Aviso sobre Indisponibilidade Parcial de Informação

fg.png

Devido a um ataque informático, algumas informações dos anos de 2025 e 2026 foram parcialmente perdidas.
Estamos a proceder à recuperação e atualização manual dos conteúdos, podendo a informação publicada não refletir ainda a versão final.
Qualquer questão deverá ser reportada para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..


 

Matriculas | 2025/2026

aquamarisitalia
(clique na imagem para aceder ao sítio deste interessante projeto)
De 23 a 28 de Outubro realizou-se a mobilidade a Taranto, Itália, do projeto Aquamaris. Nesta mobilidade participaram as professoras Alexandra Esteves e Julia Lopes, e as alunas Inês Oliveira, Juliana Soares, Leonor Costa, Leticia Seixas, Maria João Costa e Mariana Pereira, do 12 B da Escola Ferreira de Castro. Para além da habitual apresentação do país e da escola, as alunas portuguesas dramatizaram "A lenda da Praia da Rocha" de uma forma espetacular. Que atrizes!!! No laboratório do Liceo G.Battaglini os alunos analisaram a qualidade da água e das areias do Mar Grande e do Mar Piccolo. Foram encontrados imensos microorganismos nocivos, bem como uma quande quantidade de microplásticos que tão mal fazem aos animais marinhos. A partir destes dados debateu-se ideias e sugestões para tornar o oceano mais sustentável, de modo a se preservar a vida humana e a de todos os seres vivos com quem o Homem partilha o planeta. O grupo visitou ainda o “Centro Euromediterrânico para o Mar e Cetáceos” onde ficou a saber mais sobre a evolução e biologia dos cetáceos e teve uma experiência fantástica de realidade virtual que tornou possível o visionamento do mar profundo com golfinhos, cachalotes, anémonas... Foi ainda realizada uma viagem de catamarã onde se avistaram bem de perto os golfinhos, e se ouviu o seu riso e assobios, e se ficou a conhecer as diferenças entre as várias espécies, algumas em vias de extinção. Para além de um convívio salutar com enriquecimento intercultural, durante esta semana houve também a oportunidade de visitar a cidade velha de Taranto, bem como Martina Franca e Alberobello, locais lindíssimos e ricos em arte e cultura. Uma semana de muitas e boas aprendizagens!

Entrar na área reservada

parcerias26