Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

paris

De 11 a 14 de abril, cinquenta alunos do nono ano da Ferreira de Castro rumaram a Paris, acompanhados de quatro professoras, para quatro dias de vivências intensas!

A aventura começou por um passeio pelo rio Sena em bâteau-mouche, a partir do qual puderam observar os monumentos que ladeiam as suas margens.

Depois, passaram pelo Arco do Triunfo, de onde iniciaram um passeio pela avenida Dos Champs Elysées, subiram à Tour Eiffel, visitaram o museu do Louvre, o Sacré Coeur e o bairro de Montmartre, onde puderam apreciar os trabalhos realizados pelos pintores que aí permanecem.

A visita ao Hard Rock Café, onde jantaram, foi apreciada pelos alunos, tal como, as Galerias Lafayette, onde puderam ver artigos de diferentes marcas de renome internacional e subir ao seu topo, tendo, assim, outra panorâmica da cidade. Foi feita muita caminhada para passar por referências culturais como a Catedral de Notre Dame de Paris (exterior), Centre Georges Pompidou, a casa de cantores e escritores, pontes sobre o Sena, Mural do Amor, onde se encontra a expressão amo-te em centenas de línguas, e muitas outras referências.

O dia mais divertido, claro, foi o da ida ao parque Disneyland, que só terminou após o espetáculo noturno, que era novo, e que foi inaugurado para nós!... A meteorologia previa chuva para todos os dias, mas tivemos sorte e apenas no último dia ainda experimentámos a chuva francesa… assim como o frio e o vento forte. No último dia, ainda conseguimos fugir à manifestação que teve início junto ao Louvre, onde acabáramos de almoçar. O trânsito parisiense apresentava inúmeros “bouchons” e o que nos valeu foi a “expertise” do motorista e da guia que conhecem todos os caminhos.

Foi, certamente, uma experiência enriquecedora com muitas aprendizagens realizadas em variados domínios.

parcerias