Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

dourovinhateiro

Nos dias 20 e 21 de abril de 2023, os alunos da turma do 10ºB deslocaram-se até à região do Douro Vinhateiro para realizar a visita de estudo interdisciplinar. No dia 20, a turma saiu da escola às 7:30 em direção à quinta do Bomfim, em Pinhão, com o objetivo de adquirir conhecimentos sobre o sistema de rega que têm implementado, uma vez que o projeto interdisciplinar de DAC tem como finalidade instalar uma amostra do sistema num canteiro da escola. Durante a visita os alunos puderam assistir a uma apresentação orientada por Joana Valente que os levou a observar o sistema de rega gota-a-gota implantado nas vinhas, perceber o seu funcionamento, e ainda contemplar a paisagem magnífica da quinta do Bomfim. Depois do almoço realizaram uma visita à estação ferroviária do Pinhão para observar os famosos e bonitos azulejos tradicionais, seguindo-se uma viagem de barco Rabelo: Pinhão- Romaneira- Pinhão, que foi muito apreciada por todos.

Para maior aprendizagem sobre a fermentação, em Favaios, a turma visitou o Núcleo Museológico - Pão e Vinho.

O jantar e a dormida foram já em Alijó, em grande convívio.

Surgindo um imprevisto, não foi possível visitar o Museu do Côa, mas em Castelo Melhor, uma aldeia a 14 km de Vila Nova de Foz Côa, e com o objetivo de conhecer o Núcleo de Gravuras de Penascosa, os alunos realizaram um percurso de Jipe para observar e identificar diferentes gravuras situadas no Paleolítico Superior.

Esta visita de estudo foi determinante para consolidar aprendizagens que são fundamentais para a prossecução do projeto interdisciplinar.

parcerias