Selo «Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência»

A Comissão de Acompanhamento do Combate ao Bullying e ao Ciberbullying nas Escolas, certifica que foi atribuído o Selo «Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência» ao/à “Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis”.

certificadonaoviolencia

 

  • Atividade integradora do curso profissional de Técnico de Gestão
    https://aefcastro.net/_portal/images/2024_2025/integraçãoprofissional.png
    No dia 30 de outubro de 2024, teve lugar junto ao Pavilhão Desportivo do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, uma atividade integradora dos novos alunos do Curso Profissional Técnico de Gestão (TG), envolvendo os alunos dos diferentes anos do curso. Ler mais
  • Diplomas de Mérito Escolar
    https://aefcastro.net/_portal/images/DSC00136.jpg
    Cerimónia da entrega de Diplomas de Mérito e Finalistas do ano letivo 2023/2024
    Momentos da cerimónia da entrega de Diplomas para alunos do 2.º, 3º ciclos e ensino secundário do ano letivo 2023/2024 Ler mais
  • Paiaçu, o Verbo do Pai Grande
    https://aefcastro.net/_portal/images/2024_2025/teatro.png
    Teatro
    Na passada quinta-feira, 7 de novembro, os alunos do 11º ano dos cursos cientifico-humanísticos tiveram a oportunidade de assistir a uma representação baseada no Sermão de Santo António, do Padre António Vieira. A obra constitui uma alegoria, pois o orador dirige-se aos peixes com o propósito de criticar a sociedade da sua época, o séc. XVII, mas, surpreendentemente, mantém-se atual. Ler mais
  • 2º Encontro | Ensino Profissional
    https://aefcastro.net/_portal/images/2024_2025/2encontro.png
    2.º Encontro "Educar no Presente para Profissões do Futuro".
    No passado dia 23 de outubro, realizou-se o 2.º Encontro "Educar no Presente para Profissões do Futuro" que contou com a participação de Lúis Grifo, em representação das Associações locais, Bernando Silva, jovem empresário, Constantino Martins e Luíz Faria , docentes no Instituto Superior de Engenharia do Porto. Ler mais
  • Ensino Profissional
    https://aefcastro.net/_portal/images/2024_2025/literaciafinanceira.jpg
    | Hora da Literacia Financeira Ler mais

sealife

Todos os anos são realizadas visitas de estudo e, desta vez, não foi diferente. No dia 28 de abril, as turmas do 9ºano, incluindo a minha, foram ao Pavilhão da Água e ao Sea Life.

Na minha opinião, esta visita de estudo foi bastante útil e interessante, uma vez que estávamos a realizar um projeto na escola acerca da água. Então, através desta visita consolidámos melhor as aprendizagens em relação ao tema. Acho que os locais foram adequados, já que se encontravam relativamente próximos um do outro e havia sítio para almoçar e para descansar, o que permitiu que os alunos andassem sempre a pé, evitando os meios de transporte mais poluentes.

Do meu ponto de vista, a viagem foi muito importante para o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos e, até mesmo, para os professores que nos acompanharam. Para além disto, foi uma atividade diferente das habituais, não houve livros ou cadernos e acho que isso motivou os alunos.

Considero que todos os alunos gostariam de realizar uma atividade semelhante.

Guilherme Vieira, 9ºD


  Na passada sexta feira, eu fui a uma visita de estudo que se realizou no Porto.

Na minha opinião, como eu visitei o “Sea Life” e o “Pavilhão da Água”, penso que foi uma visita muito importante. Acho que visitar o “Sea Life” permitiu perceber muitas coisas sobre as espécies marítimas que habitam no oceano. As alforrecas, por exemplo, precisam de um ambiente escuro, ou seja, quase sem radiação solar, para conseguirem viver em melhores condições. Já as estrelas-do-mar tanto podem viver dentro de água, no fundo dos oceanos, como podem viver fora de água, à superfície.

Do meu ponto de vista, visitar o “Pavilhão da Água” permitiu-me ficar também a perceber um pouco mais sobre a água. Por exemplo, fiquei a saber que existem muitos tipos de água e penso que, com o pequeno filme que vimos no fim da visita, fiquei muito mais consciente de que a poluição da água faz mesmo muito mal às espécies que habitam os oceanos e também ao Planeta Terra, ou seja, a todos os humanos.

Concluindo, sou da opinião de que esta visita de estudo me proporcionou uma ideia muito mais consciente, não só da água, mas também das espécies que vivem nos oceanos.

Tiago Rosa, 9º B

projetosparcerias24