Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

Na semana de 14 a 18 de novembro de 2022, todas as turmas de 6.ºano da escola Ferreira de Castro desenvolveram o tema e-BUG do projeto-piloto, promovido pela DGE, em parceria com a DGS e Infarmed.
O e-BUG é um programa pedagógico internacional que envolve mais de 27 países e os seus recursos foram testados em mais de 3000 crianças e jovens.
Nesta primeira semana de trabalho colaborativo interdisciplinar, os alunos desenvolveram o interesse pela ciência e melhoraram o conhecimento e percepção sobre o que são microrganismos. Na segunda semana de trabalho colaborativo que vai decorrer em março, os alunos vão trabalhar sobre a prevenção e controlo de infeções e vão saber como usar, de modo prudente, os antibióticos de forma a terem uma atitude proativa no que diz respeito a cuidar da sua própria saúde.
No âmbito do projeto, os alunos realizaram diferentes atividades para as quais contribuíram as várias disciplinas do currículo, utilizaram materiais de apoio disponíveis no website e-BUG, monitorizaram as suas aprendizagens e produziram vídeos com a partilha das experiências vividas.

e1.jpg e3.jpg e2.jpg e4.jpg
Os alunos falam de bactérias probióticas e de um fungo útil que é a levedura utilizada na indústria alimentar. Referem que a fermentação tem um ritmo mais rápido quando o açúcar estar presente. Os alunos explicam os passos que existem para lavar cada parte das mãos e o que deve ser usado para fazer uma correta higienização, de modo a remover microrganismos nocivos que possam existir.

Os alunos dão exemplos de microrganismos que são prejudiciais ao ser humano, podem ser transmitidos de pessoa para pessoa e são responsáveis pelo aparecimento e propagação de doenças infeciosas.

 

 

Neste vídeo, os alunos tecem comentários e opiniões sobre o projeto-piloto e-BUG, e as experiências realizadas em laboratório, na primeira semana de trabalho colaborativo interdisciplinar.

 

       

 

parcerias