Semana da Tecnologia e da Ciência | 2025

SEMANA DA CINCIA E DA TECNOLOGIA2025

Alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro representam Portugal no Jubileu Mundial da Educação - La Scuola é vita, em Roma

logovita

romavita

O Agrupamento foi convidado pelo Ministério da Educação italiano (Unita’ di Missione com Stefania Altieri, Laura Virli e Pasqua Rubino)  e pela Direção do Liceo Fanti di Capria ( Alda Barbi e Maura Bergonzoni) para participar no JUBILEU da EDUCAÇÃO MUNDIAL que decorreu em Roma, entre 26 e 30 de outubro, com uma delegação constituída por dois alunos - Vasco Oliveira, 12.º Programador de Informática e Joana Brito,12.º F – Línguas e Humanidades - e um docente Edgar Borges.

O aluno Vasco Oliveira foi um dos alunos convidados a saudar as delegações representantes dos cinco continentes, na abertura oficial do evento.

 aberturaroma

Clicar na imagem para ver o vídeo

Durante 4 dias, Joana, Vasco e Edgar circularam e conviveram entre milhares de alunos e professores de todas as regiões de Itália  e dos cinco continentes, vivenciando uma experiência única em Roma e na Cidade do Vaticano, participando em diferentes oficinas temáticas de aprendizagem e de partilha para o desenvolvimento de respostas específicas e criativas aos atuais desafios na Educação. Todo o trabalho resultou na redação de uma carta coletiva ao Santo Padre Papa Leão XIV, na construção de um glossário de esperança e na produção de uma performance artística original.  

 

resumoroma

Clicar na imagem para ver o vídeo

Testemunhos dos alunos:

Ler mais...

Artes Visuais - Salvador Dali

1ciclodali

Os alunos do 2º ano, da Escola Básica de Outeiro, realizaram uma atividade de Artes Visuais tendo como referência a obra "A Persistência da Memória", do pintor Salvador Dalí. A partir da observação e análise do quadro, os alunos refletiram sobre a forma como o tempo é representado, fazendo assim a articulação com os conteúdos de Matemática, nomeadamente o estudo das horas. De seguida, o desafio foi produzir composições inspiradas na ideia de “relógios derretidos”, experimentando distorções de forma e cor.
Uma turma criou um relógio articulado, com a técnica de pintura com materiais riscadores como lápis de cor, de cera e marcadores, e a outra turma utilizou a técnica de modelação, criando pequenos relógios em pasta de modelar, explorando dimensões, texturas e possibilidades de deformação do objeto.
A proposta permitiu que os alunos desenvolvessem a criatividade, a interpretação visual e o sentido estético, ao mesmo tempo que consolidaram o conhecimento matemático relacionado com as horas. A atividade favoreceu ainda a interdisciplinaridade, a expressão individual e a apreciação da Arte enquanto forma de representar o mundo de maneira imaginativa.

 

Captura de ecrã 2025 03 27 152248

No dia 20 de março, procedeu-se à avaliação dos trabalhos dos alunos do 5.º e 9.º anos que concorreram aos concursos propostos no âmbito do projeto de Educação Financeira.

Premiados  “Melhor Provérbio” - 5.º ano

 

1.º LUGAR -  provérbio “Poupar sabe bem e faz-te ir mais além!”, para os alunos Miguel Ferreira e Matias do 5.º F;

2.º LUGAR - provérbio “Tens de saber poupar, para a tua vida alegrar!” de Victória e Matilde da turma 5.º F;

3.º LUGAR - provérbio “É importante poupar para o futuro melhorar!” de Rafael Lopo e Kauai Pizeta do 5.º F.

Menção Honrosa ao provérbio "Moeda poupada é semente lançada: cresce devagar, mas dá sombra para a jornada" de Gonçalo Silva do 5.º C.

O júri do concurso “Melhor Provérbio” foi composto pela coordenadora do Departamento de Línguas, a professora Maria José Silva e pela assessora científica do grupo disciplinar de Economia / Contabilidade, Ana Paula Azinheira. 

Premiados “Melhor Logótipo” - 9.º ano

1.º LUGAR para equipa [Redacted]. de Frederico Barreto e Matias Ribeiro do 9.º E;

2.º LUGAR para a equipa FinanVision de Noa Castro e Márcia Sá da turma 9.º A;

3.º LUGAR para Ramna Valente do 9.º C.

 
O júri ido concurso “Melhor Logótipo” foi composto pelos professores Paulo Martins e Pedro Rocha (do grupo disciplinar de Artes Visuais).

Agradecemos a todos os participantes e aos docentes que integraram as equipas de júri pela sua disponibilidade.  A dinamização destes concursos só foi possível com a cooperação de todos os envolvidos.


A professora, Susana Gomes

parcerias