Acesso aos Vouchers Relativos aos Manuais Escolares e Horário de Funcionamento - Agosto

📘 Acesso aos Vouchers (Manuais Escolares)
  • A partir do dia 3 de agosto: 1.º Ciclo (1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos)
  • A partir do dia 10 de agosto: 2.º e 3.º Ciclos (5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 9.º anos)
  • A partir do dia 13 de agosto: Ensino Secundário (10.º, 11.º e 12.º anos e outras ofertas)
🕒 Horário Agosto | Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro

Serviços Administrativos:

  • Segundas, Terças-feiras, Quintas e Sextas-feiras : 09:00 às 12:30 |  14:00 às 16:00
  • Quartas-feiras: 09:00 às 13:00
⚠️ Aviso: Dia 10 de agosto todos os estabelecimentos encontram-se encerrados - Feriado Municipal.
Entre os dias 17 e 21 de agosto a Escola Sede encontrar-se-á encerrada.
Durante o mês de agosto os estabelecimentos escolares do pré-escolar e 1.º ciclo estão encerradas.

Resultados Reapreciações 1.ªFASE

Informa-se que os resultados das Reapreciações da 1.ª fase poderão ser consultados na plataforma inovar. Esta informação só estará disponível na plataforma INOVAR  se a classificação tiver sido alterada.

Mais se informa que procederemos ao envio da ficha ENES para o email que consta na plataforma PIEPE.

Solicitamos que se mantenham atentos às informações publicadas no Portal do Agrupamento.


 

Fichas ENES_2.ª fase

Informam-se os alunos interessados que as fichas ENES com os exames realizados na 2.ª fase já se encontram disponíveis para levantamento no PBX.


 

EXAMES 2. º FASE - RESULTADOS

 Informa-se os alunos e os encarregados de educação que as pautas com os resultados da 2.ª fase das provas finais do ensino básico e dos exames nacionais do ensino secundário da 2.º fase encontram-se afixadas no átrio da Escola e disponíveis para consulta na plataforma INOVAR.  

Ao longo do dia de hoje, 7 de agosto,  serão enviados, via email, os ficheiros pdf com os Exames para consulta.

Não será necessário solicitar consulta de Prova, exceto para os Exames de Geometria Descritiva A e Desenho A. 

Para solicitar a consulta dos Exames de Geometria Descritiva A e Desenho A, devem utilizar o modelo 09JNE disponível [AQUI].

 

Encontram-se disponíveis, em formato digital, para preenchimento em computador, os modelos 10, 12, 12-A do JNE, a utilizar caso se pretenda a reapreciação dos Exames realizados na 2.ª fase

Modelo 10 - Requerimento para retificação das cotações

Modelo 12 - Requerimento para reapreciação de prova

Modelo 12A - Alegação justificativa de reapreciação de prova

Os modelos devem ser enviados para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou entregues presencialmente nos serviços administrativos. 

Relembramos que os pedidos de reapreciação têm um custo de 25 euros (por exame), pelo que devem ter este montante no cartão.


 

 

 

Alteração calendário de matrículas

De acordo com o Despacho n.º 8885-A/2026, de 14 de julho, o período de matrícula e renovação para os 10.º e 12.º anos de escolaridade irá decorrer entre 15 e 24 de julho de 2026.


 

visitaestudojn

A terceira e última semana de trabalho colaborativo, cuja temática é “Da Comunicação à Biodiversidade" das cinco turmas (A,B,C,D e E) do oitavo ano, no presente ano letivo, iniciou-se na última sexta-feira (12 maio) com uma visita de estudo ao Jardim Botânico (“Galeria da Biodiversidade”) e às redações do Jornal de Notícias e da rádio TSF, na cidade do Porto.

O ambiente que se viveu antes da partida para a cidade invicta era de grande animação e entusiasmo por parte dos alunos, num dia que prometia ser de conhecimento e diversão.

A jornada foi dividida em duas partes, atendendo ao elevado número de alunos (mais de uma centena), tendo as turmas A,B e C se deslocado da parte da manhã à rua Gonçalo Cristovão para visitar o histórico Jornal de Notícias e a rádio TSF; enquanto as turmas D e F foram conhecer o Jardim Botânico, situado na rua do Campo Alegre.

O Jardim Botânico e o edifício ali existente pertencem à Universidade do Porto que o adquiriu à família da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, que ali passou grande parte da sua infância e juventude e onde se inspirou para várias das suas obras literárias.

Depois da visita ao exterior, conduzidos por uma guia que ia dando explicações sobre a biodiversidade botânica ali existente, os alunos dirigiram-se ao interior do edifício, “Galeria da Biodiversidade”, onde a visita continuou com uma dinâmica mais interativa.

No Jornal de Notícias, os jovens estudantes vestiram um colete de jornalista do JN e antes de visitar as duas redações, deslocaram-se ao auditório do jornal para um breafing sobre jornalismo e a dinâmica de uma redação. Seguiu-se a visita à redação, onde jornalistas, paginadores, fotógrafos, editores… trabalhavam afincadamente na edição impressa do dia seguintes e os jornalistas da edição online iam fazendo a atualização noticiosa no site.

Na hora do almoço, toda a comitiva se reencontrou no Parque da Cidade do Porto, para degustar o almoço em alegre convívio, findo o qual os grupos trocaram de destino.

A chegada à escola ocorreu ao final da tarde, os encarregados de educação esperavam os seus educandos, e estes, apesar do cansaço notório de uma longa jornada, mantinham ainda uma apreciável energia e boa disposição.

parcerias26V F