Feliz Páscoa | 2025

pascoa25 v2


 

Um dia intercultural - visita de estudo interdisciplinar do 8.º ano

visitaestudo8ano

No dia 1 abril realizou-se a visita de estudo do 8°ano a Bragança. Na parte da manhã, a visita foi feita no Centro Ciência Viva, onde se realizaram atividades de realidade virtual imersiva e interatividade digital. As atividades abrangeram as áreas da Física, da Biologia, da Ecologia e da Informática. Também se visitou a Casa da Seda, substância obtida a partir do casulo de uma lagarta, um recurso natural usado no passado como matéria-prima para a confeção de vestuário. Os estudantes conheceram como se trabalha o casulo para obter o fio, o ciclo de vida da espécie e a tecnologia de fiação.


Durante a tarde foi visitado o Museu do Traje, com exposição das indumentárias de cada região e época. De seguida, a visita ao Domus Municipalis, o edificio onde se realizavam as reuniões para a gestão do território, o equivalente à atual Câmara Municipal.

A Visita terminou com a visita ao Museu Militar com o espólio do material usado ao longo dos séculos. Neste museu os estudantes foram confrontados com a realidade atual, em que a história repete-se com a recrusdecência no mundo dos conflitos entre países, levando à reflexão que a paz é o estado fundamental para uma vida plena entre os povos.

Importante referenciar o comportamento adequado e colaborativo dos estudantes e dos  docentes envolvidos para que o dia fosse considerado profícuo (Docentes: Marco Ferreira, Ana Rita, Beatriz , Francisco Silva, Cristina Vila , Sandra Silva , Alexandra Anil , António Miguel Santos, Paulo Martins, Carlos Matos, Ana Costa, Tiago Leandro, Joaquim Graciano , Elisabete Lages, Renato Borrega).


Prof.Marco Ferreira (coordenador da equipa do 8º ano)

Erasmus + - duas professoras do 1.º ciclo em job shadowing na Letónia

 

Imagem WhatsApp 2025 04 14 às 10.26.53 9e8479a7

As professoras do 1.º ciclo da EB de Outeiro, Carla Terra, e da EB de Lações, Joana Pereira, regressaram recentemente de uma enriquecedora experiência de Job Shadowing na Letónia, totalmente financiada pelo Programa Erasmus+ SCH do Agrupamento.

Durante uma semana intensa, as docentes tiveram a oportunidade de observar e colaborar com colegas letões, explorando novas metodologias de ensino e práticas pedagógicas inovadoras. Esta experiência permitiu a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de novas competências. Esta foi uma oportunidade única de ver de perto como outras escolas abordam desafios semelhantes aos nossos, mas com perspetivas e soluções diferentes. De salientar a riqueza cultural e profissional do intercâmbio, que permitiu trazer para Oliveira de Azeméis novas ideias e inspiração para as suas aulas.

Durante a sua estadia na Letónia, as professoras acompanharam o dia a dia da turma do 2.º ano de escolaridade da professora Egita Malecka, a lecionar na Saldus VidussKola, participaram em atividades letivas, reuniram com professores, técnicos, terapeutas e coordenadoras de escola e conheceram o sistema educativo letão. Ambas realçaram o acolhimento caloroso da comunidade escolar letã e a abertura para partilhar as suas experiências e conhecimentos.
As professoras portuguesas estão agora entusiasmadas por partilhar as suas aprendizagens com os colegas e por implementar novas abordagens nas suas salas de aula, contribuindo para um ensino cada vez mais dinâmico e eficaz para os alunos do 1.º ciclo do seu Agrupamento. Esta experiência bem-sucedida reforça o papel do Programa Erasmus+ como um motor de inovação e de crescimento para a educação em toda a Europa.

Poderemos ir acompanhando os detalhes da experiência destas docentes [AQUI].
O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro tem vindo a apostar na participação em projetos Erasmus+ como forma de promover a inovação pedagógica e o desenvolvimento profissional dos seus docentes.

Em breve teremos três docentes estarão em Espanha para conhecer as práticas pedagógicas do IES Alfonso XI -  instituto público de secundaria, bachillerato y FP em Alcalá la Real. 

Na semana de 14 a 18 de novembro de 2022, todas as turmas de 6.ºano da escola Ferreira de Castro desenvolveram o tema e-BUG do projeto-piloto, promovido pela DGE, em parceria com a DGS e Infarmed.
O e-BUG é um programa pedagógico internacional que envolve mais de 27 países e os seus recursos foram testados em mais de 3000 crianças e jovens.
Nesta primeira semana de trabalho colaborativo interdisciplinar, os alunos desenvolveram o interesse pela ciência e melhoraram o conhecimento e percepção sobre o que são microrganismos. Na segunda semana de trabalho colaborativo que vai decorrer em março, os alunos vão trabalhar sobre a prevenção e controlo de infeções e vão saber como usar, de modo prudente, os antibióticos de forma a terem uma atitude proativa no que diz respeito a cuidar da sua própria saúde.
No âmbito do projeto, os alunos realizaram diferentes atividades para as quais contribuíram as várias disciplinas do currículo, utilizaram materiais de apoio disponíveis no website e-BUG, monitorizaram as suas aprendizagens e produziram vídeos com a partilha das experiências vividas.

e1.jpg e3.jpg e2.jpg e4.jpg
Os alunos falam de bactérias probióticas e de um fungo útil que é a levedura utilizada na indústria alimentar. Referem que a fermentação tem um ritmo mais rápido quando o açúcar estar presente. Os alunos explicam os passos que existem para lavar cada parte das mãos e o que deve ser usado para fazer uma correta higienização, de modo a remover microrganismos nocivos que possam existir.

Os alunos dão exemplos de microrganismos que são prejudiciais ao ser humano, podem ser transmitidos de pessoa para pessoa e são responsáveis pelo aparecimento e propagação de doenças infeciosas.

 

 

Neste vídeo, os alunos tecem comentários e opiniões sobre o projeto-piloto e-BUG, e as experiências realizadas em laboratório, na primeira semana de trabalho colaborativo interdisciplinar.

 

       

 

projetos25