OFERTA FORMATIVA | ENSINO PROFISSIONAL

Oferta formativa jornal 2025 2026 Final

Palestra do Banco de Portugal: "Canais Digitais e Segurança Online"

bancoportugal

No âmbito do projeto de Educação Financeira, foram convidadas Cláudia Alves e Mafalda Beça do Banco de Portugal, para a dinamização da palestra sob o tema "Canais Digitais e Segurança Online", a 19 de maio, no auditório do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro.

Esta palestra teve por intuito despertar e sensibilizar os jovens para os perigos de fraudes e burlas financeiras em canais digitais e contou com a ilustre presença da Diretora do Agrupamento, a professora Ilda Gomes Ferreira.

Os alunos reconheceram a pertinência dos temas abordados, identificaram-se com as situações concretas expostas pelas palestrantes, identificaram formas de levar a cabo fraudes e burlas financeiras eletrónicas - percebendo como agir, precavendo-se.
Os discentes assimilaram sinais de alerta em esquemas fraudulentos no mundo digital, aprenderam a questionar ofertas financeiras que parecem boas demais para ser verdade, desenvolveram ferramentas de reflexão crítica no sentido de evitar decisões impulsivas que possam levar a perdas financeiras significativas, adquiriram conhecimentos e habilidades que lhes permitem tomar, no futuro, decisões financeiras informadas e eficazes sobre a consulta e gestão dos canais digitais.

Tratou-se de uma sessão importante para promover técnicas de navegação online seguras. O feedback dos participantes foi bastante positivo, reforçando a relevância do tema e da sensibilização, quer para aplicação na sua rotina, quer na consciencialização da importância da adoção de estratégias de prevenção, em prol de um futuro financeiro mais estável e próspero.
A professora: Susana Gomes

Participação na atividade “Achas que consegues aguentar?" - ADRITEM

adritem Sandra Sá Costa

No dia 6 de maio, os alunos do 10.º ano dos Cursos Profissionais participaram no evento “Achas que consegues aguentar?”, promovido pela ADRITEM, no Centro Empresarial de Loureiro.

Nesse evento um grupo de alunos do nosso Agrupamento ficou em 4.º lugar num concurso de empreendedorismo. 

A ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria – promove diversas iniciativas que incentivam a participação dos alunos em atividades educativas e comunitárias. Os alunos tiveram a oportunidade de participar em atividades educativas, onde foram desafiados a identificar problemas reais na escola e a propor soluções criativas, sustentáveis e tecnológicas. Ao longo do projeto, os participantes desenvolveram ideias relacionadas com o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, situações de bullying e até com a saúde. A abordagem prática permitiu-lhes não só refletir sobre desafios do dia a dia, mas também aplicar conceitos de empreendedorismo e cidadania ativa.

O impacto desta participação estendeu-se para além deste dia, uma vez que os mentores do 10.º PI – Guilherme Fernandes, Mariana Loureiro e Juan Harriz – e do 10.º TD – Maria Carlota e Mara Ferreira – foram convidados a participar no “1.º Evento com Foco em Projetos Inovadores que Melhoram a Saúde Mental e a Felicidade no Trabalho”, que se realizou no dia 10 de maio, no mesmo local. No dia do evento,  os alunos assistiram a uma série de palestras sobre diversos tópicos, como a organização de uma empresa, a captação da audiência para os produtos, exemplos de grandes empresas da área industrial de Loureiro, a distribuição do capital pelo mundo, a criação de empresas com propósito e missão, o futuro da tecnologia e o seu efeito no mercado de trabalho, bem como a relação entre empregador e empregado. Entre estas palestras, foram realizados vários workshops destinados a treinar os participantes na criação e desenvolvimento de uma empresa, nos quais trocaram e avaliaram ideias com os restantes participantes, criaram o MVP (Minimum Viable Product) da sua empresa e apresentaram o projeto a um grupo de jurados mock-up, antes da apresentação final aos “tubarões”. Um dos grupos da turma 10.º PI/TD, composto por Mariana Loureiro e Mara Ferreira, alcançou o 4.º lugar na final, entre um total de 60 participantes.

A experiência foi enriquecedora e envolveu o trabalho em equipa, análise crítica e criatividade. Os alunos demonstraram entusiasmo ao explorar formas de transformar problemas em oportunidades, consolidando conhecimentos e desenvolvendo competências essenciais para o futuro.

visitaestudo23

No dia 2 de novembro, um dia de vento frio e com aguaceiros, os alunos dos 10º A, B e C da Escola Secundária Ferreira de Castro, com os respetivos professores Alexandra Esteves, Manuel Alberto, Paula Catela e Paulo Gião, deslocaram-se à região de Arouca para observarem alguns dos 41 geossítios (sítios de interesse geológico) que fazem parte do seu Geoparque, o qual inclui um singular e valioso Património Geológico.

Logo pela manhã visitou-se a jazida paleontológica de Canelas, uma louseira onde se têm vindo a encontrar invertebrados fósseis de numerosas classes, com especial destaque para as trilobites gigantes que viveram há mais de 400 milhões de anos.

Após um vídeo explicativo sobre a formação dos fósseis, foi possível uma visita ao Museu, onde os alunos observaram exemplares de fósseis que constituem uma coleção única.

O almoço decorreu no Parque de Campismo do Merujal, localizado em pleno planalto da Serra da Freita e constituiu um momento de bom convívio entre alunos e professores.

Dali partiu-se para o miradouro da Frecha da Mizarela para observar um fenómeno de erosão diferencial provocada pelo rio Caima que, ao passar de uma zona de granitos para outra de xistos, origina um desnível acentuado de 70m.

Perto da Frecha da Mizarela o grupo pode observar um contacto nítido entre os metassedimentos ante-ordovícicos e o granito da Serra da Freita, onde se encontra grande abundância de cristais de estaurolite que podem atingir dimensões de vários centímetros, o que evidencia a existência de metamorfismo regional na origem das rochas que os contêm.

De seguida rumou-se à aldeia da Castanheira com o objetivo do observar as famosas “Pedras Parideiras”. Neste local observou-se o plutonito de Castanheira (granito nodular) e os nódulos, de forma discoidal e biconvexa, que integram um “núcleo” de composição granítica (quartzo e feldspato) envolvido por camadas de biotite; estes nódulos destacam-se facilmente da rocha deixando nela o seu molde forrado pela biotite; os nódulos estão dispersos pela rocha, podendo alcançar 15 cm de comprimento e o fenómeno de separação da rocha, por ação dos agentes erosivos, é conhecido por “pedras parideiras”, a “pedra que pare pedra”.

De regresso a casa, e no quentinho do autocarro, reinou a boa-disposição.

projetos25