Semana da Tecnologia e da Ciência | 2025

SEMANA DA CINCIA E DA TECNOLOGIA2025

Alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro representam Portugal no Jubileu Mundial da Educação - La Scuola é vita, em Roma

logovita

romavita

O Agrupamento foi convidado pelo Ministério da Educação italiano (Unita’ di Missione com Stefania Altieri, Laura Virli e Pasqua Rubino)  e pela Direção do Liceo Fanti di Capria ( Alda Barbi e Maura Bergonzoni) para participar no JUBILEU da EDUCAÇÃO MUNDIAL que decorreu em Roma, entre 26 e 30 de outubro, com uma delegação constituída por dois alunos - Vasco Oliveira, 12.º Programador de Informática e Joana Brito,12.º F – Línguas e Humanidades - e um docente Edgar Borges.

O aluno Vasco Oliveira foi um dos alunos convidados a saudar as delegações representantes dos cinco continentes, na abertura oficial do evento.

 aberturaroma

Clicar na imagem para ver o vídeo

Durante 4 dias, Joana, Vasco e Edgar circularam e conviveram entre milhares de alunos e professores de todas as regiões de Itália  e dos cinco continentes, vivenciando uma experiência única em Roma e na Cidade do Vaticano, participando em diferentes oficinas temáticas de aprendizagem e de partilha para o desenvolvimento de respostas específicas e criativas aos atuais desafios na Educação. Todo o trabalho resultou na redação de uma carta coletiva ao Santo Padre Papa Leão XIV, na construção de um glossário de esperança e na produção de uma performance artística original.  

 

resumoroma

Clicar na imagem para ver o vídeo

Testemunhos dos alunos:

Ler mais...

Artes Visuais - Salvador Dali

1ciclodali

Os alunos do 2º ano, da Escola Básica de Outeiro, realizaram uma atividade de Artes Visuais tendo como referência a obra "A Persistência da Memória", do pintor Salvador Dalí. A partir da observação e análise do quadro, os alunos refletiram sobre a forma como o tempo é representado, fazendo assim a articulação com os conteúdos de Matemática, nomeadamente o estudo das horas. De seguida, o desafio foi produzir composições inspiradas na ideia de “relógios derretidos”, experimentando distorções de forma e cor.
Uma turma criou um relógio articulado, com a técnica de pintura com materiais riscadores como lápis de cor, de cera e marcadores, e a outra turma utilizou a técnica de modelação, criando pequenos relógios em pasta de modelar, explorando dimensões, texturas e possibilidades de deformação do objeto.
A proposta permitiu que os alunos desenvolvessem a criatividade, a interpretação visual e o sentido estético, ao mesmo tempo que consolidaram o conhecimento matemático relacionado com as horas. A atividade favoreceu ainda a interdisciplinaridade, a expressão individual e a apreciação da Arte enquanto forma de representar o mundo de maneira imaginativa.

teatro5ano

No passado dia 25 de março, os alunos do 5.º ano do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro tiveram a oportunidade de assistir à peça de teatro “O Príncipe Nabo”, uma atividade cultural promovida pela Escola, com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e pelo teatro.
A peça, "O Príncipe Nabo",  baseada na obra da escritora Ilse Losa, conta a história de uma princesa arrogante que despreza todos os pretendentes ao trono. Para lhe ensinar uma lição de humildade, o rei – seu pai – casa-a com um músico pobre, o que dá início a uma série de acontecimentos que vão transformar a forma como a jovem vê o mundo.

Os alunos mostraram-se muito entusiasmados e atentos durante a representação, que aliou humor, música e uma importante lição sobre respeito e empatia. A experiência foi enriquecedora, contribuindo para o desenvolvimento cultural dos estudantes e reforçando conteúdos abordados em sala de aula.

O projeto Educativo do Agrupamento prevê que os alunos, todos os anos,  possam vivenciar uma experiência teatral e, rentabilizando as excelente condições da Sala Polivalente da Escola Sede, assume "O Teatro vem à Escola" como atividade plurianual, convidando várias companhias de teatro para apresentar os seus projetos na Escola. 

Devemos salientar que proporcionar aos alunos a oportunidade de assistir a representações teatrais no espaço escolar promove o enriquecimento cultural e desenvolvimento pessoal. Mas, acima de tudo melhora a  da concentração e a capacidade de expressão. O teatro estimula a imaginação, promove a empatia e o pensamento crítico, e, no caso de textos dramáticos incluídos nas aprendizagens essenciais, facilita o conhecimento literário. 

parcerias