INFORMAÇÃO - EXAME DE GEOGRAFIA A (719)

Informamos alunos e encarregados de educação da seguinte comunicação do JNE: 

 

Foi identificado um erro de parametrização na matriz de classificação dos itens 1.3 e 4.3 da versão 2 da prova de Exame Nacional de Geografia (719).

Após a deteção da situação, foi efetuada a respetiva análise e correção, tendo sido revista a classificação das provas dos alunos abrangidos, de acordo com a parametrização correta dos referidos itens.

De forma a garantir a equidade entre todos os alunos e o rigor do processo de avaliação, serão enviadas hoje às escolas novas pautas relativas à prova de Geografia (719).

A inscrição para a 2ª fase do exame final nacional de Geografia, que tem lugar no dia 24/07 pode ser realizada até ao final do dia 21/07, terça-feira.

As novas pautas já se encontram afixadas na Escola. 


 

INFORMAÇÃO - EXAMES NACIONAIS COM ERROS DE DIGITALIZAÇÂO

Solicito a atenção dos alunos e dos encarregados de educação para o seguinte esclarecimento:  

Tendo sido detetadas desconformidades em digitalizações de exames nacionais do ensino secundário, foi adotado um procedimento específico para a correção das mesmas, através da plataforma criada para o envio aos alunos e encarregados de educação das provas digitalizadas.

Assim, no caso de um aluno, se maior, ou o encarregado de educação verificar que a digitalização da prova que lhe foi enviada não corresponde à prova de exame realizada, na totalidade ou em parte, deverá requerer, junto dos serviços de administração escolar da escola onde foram afixados os resultados, a correção da informação em falta no ficheiro disponibilizado, nos dois dias úteis seguintes à receção das cópias da prova.

A escola deve aceder à plataforma de disponibilização das provas em formato digital, localizar a prova e clicar no botão "Erro de digitalização", o que permite reportar um problema de digitalização da prova.

O Júri Nacional de Exames (JNE) recebe a informação do erro de digitalização, verifica a sua existência e procede à sua correção. Depois de corrigida, a escola é informada via Agrupamento do JNE.

Após a receção do ficheiro corrigido (prova reconstruída), o aluno, se maior, ou o encarregado de educação dispõe dos dois dias úteis seguintes para, se assim o entender, solicitar a reapreciação da prova.

O Presidente do Júri Nacional de Exames,

Rui Pires


 

Modelos JNE números 10, 12, 12-A, para utilização por parte dos alunos/encarregados de educação | Processo de Reapreciação | Exames Nacionais

Encontram-se disponíveis, em formato digital, para preenchimento em computador, os modelos 10, 12, 12-A do JNE:

Modelo 10 - Requerimento para retificação das cotações

Modelo 12 - Requerimento para reapreciação de prova

Modelo 12A - Alegação justificativa de reapreciação de prova

Os modelos devem ser enviados para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou entregues presencialmente nos serviços administrativos até às 17h00 do dia 22 de julho.

Relembramos que os pedidos de reapreciação têm um custo de 25 euros (por exame), pelo que devem ter este montante no cartão.

20 de julho de 2026

A Diretora

matias26.png

O aluno Matias Silva, que anda no 4.º ano na Escola do Outeiro, escreveu um livro chamado "A poluição e os cientistas", com a ajuda dos seus pais.

Como tudo começou?

O Matias adora escrever! A grande inspiração para este livro surgiu depois de ele ter ganho o 1.º lugar num concurso de escrita chamado "Ferreira de Castro, na minha máquina do tempo", organizado pela Biblioteca Municipal.

Toda a Escola do Outeiro e o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro estão muito felizes e orgulhosos do Matias.

A apresentação do livro aconteceu no dia 24 de junho, na Biblioteca Escolar da EB de Outeiro, e contou com a presença da Sra. Diretora do Agrupamento, Professora Elisabete Tavares e a Coordenadora da Biblioteca Municipal, Dra. Ana Borralho. A sessão foi moderada pela professora bibliotecária Paula Duarte que organizou o evento em articulação com a professora bibliotecária do Agrupamento, Ana Xará.

O Matias partilhou com todas as turmas da escola a sua motivação para a escrita, falou um pouco de si e do seu livro que, adiantou, é o primeiro de mais dois que já estão em fase final.

Esperamos que o Matias seja um exemplo a seguir por mais crianças e adolescentes porque a escrita é a forma mais bonita de dar asas à imaginação, partilhar ideias e mostrar ao mundo que a voz dos mais novos tem o poder de fazer a diferença!

Parabéns, Matias!

parcerias26V F