Feliz Páscoa | 2025

pascoa25 v2


 

Um dia intercultural - visita de estudo interdisciplinar do 8.º ano

visitaestudo8ano

No dia 1 abril realizou-se a visita de estudo do 8°ano a Bragança. Na parte da manhã, a visita foi feita no Centro Ciência Viva, onde se realizaram atividades de realidade virtual imersiva e interatividade digital. As atividades abrangeram as áreas da Física, da Biologia, da Ecologia e da Informática. Também se visitou a Casa da Seda, substância obtida a partir do casulo de uma lagarta, um recurso natural usado no passado como matéria-prima para a confeção de vestuário. Os estudantes conheceram como se trabalha o casulo para obter o fio, o ciclo de vida da espécie e a tecnologia de fiação.


Durante a tarde foi visitado o Museu do Traje, com exposição das indumentárias de cada região e época. De seguida, a visita ao Domus Municipalis, o edificio onde se realizavam as reuniões para a gestão do território, o equivalente à atual Câmara Municipal.

A Visita terminou com a visita ao Museu Militar com o espólio do material usado ao longo dos séculos. Neste museu os estudantes foram confrontados com a realidade atual, em que a história repete-se com a recrusdecência no mundo dos conflitos entre países, levando à reflexão que a paz é o estado fundamental para uma vida plena entre os povos.

Importante referenciar o comportamento adequado e colaborativo dos estudantes e dos  docentes envolvidos para que o dia fosse considerado profícuo (Docentes: Marco Ferreira, Ana Rita, Beatriz , Francisco Silva, Cristina Vila , Sandra Silva , Alexandra Anil , António Miguel Santos, Paulo Martins, Carlos Matos, Ana Costa, Tiago Leandro, Joaquim Graciano , Elisabete Lages, Renato Borrega).


Prof.Marco Ferreira (coordenador da equipa do 8º ano)

Erasmus + - duas professoras do 1.º ciclo em job shadowing na Letónia

 

Imagem WhatsApp 2025 04 14 às 10.26.53 9e8479a7

As professoras do 1.º ciclo da EB de Outeiro, Carla Terra, e da EB de Lações, Joana Pereira, regressaram recentemente de uma enriquecedora experiência de Job Shadowing na Letónia, totalmente financiada pelo Programa Erasmus+ SCH do Agrupamento.

Durante uma semana intensa, as docentes tiveram a oportunidade de observar e colaborar com colegas letões, explorando novas metodologias de ensino e práticas pedagógicas inovadoras. Esta experiência permitiu a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de novas competências. Esta foi uma oportunidade única de ver de perto como outras escolas abordam desafios semelhantes aos nossos, mas com perspetivas e soluções diferentes. De salientar a riqueza cultural e profissional do intercâmbio, que permitiu trazer para Oliveira de Azeméis novas ideias e inspiração para as suas aulas.

Durante a sua estadia na Letónia, as professoras acompanharam o dia a dia da turma do 2.º ano de escolaridade da professora Egita Malecka, a lecionar na Saldus VidussKola, participaram em atividades letivas, reuniram com professores, técnicos, terapeutas e coordenadoras de escola e conheceram o sistema educativo letão. Ambas realçaram o acolhimento caloroso da comunidade escolar letã e a abertura para partilhar as suas experiências e conhecimentos.
As professoras portuguesas estão agora entusiasmadas por partilhar as suas aprendizagens com os colegas e por implementar novas abordagens nas suas salas de aula, contribuindo para um ensino cada vez mais dinâmico e eficaz para os alunos do 1.º ciclo do seu Agrupamento. Esta experiência bem-sucedida reforça o papel do Programa Erasmus+ como um motor de inovação e de crescimento para a educação em toda a Europa.

Poderemos ir acompanhando os detalhes da experiência destas docentes [AQUI].
O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro tem vindo a apostar na participação em projetos Erasmus+ como forma de promover a inovação pedagógica e o desenvolvimento profissional dos seus docentes.

Em breve teremos três docentes estarão em Espanha para conhecer as práticas pedagógicas do IES Alfonso XI -  instituto público de secundaria, bachillerato y FP em Alcalá la Real. 

sealife

Todos os anos são realizadas visitas de estudo e, desta vez, não foi diferente. No dia 28 de abril, as turmas do 9ºano, incluindo a minha, foram ao Pavilhão da Água e ao Sea Life.

Na minha opinião, esta visita de estudo foi bastante útil e interessante, uma vez que estávamos a realizar um projeto na escola acerca da água. Então, através desta visita consolidámos melhor as aprendizagens em relação ao tema. Acho que os locais foram adequados, já que se encontravam relativamente próximos um do outro e havia sítio para almoçar e para descansar, o que permitiu que os alunos andassem sempre a pé, evitando os meios de transporte mais poluentes.

Do meu ponto de vista, a viagem foi muito importante para o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos e, até mesmo, para os professores que nos acompanharam. Para além disto, foi uma atividade diferente das habituais, não houve livros ou cadernos e acho que isso motivou os alunos.

Considero que todos os alunos gostariam de realizar uma atividade semelhante.

Guilherme Vieira, 9ºD


  Na passada sexta feira, eu fui a uma visita de estudo que se realizou no Porto.

Na minha opinião, como eu visitei o “Sea Life” e o “Pavilhão da Água”, penso que foi uma visita muito importante. Acho que visitar o “Sea Life” permitiu perceber muitas coisas sobre as espécies marítimas que habitam no oceano. As alforrecas, por exemplo, precisam de um ambiente escuro, ou seja, quase sem radiação solar, para conseguirem viver em melhores condições. Já as estrelas-do-mar tanto podem viver dentro de água, no fundo dos oceanos, como podem viver fora de água, à superfície.

Do meu ponto de vista, visitar o “Pavilhão da Água” permitiu-me ficar também a perceber um pouco mais sobre a água. Por exemplo, fiquei a saber que existem muitos tipos de água e penso que, com o pequeno filme que vimos no fim da visita, fiquei muito mais consciente de que a poluição da água faz mesmo muito mal às espécies que habitam os oceanos e também ao Planeta Terra, ou seja, a todos os humanos.

Concluindo, sou da opinião de que esta visita de estudo me proporcionou uma ideia muito mais consciente, não só da água, mas também das espécies que vivem nos oceanos.

Tiago Rosa, 9º B

projetos25