Greve do Pessoal Docente e Não Docente

Tendo em atenção o pré-aviso de greve do pessoal docente e não docente, informamos que ao longo do dia poderão ocorrer constrangimentos e limitações nos serviços/sectores e Pavilhão Desportivo da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro.

Os encarregados de educação devem manter-se atentos às comunicações da escola no Portal do Agrupamento.

A diretora

Elisabete Tavares


 

ErasmusDays 2025

muraldigitalerasmus


 

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação " Pequeno Almoço Saudável"

 alimentacaosaudavelsec

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, foi organizado um pequeno-almoço saudável para toda a comunidade escolar. Esta atividade, dinamizada pelo projeto “Escola com Saúde” em colaboração com os alunos que frequentam a disciplina de Biologia e Geologia das turmas A, D, E e F do 11.º Ano, teve como como principais objetivos sensibilizar para a importância da escolha adequada e diversa de alimentos e inverter a tendência crescente de perfis de doença associadas a uma deficiente nutrição.
A alimentação saudável pressupõe que esta deve ser completa, diversificada e equilibrada, proporcionando a energia adequada para a obtenção de bem-estar físico, mental e social ao longo do dia, contribuindo assim para melhorar a qualidade das aprendizagens.


A Coordenadora do Projeto de Educação para a Saúde
Teresa Valente

Dia Mundial da Alimentação

 alimentacaosaudavel1

🍊 Dia da Alimentação na Escola! 🥬🍉
No dia 16 de outubro, os alunos da EB de Santo António, Ossela, celebraram o Dia Mundial da Alimentação de forma deliciosa e divertida! Construíram um "Semáforo da Alimentação" e prepararam queques de alfarroba e sumo de laranja natural para o lanche. Estava tudo delicioso! Foi um dia muito divertido, com muitas risadas e aprendizagens verdadeiramente deliciosas...

Na semana de 14 a 18 de novembro de 2022, todas as turmas de 6.ºano da escola Ferreira de Castro desenvolveram o tema e-BUG do projeto-piloto, promovido pela DGE, em parceria com a DGS e Infarmed.
O e-BUG é um programa pedagógico internacional que envolve mais de 27 países e os seus recursos foram testados em mais de 3000 crianças e jovens.
Nesta primeira semana de trabalho colaborativo interdisciplinar, os alunos desenvolveram o interesse pela ciência e melhoraram o conhecimento e percepção sobre o que são microrganismos. Na segunda semana de trabalho colaborativo que vai decorrer em março, os alunos vão trabalhar sobre a prevenção e controlo de infeções e vão saber como usar, de modo prudente, os antibióticos de forma a terem uma atitude proativa no que diz respeito a cuidar da sua própria saúde.
No âmbito do projeto, os alunos realizaram diferentes atividades para as quais contribuíram as várias disciplinas do currículo, utilizaram materiais de apoio disponíveis no website e-BUG, monitorizaram as suas aprendizagens e produziram vídeos com a partilha das experiências vividas.

e1.jpg e3.jpg e2.jpg e4.jpg
Os alunos falam de bactérias probióticas e de um fungo útil que é a levedura utilizada na indústria alimentar. Referem que a fermentação tem um ritmo mais rápido quando o açúcar estar presente. Os alunos explicam os passos que existem para lavar cada parte das mãos e o que deve ser usado para fazer uma correta higienização, de modo a remover microrganismos nocivos que possam existir.

Os alunos dão exemplos de microrganismos que são prejudiciais ao ser humano, podem ser transmitidos de pessoa para pessoa e são responsáveis pelo aparecimento e propagação de doenças infeciosas.

 

 

Neste vídeo, os alunos tecem comentários e opiniões sobre o projeto-piloto e-BUG, e as experiências realizadas em laboratório, na primeira semana de trabalho colaborativo interdisciplinar.

 

       

 

parcerias