Feira do Livro | Edição 2025

feiralivroprograma



 

Greve do Pessoal Não Docente da função pública | 12 de dezembro

Em virtude da greve do pessoal não docente, a Escola encontra-se a funcionar com algumas limitações pelo que se solicita aos encarregados de educação que se mantenham atentos às comunicações da escola.

A reprografia, o bufete, a papelaria e a biblioteca não têm apoio de assistentes operacionais. 

Elisabete Tavares

A diretora


 

Debate e Votação | Parlamento dos Jovens

PJovens Sessao divulga acoes

Clica na imagem para conhecer as listas candidatas.


 

Estudantes dos cursos profissionais de técnico de gestão e de qualidade realizaram visita de estudo interdisciplinar ao Porto e a Vila Nova de Gaia

visitaintertg

No passado dia 20 de novembro, os alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Gestão e Técnico de Qualidade participaram numa visita de estudo ao Porto e a Vila Nova de Gaia, com o objetivo de articular conhecimentos teóricos com contextos reais e proporcionar experiências de aprendizagem significativas em áreas como gestão, controlo de qualidade, processos produtivos e experiência do cliente.
A atividade teve, ainda, como propósito estimular a capacidade de observação, análise crítica e interpretação de processos industriais, comerciais e sensoriais, promover o contacto direto com setores tradicionais e inovadores da economia nacional e desenvolver competências sociais, relacionais e de trabalho em equipa.
Um dia de aprendizagem fora da sala de aula.

Ler mais...

planetario

No início do mês de novembro, os alunos das turmas do 7º ano tiveram a oportunidade de participar numa sessão especial de cinema educativo. Em vez do habitual ecrã plano, a projeção ocorreu numa cúpula, proporcionando efeitos visuais imersivos que fascinaram os presentes. O tema abordado foi a Origem do Universo e da Vida.

Ao longo do filme, exploramos o fundo do mar e descobrimos que a vida pode existir mesmo nas condições mais extremas. Em seguida, presenciamos uma simulação impressionante do Big-Bang; acompanhamos o ciclo de vida de uma estrela, desde o seu nascimento até a fase de supernova; compreendemos como a vida surgiu na Terra e como ela já foi ameaçada, no passado, pelos asteroides que vagueiam pelo Sistema Solar. Foi emocionante assistir à simulação de um meteoro entrando na atmosfera terrestre.



No final, ainda tivemos tempo para uma viagem virtual a Marte, onde exploramos sua superfície com uma sonda robótica. Aprendemos que, em Marte, apenas vida microbiana poderia existir. Para encontrar vida inteligente, é preciso procurar fora do Sistema Solar, em planetas semelhantes à Terra que orbitam outras estrelas — uma tarefa já em andamento, graças a um sistema de satélites interligados.

Quando saímos do planetário, era evidente o entusiasmo dos alunos. A experiência foi, sem dúvida, enriquecedora.

A visita do Planetário foi co-financiada pelo Projeto Ciência Viva e dinamizada pelos professores de Física e Química. 

parcerias