Feliz Páscoa | 2025

pascoa25 v2


 

Um dia intercultural - visita de estudo interdisciplinar do 8.º ano

visitaestudo8ano

No dia 1 abril realizou-se a visita de estudo do 8°ano a Bragança. Na parte da manhã, a visita foi feita no Centro Ciência Viva, onde se realizaram atividades de realidade virtual imersiva e interatividade digital. As atividades abrangeram as áreas da Física, da Biologia, da Ecologia e da Informática. Também se visitou a Casa da Seda, substância obtida a partir do casulo de uma lagarta, um recurso natural usado no passado como matéria-prima para a confeção de vestuário. Os estudantes conheceram como se trabalha o casulo para obter o fio, o ciclo de vida da espécie e a tecnologia de fiação.


Durante a tarde foi visitado o Museu do Traje, com exposição das indumentárias de cada região e época. De seguida, a visita ao Domus Municipalis, o edificio onde se realizavam as reuniões para a gestão do território, o equivalente à atual Câmara Municipal.

A Visita terminou com a visita ao Museu Militar com o espólio do material usado ao longo dos séculos. Neste museu os estudantes foram confrontados com a realidade atual, em que a história repete-se com a recrusdecência no mundo dos conflitos entre países, levando à reflexão que a paz é o estado fundamental para uma vida plena entre os povos.

Importante referenciar o comportamento adequado e colaborativo dos estudantes e dos  docentes envolvidos para que o dia fosse considerado profícuo (Docentes: Marco Ferreira, Ana Rita, Beatriz , Francisco Silva, Cristina Vila , Sandra Silva , Alexandra Anil , António Miguel Santos, Paulo Martins, Carlos Matos, Ana Costa, Tiago Leandro, Joaquim Graciano , Elisabete Lages, Renato Borrega).


Prof.Marco Ferreira (coordenador da equipa do 8º ano)

Erasmus + - duas professoras do 1.º ciclo em job shadowing na Letónia

 

Imagem WhatsApp 2025 04 14 às 10.26.53 9e8479a7

As professoras do 1.º ciclo da EB de Outeiro, Carla Terra, e da EB de Lações, Joana Pereira, regressaram recentemente de uma enriquecedora experiência de Job Shadowing na Letónia, totalmente financiada pelo Programa Erasmus+ SCH do Agrupamento.

Durante uma semana intensa, as docentes tiveram a oportunidade de observar e colaborar com colegas letões, explorando novas metodologias de ensino e práticas pedagógicas inovadoras. Esta experiência permitiu a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de novas competências. Esta foi uma oportunidade única de ver de perto como outras escolas abordam desafios semelhantes aos nossos, mas com perspetivas e soluções diferentes. De salientar a riqueza cultural e profissional do intercâmbio, que permitiu trazer para Oliveira de Azeméis novas ideias e inspiração para as suas aulas.

Durante a sua estadia na Letónia, as professoras acompanharam o dia a dia da turma do 2.º ano de escolaridade da professora Egita Malecka, a lecionar na Saldus VidussKola, participaram em atividades letivas, reuniram com professores, técnicos, terapeutas e coordenadoras de escola e conheceram o sistema educativo letão. Ambas realçaram o acolhimento caloroso da comunidade escolar letã e a abertura para partilhar as suas experiências e conhecimentos.
As professoras portuguesas estão agora entusiasmadas por partilhar as suas aprendizagens com os colegas e por implementar novas abordagens nas suas salas de aula, contribuindo para um ensino cada vez mais dinâmico e eficaz para os alunos do 1.º ciclo do seu Agrupamento. Esta experiência bem-sucedida reforça o papel do Programa Erasmus+ como um motor de inovação e de crescimento para a educação em toda a Europa.

Poderemos ir acompanhando os detalhes da experiência destas docentes [AQUI].
O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro tem vindo a apostar na participação em projetos Erasmus+ como forma de promover a inovação pedagógica e o desenvolvimento profissional dos seus docentes.

Em breve teremos três docentes estarão em Espanha para conhecer as práticas pedagógicas do IES Alfonso XI -  instituto público de secundaria, bachillerato y FP em Alcalá la Real. 

Screenshot 5

Os ferreirinhas do 11ºB, no âmbito do seu projeto DAC, visitaram a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, antes da entrada na fase de preparativos para as campanhas no Mar de Portugal. O ROV Luso é um veículo de operação remota, com capacidade para mergulhar a 6000m de profundidade, adquirido por Portugal em 2008, no âmbito do Projeto de Extensão da Plataforma Continental de Portugal (PEPC), e que efetua a recolha seletiva de amostras geológicas do fundo marinho.

Nesta atividade, os alunos ficaram a conhecer in loco o ROV Luso e as suas capacidades através de uma conversa com os pilotos António Calado, Andreia Afonso e Miguel Souto, seguida de uma demonstração na piscina de testes e na cabine de pilotagem do ROV.

De seguida foram até ao Parque dos Poetas onde uma equipa da Câmara Municipal de Oeiras os esperava para uma visita guiada e a oferta de alguns brindes. Aqui, visitaram com mais pormenor a zona destinada aos poetas do século XX, onde conseguiram reconhecer alguns dos poetas ali representados, e também a área dedicada a Cesário Verde.

Belo Parque com uma área de 22,5 hectares e uma configuração que se alonga desde o nível de planalto - antigos campos de trigo e pastagem - até à zona ribeirinha.

Finalmente, no Aquário Vasco da Gama, construído por influência do rei D. Carlos e entregue em 1901 à administração da Marinha, os alunos testaram os seus conhecimentos de Biologia através da observação de espécies animais e vegetais pertencentes aos mais variados grupos zoológicos e botânicos, provenientes de ecossistemas de água doce, salgada e salobra, de ambos os hemisférios, mas em que a fauna da costa portuguesa ocupa lugar de destaque. Dia fantástico!

Testemunho de 2 alunas:

“A meu ver, a visita de estudo à EMEPC foi extremamente importante e estimuladora. Tive a oportunidade de ver o ROV LUSO a operar e também de falar com os pilotos que o manipulam. De tarde, o bom tempo e o convívio entre alunos e professores proporcionaram um ambiente descontraído e com muita animação!”

Gabriela Baltazar

“Para mim, a visita de estudo foi bastante útil, uma vez que fomos capazes de ver o ROV LUSO a trabalhar e também de observar diferentes espécies marinhas no aquário. Estas experiências e conhecimentos, provavelmente, irão ser uteis para a realização do exame nacional, este ano.”

Ana Sofia Fazenda


 

projetos25