Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

 

O AEFCastro recebeu ao longo da semana de 21 a 28 de março, 20 alunos e 3 professoras do Lucée Jean Moulin, de Angers, França.

Este acolhimento vem no seguimento da mobilidade Erasmus +, projeto KA , que permitiu a 20 alunos do 12.º ano a deslocação para formação e aprendizagem em Angers, França, no início de fevereiro. 

Após terem passado uma semana em formação nesta cidade francesa, os alunos portugueses acolheram os seus novos amigos, proporcionando-lhe uma experiência inesquecível que envolveu cultura e formação. 

Acolhidos pelas famílias portuguesas, franceses e portugueses visitaram cidades inesquecíveis (Aveiro, Porto e Coimbra) e conheceram a fundo as belezes naturais do concelho oliveirense, nomeadamente o Parque Molinológico de Ul e o Parque La Salette.

Podem acompanhar o desenvolvimento desta mobilidade Erasmus neste Mural digital

Na escola, os alunos puderam também acompanhar as atividades formativas do Agrupamento na área das tecnologias (informática e matemática), das línguas estrangeiras e do desporto. Houve momentos para assistir a aulas, realizar atividades e refletir acerca da sustentabilidade planetária. 

Na sessão de acolhimento, a coordenadora do projeto Erasmus, Elisabete Tavares, destacou a pertinência da estratégia de internacionalização do Agrupamento na medida em que tem permitido experiências formativas relevantes para o desenvolvimento das competências do Perfil do Aluno. De destacar que o Agrupamento tem em curso outros  projetos de Mobilidade Erasmus para formação de professores (em Barcelona, Florença, Istambul e Split)e formação em contexto de trabalho de alunos do Ensino Profissional em Sevilha. Recentemente, foi também concretizado um projeto Erasmus + para Adultos e Staff do Centro Qualifica que permitiu uma experiência de formação a 5 adultos, em Amsterdão, e 2 elementos do staff deste Centro em Florença. 

No último dia da sua estadia em Portugal, os alunos e os professores acompanhantes desta experiência de mobilidade Erasmus deram uma entrevista ao Correio de Azeméis a qual pode ser vista neste link

https://fb.watch/jGBOalFgj3/

 

parcerias