento | Ata n.º3 [AQUI]
  • Lista provisória de candidatos admitidos e excluídos [AQUI] (publicado a 11/06)
  • Informam-se os candidatos que devem utilizar o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. para todos os assuntos relativos ao procedimento concursal, nomeadamente no que respeita ao envio de formulário de audiência de interessados, pedidos de informação ou outros.

  • Aviso de Abertura [AQUI]
  • Adenda ao Aviso de Abertura - publicado a 28/05/2026 [AQUI]

    Identificação dos conteúdos de enquadramento genérico e específico a inscrever no ponto 15.5. 

  • Aviso (extrato) Diário da República [AQUI]
  • Ata n.º 1 [AQUI]
  • Adenda à Ata n.º1  [AQUI]
  • Ata n.º 2 [AQUI]

A candidatura é formalizada na plataforma SIGRHE

Formulário_Audiência de Interessados [AQUI]

parcerias26V F