Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

cabazes EBS Ferreira de Castro

Na sequência de um projeto de cidadania iniciado em 2021,  e inspirados pelo espírito de solidariedade natalício, a turma do 12ºA iniciou uma jornada solidária para ir encontro de um “Natal Ideal“ para todas as famílias. 

Com efeito,  determinados a levar um sorriso às mesas mais despidas, os alunos, e professores envolvidos nesta iniciativa,  organizaram uma campanha de recolha de alimentos e produtos de higiene para a qual contribuíram todos os elementos da comunidade educativa, alunos, encarregados de educação, professores, técnicos superiores,  assistentes técnicos e operacionais.

Deste modo, durante parte do mês de dezembro, o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro  foi palco de uma mobilização exemplar que reuniu bens suficientes para a elaboração de 47 cabazes!

Este número inspirador não teria sido atingido sem a ajuda da Associação de Pais, responsável pelo fornecimento das garrafas de azeite e do Bacalhau, itens presentes em todos os cabazes. 


Outra menção de reconhecimento também para a Novarroz que patrocinou a recolha,  oferecendo 40 kg de arroz. 
Importante será ainda agradecer de forma especial à Professora Elisabete Tavares, à Professora Júlia Lopes e ao Professor Carlos Matos pelo tempo dedicado a este projeto bem como pelo trabalho excepcional na organização e elaboração dos cabazes. 
Uma palavra especial a todos os alunos da turma A do 12.º ano que foram os artífices de toda a recolha e contribuíram de forma decisiva para o sucesso da iniciativa que possibilitou um Natal mais "feliz" a 47 famílias carenciadas do Agrupamento. 

Por fim, afirmamos energeticamente que satisfação e sensação de dever cumprido, foram os sentimentos dominantes no final de toda a recolha. Esta iniciativa refletiu, sem dúvida, os valores fundamentais que procuramos promover na nossa escola como a solidariedade, a empatia e a responsabilidade social.  Assim, mais do que bens essenciais entregamos, neste natal, uma mensagem de esperança que esperamos ver perpetuada e continuada durante o próximo ano!

parcerias