Greve do Pessoal Docente e Não Docente

Tendo em atenção o pré-aviso de greve do pessoal docente e não docente, informamos que ao longo do dia poderão ocorrer constrangimentos e limitações nos serviços/sectores e Pavilhão Desportivo da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro.

Os encarregados de educação devem manter-se atentos às comunicações da escola no Portal do Agrupamento.

A diretora

Elisabete Tavares


 

ErasmusDays 2025

muraldigitalerasmus


 

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação " Pequeno Almoço Saudável"

 alimentacaosaudavelsec

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, foi organizado um pequeno-almoço saudável para toda a comunidade escolar. Esta atividade, dinamizada pelo projeto “Escola com Saúde” em colaboração com os alunos que frequentam a disciplina de Biologia e Geologia das turmas A, D, E e F do 11.º Ano, teve como como principais objetivos sensibilizar para a importância da escolha adequada e diversa de alimentos e inverter a tendência crescente de perfis de doença associadas a uma deficiente nutrição.
A alimentação saudável pressupõe que esta deve ser completa, diversificada e equilibrada, proporcionando a energia adequada para a obtenção de bem-estar físico, mental e social ao longo do dia, contribuindo assim para melhorar a qualidade das aprendizagens.


A Coordenadora do Projeto de Educação para a Saúde
Teresa Valente

Dia Mundial da Alimentação

 alimentacaosaudavel1

🍊 Dia da Alimentação na Escola! 🥬🍉
No dia 16 de outubro, os alunos da EB de Santo António, Ossela, celebraram o Dia Mundial da Alimentação de forma deliciosa e divertida! Construíram um "Semáforo da Alimentação" e prepararam queques de alfarroba e sumo de laranja natural para o lanche. Estava tudo delicioso! Foi um dia muito divertido, com muitas risadas e aprendizagens verdadeiramente deliciosas...

Screenshot 5

Os ferreirinhas do 11ºB, no âmbito do seu projeto DAC, visitaram a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, antes da entrada na fase de preparativos para as campanhas no Mar de Portugal. O ROV Luso é um veículo de operação remota, com capacidade para mergulhar a 6000m de profundidade, adquirido por Portugal em 2008, no âmbito do Projeto de Extensão da Plataforma Continental de Portugal (PEPC), e que efetua a recolha seletiva de amostras geológicas do fundo marinho.

Nesta atividade, os alunos ficaram a conhecer in loco o ROV Luso e as suas capacidades através de uma conversa com os pilotos António Calado, Andreia Afonso e Miguel Souto, seguida de uma demonstração na piscina de testes e na cabine de pilotagem do ROV.

De seguida foram até ao Parque dos Poetas onde uma equipa da Câmara Municipal de Oeiras os esperava para uma visita guiada e a oferta de alguns brindes. Aqui, visitaram com mais pormenor a zona destinada aos poetas do século XX, onde conseguiram reconhecer alguns dos poetas ali representados, e também a área dedicada a Cesário Verde.

Belo Parque com uma área de 22,5 hectares e uma configuração que se alonga desde o nível de planalto - antigos campos de trigo e pastagem - até à zona ribeirinha.

Finalmente, no Aquário Vasco da Gama, construído por influência do rei D. Carlos e entregue em 1901 à administração da Marinha, os alunos testaram os seus conhecimentos de Biologia através da observação de espécies animais e vegetais pertencentes aos mais variados grupos zoológicos e botânicos, provenientes de ecossistemas de água doce, salgada e salobra, de ambos os hemisférios, mas em que a fauna da costa portuguesa ocupa lugar de destaque. Dia fantástico!

Testemunho de 2 alunas:

“A meu ver, a visita de estudo à EMEPC foi extremamente importante e estimuladora. Tive a oportunidade de ver o ROV LUSO a operar e também de falar com os pilotos que o manipulam. De tarde, o bom tempo e o convívio entre alunos e professores proporcionaram um ambiente descontraído e com muita animação!”

Gabriela Baltazar

“Para mim, a visita de estudo foi bastante útil, uma vez que fomos capazes de ver o ROV LUSO a trabalhar e também de observar diferentes espécies marinhas no aquário. Estas experiências e conhecimentos, provavelmente, irão ser uteis para a realização do exame nacional, este ano.”

Ana Sofia Fazenda


 

parcerias