AVISO

Informa-se que houve um problema no email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e foram enviadas mensagens automáticas. 

Solicitamos ignorem mensagens suspeitas encaminhadas por este email no período da manhã de hoje. 

 

Elisabete Tavares

Diretora do Agrupamento


 

Resultados Eleitorais | Associação de Estudantes 2025

eleicaoalunos

Resultados do Desfile de Halloween da Escola

Hallowe’ en Parade

resultadoshall


 

Projetos eTwinning distinguidos com Selo Nacional de Qualidade

projetos com selo de qualidade nacional Carla Terra

 

Ao longo do ano letivo 2024/2025, professores do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, da Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário, estiveram envolvidos em Projetos eTwinning com escolas parceiras de diferentes países da Europa.
Estes projetos eTwinning, que visam promover a colaboração e inovação educativa europeia, foram distinguidos com o Selo de Qualidade Nacional. 

Na Educação Pré-Escolar - “Spring Through Children’s Eyes” (A Primavera aos olhos das crianças) - Educadoras Joana Ornelas e Susana Pinto.

No 1.º ciclo - “Together we celebrate: a collaborative adventure across Europe” (Juntos celebramos: uma aventura colaborativa pela Europa) - Educadora Sónia Frias, Professores Armindo Oliveira, Márcia Tavares, Anabela Pires, Anabela Almeida, Cláudia Lopes e Sílvia Mugeiro da EB de Outeiro.

“Old, but gold games” (Jogos antigos, mas de ouro) - Joana Pereira da EB de Lações.
Inglês - 1.º ciclo - “Spring/Easter Pictionary” (Dicionário de imagens da Primavera/Páscoa) - Professora Sandra Andrade.

No 2.º ciclo - “ICT: Imagine Coming Together” e “TransMission” - Liliana Amaral.

No Ensino Secundário - “Addition isn’t fiction” (Adição não é ficção) - Alexandra Esteves, Isabel Moutinho e Mário Matos.

Os projetos implementados na Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo tiveram o apoio dos mentores eTwinning do Agrupamento, Mário Matos e Carla Terra, que se orgulham do trabalho desenvolvido por todos os professores envolvidos. Além deste apoio, os mentores já realizaram um workshop sobre o eTwinning com vista a motivar outros professores para desenvolverem projetos eTwinning. Realça-se a importância destes projetos no desenvolvimento de competências-chave essenciais para os alunos do século XXI, em linha com o Quadro Europeu de Competências.

Mais detalhes sobre estes projetos premiados podem ser consultados [AQUI]

cabazes EBS Ferreira de Castro

Na sequência de um projeto de cidadania iniciado em 2021,  e inspirados pelo espírito de solidariedade natalício, a turma do 12ºA iniciou uma jornada solidária para ir encontro de um “Natal Ideal“ para todas as famílias. 

Com efeito,  determinados a levar um sorriso às mesas mais despidas, os alunos, e professores envolvidos nesta iniciativa,  organizaram uma campanha de recolha de alimentos e produtos de higiene para a qual contribuíram todos os elementos da comunidade educativa, alunos, encarregados de educação, professores, técnicos superiores,  assistentes técnicos e operacionais.

Deste modo, durante parte do mês de dezembro, o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro  foi palco de uma mobilização exemplar que reuniu bens suficientes para a elaboração de 47 cabazes!

Este número inspirador não teria sido atingido sem a ajuda da Associação de Pais, responsável pelo fornecimento das garrafas de azeite e do Bacalhau, itens presentes em todos os cabazes. 


Outra menção de reconhecimento também para a Novarroz que patrocinou a recolha,  oferecendo 40 kg de arroz. 
Importante será ainda agradecer de forma especial à Professora Elisabete Tavares, à Professora Júlia Lopes e ao Professor Carlos Matos pelo tempo dedicado a este projeto bem como pelo trabalho excepcional na organização e elaboração dos cabazes. 
Uma palavra especial a todos os alunos da turma A do 12.º ano que foram os artífices de toda a recolha e contribuíram de forma decisiva para o sucesso da iniciativa que possibilitou um Natal mais "feliz" a 47 famílias carenciadas do Agrupamento. 

Por fim, afirmamos energeticamente que satisfação e sensação de dever cumprido, foram os sentimentos dominantes no final de toda a recolha. Esta iniciativa refletiu, sem dúvida, os valores fundamentais que procuramos promover na nossa escola como a solidariedade, a empatia e a responsabilidade social.  Assim, mais do que bens essenciais entregamos, neste natal, uma mensagem de esperança que esperamos ver perpetuada e continuada durante o próximo ano!

parcerias