Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

sealife

Todos os anos são realizadas visitas de estudo e, desta vez, não foi diferente. No dia 28 de abril, as turmas do 9ºano, incluindo a minha, foram ao Pavilhão da Água e ao Sea Life.

Na minha opinião, esta visita de estudo foi bastante útil e interessante, uma vez que estávamos a realizar um projeto na escola acerca da água. Então, através desta visita consolidámos melhor as aprendizagens em relação ao tema. Acho que os locais foram adequados, já que se encontravam relativamente próximos um do outro e havia sítio para almoçar e para descansar, o que permitiu que os alunos andassem sempre a pé, evitando os meios de transporte mais poluentes.

Do meu ponto de vista, a viagem foi muito importante para o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos e, até mesmo, para os professores que nos acompanharam. Para além disto, foi uma atividade diferente das habituais, não houve livros ou cadernos e acho que isso motivou os alunos.

Considero que todos os alunos gostariam de realizar uma atividade semelhante.

Guilherme Vieira, 9ºD


  Na passada sexta feira, eu fui a uma visita de estudo que se realizou no Porto.

Na minha opinião, como eu visitei o “Sea Life” e o “Pavilhão da Água”, penso que foi uma visita muito importante. Acho que visitar o “Sea Life” permitiu perceber muitas coisas sobre as espécies marítimas que habitam no oceano. As alforrecas, por exemplo, precisam de um ambiente escuro, ou seja, quase sem radiação solar, para conseguirem viver em melhores condições. Já as estrelas-do-mar tanto podem viver dentro de água, no fundo dos oceanos, como podem viver fora de água, à superfície.

Do meu ponto de vista, visitar o “Pavilhão da Água” permitiu-me ficar também a perceber um pouco mais sobre a água. Por exemplo, fiquei a saber que existem muitos tipos de água e penso que, com o pequeno filme que vimos no fim da visita, fiquei muito mais consciente de que a poluição da água faz mesmo muito mal às espécies que habitam os oceanos e também ao Planeta Terra, ou seja, a todos os humanos.

Concluindo, sou da opinião de que esta visita de estudo me proporcionou uma ideia muito mais consciente, não só da água, mas também das espécies que vivem nos oceanos.

Tiago Rosa, 9º B

parcerias