Numa união de vontades, com o objetivo de usufruir das potencialidades existentes no concelho, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, o Centro de Formação AVCOA (Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis) e a Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, através dos seus professores de Educação Física, juntaram-se para explorar o espelho de água do Pedregulhal, em Ossela, um local de excelência do nosso concelho, rico em valor patrimonial e ambiental.
Tendo como pretexto a formação em atividades de ar livre que os professores de Educação Física estão a realizar, a freguesia de Ossela foi o cenário de uma caminhada e uma sessão de stand up paddle, onde se constatou o enorme potencial existente para futuras ações educativas a realizar com alunos no âmbito da educação ambiental, cidadania e, naturalmente, outras, ligadas à componente desportiva ao ar livre. Salienta-se a presença do Senhor Vereador da Câmara Municipal Hélder Simões, que sublinhou a importância educativa do local e das atividades associadas ao Pedregulhal, enfatizando o interesse do Município em dar a conhecer aos Oliveirenses os recursos existentes no concelho, para que possam ser utilizados não só para fins educativos, mas também turísticos e de lazer.
Por sua vez, o diretor do AVCOA, professor José Rosa, manifestou a sua total disponibilidade para colaborar na organização de atividades formativas que promovam um maior conhecimento e intervenção na vida do concelho oliveirense. O Adjunto da Direção do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, professor Luís Pedro Silva congratulou-se com a atividade, que poderá trazer mais-valias na formação dos jovens e na ligação à realidade local, sublinhando o dinamismo das parcerias estabelecidas.
Os responsáveis do Serviço de Atividades Desportivas e Recreativas da Natureza do Município tiveram um papel muito relevante, apoiando e enquadrando os professores em formação, facultando o acesso a múltiplas atividades, quer em terra quer na água, as quais poderão ser, futuramente, replicadas com os alunos. São formas de aprender, inspirar e usufruir dos serviços que a natureza oferece.