Certificado Selo Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência 2025

 selo originalbullying2025

A Comissão de Acompanhamento do Combate ao Bullying e ao Ciberbullying nas Escolas certifica que foi atribuído o Selo «Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência» ao/à “A.E. Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis”.
O agrupamento de escolas/escola não agrupada promoveu e implementou, no ano letivo 2024/2025, um Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying, assumindo práticas quotidianas de promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa, pautadas pelos princípios da não violência, da inclusão e da não discriminação.


 

teatro5ano

No passado dia 25 de março, os alunos do 5.º ano do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro tiveram a oportunidade de assistir à peça de teatro “O Príncipe Nabo”, uma atividade cultural promovida pela Escola, com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e pelo teatro.
A peça, "O Príncipe Nabo",  baseada na obra da escritora Ilse Losa, conta a história de uma princesa arrogante que despreza todos os pretendentes ao trono. Para lhe ensinar uma lição de humildade, o rei – seu pai – casa-a com um músico pobre, o que dá início a uma série de acontecimentos que vão transformar a forma como a jovem vê o mundo.

Os alunos mostraram-se muito entusiasmados e atentos durante a representação, que aliou humor, música e uma importante lição sobre respeito e empatia. A experiência foi enriquecedora, contribuindo para o desenvolvimento cultural dos estudantes e reforçando conteúdos abordados em sala de aula.

O projeto Educativo do Agrupamento prevê que os alunos, todos os anos,  possam vivenciar uma experiência teatral e, rentabilizando as excelente condições da Sala Polivalente da Escola Sede, assume "O Teatro vem à Escola" como atividade plurianual, convidando várias companhias de teatro para apresentar os seus projetos na Escola. 

Devemos salientar que proporcionar aos alunos a oportunidade de assistir a representações teatrais no espaço escolar promove o enriquecimento cultural e desenvolvimento pessoal. Mas, acima de tudo melhora a  da concentração e a capacidade de expressão. O teatro estimula a imaginação, promove a empatia e o pensamento crítico, e, no caso de textos dramáticos incluídos nas aprendizagens essenciais, facilita o conhecimento literário. 

parcerias